O que você quer aprender?

Ir

Day Trade é para você? O que fazer se a resposta for não

Muitos querem partir para o day trade, e acham que essa é a única escolha possível. Mas é importante lembrar que não estamos no mercado para termos uma ocupação. Estamos aqui para fazer dinheiro.

Day Trade Fev 03, 2021

Eu quero ser day trader! Mas será que é para mim?

Antes mesmo de falarmos sobre capacidades e controles emocionais, é necessário ver se reunimos as condições mínimas necessárias para abraçar a profissão de day trader.

A começar pelo dinheiro. Sim, para ganhar dinheiro com day trade você precisa de... dinheiro.

Você vai precisar de dinheiro para operar Day Trade

Para ilustrar este ponto, vamos buscar um exemplo de fácil compreensão. Digamos que seu amigo queira montar uma padaria. Mas ele tem pouco dinheiro, o suficiente para comprar 10 Kg de farinha, alguns ovos e para fazer os pães, ele vai utilizar o forno que ele já tem em casa.

Quantos pães ele será capaz de fazer nessas condições?

Agora imagine um outro padeiro que tem um pouco mais de dinheiro e, com ele, consegue comprar um grande forno industrial, comprar algumas toneladas de farinha, e que conta com alguns funcionários para fazer os pães e outros para vender.

Quantos pães ele será capaz de fazer nessas condições mais favoráveis?

Fica fácil de perceber que o segundo padeiro conseguirá fazer mais dinheiro. E por quê? Porque ele tem maior capacidade financeira de operar numa proporção maiore, com isso, ter uma renda maior.

Todos os dias eu vejo pessoas entrando no mercado com pouco dinheiro e acreditando que com isso vai construir sua riqueza. Para ser bastante honesto, as chances de isso dar certo serão mínimas.

Estamos no mundo do dinheiro e a matéria prima desse negócio é dinheiro. Portanto, a primeira coisa que você deve ter para dar certo no day trade é grana. Quanto mais, melhor porque esse dinheiro vai te dar fôlego enquanto você passa pela fase de aprendizagem.

Você também vai precisar de tempo para ser Day Trader

Acredite em mim, se você tiver um emprego formal, com horário fixo, você não terá sucesso como day trader por uma razão muito simples: o mercado não vai esperar a sua hora de almoço ou seu momento de folga para fazer o movimento que o  seu setup precisa. Você terá que estar de olho no mercado – às vezes o dia todo - até os planetas se alinharem e o mercado armar o seu setup.

Você vai ralar muito, principalmente no começo.

Esqueça aquela ideia de fazer uma operação logo de manhã e passar o resto do dia na piscina ou dando um rolê no shopping. Aliás, isto é tudo o que você não vai conseguir no day trade (embora eventualmente isso possa acontecer de maneira pontual).

A grande realidade é que para ser day trader você terá que abrir mão de convivência familiar, passeios, finais de semana, feriados e gastos supérfluos. A vida de um day trader nas fases iniciais é uma completa ralação dia e noite, finais de semana inclusive.

E o day trader já consistente? Então, sinto dizer que a ralação continua. Talvez nem tanto quanto nas fases iniciais, mas você pensará em mercado o dia todo, finais de semana inclusive. Ficará estudando suas operações até tarde, fazendo replay para entender o que você não viu quando tomou aquele Loss.

Além disso, depois que atingir a consistência, você perceberá que não é legal viver no stress do day trade para sempre. Então você entrará em uma nova fase de estudos sobre investimentos de longo prazo, análise fundamentalista, gestão de portfólio e coisas do tipo.

Controle emocional e disciplina são chaves nesta modalidade

Bem, a disciplina já é, por si só, uma parte do controle emocional. Mas vamos encarar os fatos: o controle emocional não é algo que se obtém em 3 semanas.

Existem pessoas que vivem 90 anos e não são capazes de colocar rédeas em suas emoções.

Então, se você não for alguém disciplinado em sua vida cotidiana, terá dificuldades em comportar-se no trading. É verdade que o trading ajudará você a ganhar disciplina, mas isso poderá levar meses e até mesmo anos para dar resultado.

Se quiser encurtar um pouco o caminho, recomendo o nosso Curso de Psicologia para Traders 100% gratuito.

Como operar sem fazer Day Trade?

Em primeiro lugar, não pense que o day trade é a sua bala de prata. A beleza do mercado financeiro é que tem espaço para todo mundo, até mesmo para quem não quer ter trabalho algum.

Existem inúmeras possibilidades. Algumas de prazo mais longo como o Buy & Hold, outras de prazo mais curto como o swing trade, com operações que levam de 2 a 10 dias para serem concluídas. Vamos ver algumas abaixo:

Buy & Hold

Aqui você terá pouquíssimo trabalho. O Holder é o investidor clássico por excelência. Ele investe comprando participações societárias em empresas reais, sejam elas listadas em bolsa ou não.

E como ele não estará lá no dia-a-dia do negócio, colocando a mão na massa, ele basicamente irá escolher empresas que tenham equipes altamente competentes e acompanhará de perto seu desempenho para ter certeza de que a empresa se manterá lucrativa nos mercados onde atua.

E o trabalho do investidor (sim, aqui o foco é investir de verdade, com pouquíssimas operações de trade) é saber escolher as empresas. Para isso terá que estudar o básico de análise fundamentalista, um pouco de macroeconomia e acompanhar os fatos relevantes das empresas e as opiniões de bons analistas.

Acredite, este é o jeito mais tranquilo de se ficar rico. O problema é que demora pelo menos uma década para você ver resultados que impressionem.

Position Trade

O Position Trading é o estilo operacional que mais se aproxima daquela conhecida ideia de se trabalhar pouco e ir para a piscina. Ele é feito com operações bastante longas, que duram muitos meses, passando às vezes de um ano. Nessa modalidade analisa-se o gráfico mensal e opera-se no gráfico semanal.

A vantagem desse estilo operacional é que os acertos são maiores e os ganhos podem ser muito grandes. Dependendo do capital que se tem disponível, dá para fazer 2 ou 3 operações no mês e tirar dinheiro suficiente para você viver o ano todo “sem precisar trabalhar”.

Experimente entrar agora em um gráfico mensal ou semanal, e veja os ganhos que se pode alcançar operando uma perna de tendência após um pivot. Se você tiver uma quantidade de capital na casa dos 6 dígitos, conseguirá tirar muito dinheiro do mercado realizando pouquíssimas operações.

Esta modalidade de trading é, entre todas, aquela que oferece as maiores possibilidades de se ter qualidade de vida.

Swing Trade

O swing trader é também um trader, só que ao invés de operar no gráfico de 5 minutos, ele opera no gráfico semanal, mensal, diário – prazos mais longos.

A análise é a mesma – só muda o tempo gráfico.

O grande entrave desse tipo de operação é que, se você decidir operar Ações, não haverá alavancagem. A menos que utilize contratos a termo para trabalhar com mais dinheiro do que você tem, normalmente os Swing Traders operam o próprio capital.

Por exemplo, se quero comprar 1.000 Ações de um papel cuja cotação é R$ 20,00 então eu terei que ter R$ 20.000,00 em conta para comprar o papel. Ou seja, em geral, você vai precisar ter 100% do capital disponível para fazer a operação.

O Swing Trade pode ser dividido em operações longas e operações curtas. Nas operações longas, analisa-se o gráfico semanal e opera-se no gráfico diário, e os trades podem durar de 1 ou 2 semanas até mais ou menos 1 ou 2 meses. Não há, de fato, uma regra para isto.

Já o Swing Trade mais curto é operado nos gráficos de 60 ou 240 minutos e diário.  Os ganhos serão obviamente menores, mas as operações serão mais rápidas, gerando menos ansiedade. A contrapartida é que essas operações mais curtas serão mais frequentes e gerarão mais corretagens e emolumentos.

Mas eu não tenho tanto dinheiro. O que eu faço então?

Calma que o mundo não acabou. Se você não tem dinheiro e já viu que o day trading não dá para você, há uma solução e, acredite, uma das melhores.

Estamos falando do mercado de Opções. Não, não são as famigeradas opções binárias, que são uma espécie de cassino moderno).

As Opções de Bolsa são um dos maiores mercados do mundo e apresentam uma vantagem que nem o day trade oferece: a possibilidade de começar com pouquíssimo dinheiro. E se você souber trabalhar a gestão do seu capital, poderá fazer um lucro excepcional em cima do dinheiro que você tem.

Outra vantagem é que você opera basicamente uma vez por mês, o que te dá uma tranquilidade gigantesca para escolher a operação perfeita, aquela que trará maiores chances para você.

Há, evidentemente, algumas desvantagens e a maior delas é que as Opções tem uma curva de aprendizado bem mais lenta.

Em primeiro lugar porque você vai ter que mandar muito bem na análise técnica. Deverá ser capaz de interpretar os gráficos e acertar sua direção.

Fora toda essa prática, você terá também que estudar Opções que, honestamente, não é algo de tão fácil de aprender.

Não dá para sair do zero e já começar nas Opções. Você terá que conhecer análise técnica ou análise gráfica, ter uns bons meses de experiência analisando gráficos e, só depois dessa experiência, terá condições de lidar com as Opções (também temos um curso gratuito sobre o assunto).

Além disso, entender os mecanismos das Opções, conhecer conceitos de Black and Scholes (pensa num troço complicado), saber qual a melhor combinação de Opções para seus objetivos financeiros, entender de volatilidade intrínseca, IV Rank e outros nomes complicados, tudo isso tomará de você pelo menos um ano de prática até se sentir confortável.

Mas posso assegurar a você: as Opções são o modo mais legal e divertido de se ganhar dinheiro. Elas permitem que você crie, que você invente novas formas de ganhar dinheiro. Há inclusive estruturas em que você não precisa sequer colocar dinheiro – você monta a operação e já recebe na hora (mas claro, que se a operação for contra, você tem que devolver o que ganhou – igual a uma seguradora que é obrigada a pagar pelo seu carro se você bater).

Concluindo: day trade é muito bom, mas existe um monte de outras oportunidades

A conclusão disso tudo é que existe um mundo inteiro além do day trade, e este mundo é para todos os bolsos, todos os perfis, todas as idades e todas as mentes. Se você não se enquadra, escolha outra modalidade e vá ser feliz.

Nessa hora você já deve estar olhando para o day trade de outro modo e aquela frase citada no início (você não está aqui para ter uma ocupação, mas para ganhar dinheiro) fará muito sentido. E é exatamente isso.

O mercado oferece tantas possibilidades para se ganhar dinheiro que é praticamente impossível não encontrar alguma modalidade que sirva para você neste mundo. Mas todas elas têm algo em comum: o estudo. Não há ganhos sem dedicação e esforço.

E a melhor maneira de estudar é aprender com quem já trilhou todos esses caminhos, já cometeu todos esses erros e poderá ensinar à você o caminho ideal a ser percorrido.

Espero que as coisas tenham começado a ficar mais claras. O Portal do Trader tem um Curso Completo e Gratuito sobre Day Trade, que você deveria fazer na íntegra para ver se esse será o seu caminho no mercado. Se tiver interessado em outras frentes, recomendo navegar pela área Aprenda do site,

Bons trades e até o próximo post!


Imagem do autor - Eduardo Becker

quero aprender agora

Categorias

Eduardo Becker

Físico de formação e trader desde 2005, atuando principalmente com Price Action. É professor da B3 e da FECAP.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Aumente em até 10x suas chances no day trade

QUERO COMEÇAR O TNT 2.0

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.