Quais as Melhores Táticas de Tape Reading para Mini Índice?

A tática mais adequada com certeza é aquela que você, trader, identificou-se e obteve mais resultados. Portanto, iremos falar agora sobre leitura de fluxo, atualmente mais conhecida como Tape Reading; pois bem, iremos desvendar o mistério para conseguir fazer uma leitura correta e adequada sobre o mercado. Aposto que você deve estar curioso para saber como obter sucesso na leitura, não é mesmo?

Vamos partir bem do início; como saber de qual lado do book de ofertas está o comprador e de qual está o vendedor, o que significa "bater" e "tomar", "raspar", "agredir", "absorver" uma agressão, lote escondido, formador de preço, entre muitos outros.

O book é muito importante, principalmente os filtrados, que são funcionalidades extremamente relevantes para facilitar nossa leitura do mercado. Conhecendo seu ativo, saberá quantos lotes são relevantes para mexer com o preço. Com a opção do filtro de lotes, podemos criar um book para ver realmente os lotes que julgamos relevantes. Também temos a opção "destaque de lotes", que é essencial para que não percamos de vista um lote importante ou, até mesmo, quando estamos com um book agregado, saberemos que, dentro da fila de preço, existe um player apregoando uma quantidade relevante.

Sabendo essas informações, podemos começar a montar nosso layout, famoso "menos é mais". Muitos traders iniciantes acham que, para fazer uma correta leitura de fluxo, iremos precisar de 6 telas, 4 times and trades, 9 books e por aí vai. Agora uma boa pergunta, já parou para pensar que, para usar tape Reading, você precisa de fluxo? Volume? Número de contratos expressivos? Exato, existem alguns horários em que o mercado tem mais liquidez e iremos precisar dela para conseguir fazer uma boa leitura, sem players e volume não se faz leitura.

Pode-se aplicar o tape Reading em qualquer ativo? Sim, um ativo que tenha liquidez é possível. Basta conhecer muito bem o ativo, saber a frequência média de oscilação em um curto e longo espaço de tempo, para ser mais claro, você precisa conhecer todas as "particularidades" dele. Uma dica interessante é pensar com a cabeça do formador de preço, identificar como ele irá atuar no mercado em certos níveis de preço. Ele é o player mais importante para conseguir fazer uma leitura de fluxo correta nos mostrando uma direção do mercado e, geralmente, em um curto espaço de tempo.