Aspectos Mentais - Você age como quer, mas reage como é!

Eis o aspecto que, se você entende e domina, irá se tornar um trader com ganhos consistentes. Os aspectos mentais têm impacto mais relevante nos aspectos financeiros ao longo do tempo (seja curto, médio ou longo) do que qualquer técnica aplicada; afinal, é a partir do que sentimos que tomamos nossas atitudes. O Mercado Financeiro tem relação direta com as emoções humanas. Dentro desse tema, vamos considerar os 3M: Método, Manejo de Risco e Mente.

Método: existem vários, mas é preciso entender que nenhum funcionará para sempre. O Mercado é um "organismo vivo" e sofre alterações o tempo todo. As conclusões das análises podem ser diferentes, dependendo do ponto de vista de quem as faz; portanto, ela é subjetiva – onde alguém encontra motivo ou oportunidade para comprar, outra pessoa pode encontrar para vender. Isso é ótimo, pois fomenta a liquidez.

Manejo de Risco: conhecer a "profundidade do bolso" e, de acordo com isso, saber definir quanto vai colocar em risco (definir stop loss), e respeitar o que se define, para que se evite grandes prejuízos. Aqui, cabe a máxima: "o stop loss fere o ego, mas preserva o bolso". Trader sem dinheiro é piloto sem combustível para sua máquina.

Mente: os dois "M" citados colocam a mente à prova, mas é este M que definirá a perfeita (ou imperfeita) execução do método e manejo de risco. É o que separa o sucesso do fracasso. Envolve auto responsabilidade pelas suas decisões, inteligência e domínio das emoções. Deve ser praticado com disciplina até que se torne um hábito.

A mente é suscetível a armadilhas externas, como opiniões de colegas, amigos, grupos, entre outros, e ativa elementos internos, que são os mais difíceis de se lidar, como: medo, raiva, excesso de coragem, vício, impulsividade, etc.

Em um primeiro momento, para os iniciantes, pode ser importante participar de grupos até que suas análises fiquem independentes. Mas é preciso aplicar filtros no que se lê e ouve, e sempre se responsabilizar pelos seus trades. É importante também entender que, muitas vezes, "não operar é a melhor operação". As melhores análises são feitas quando não se está posicionado, pois evita-se a tendência a procurar motivos para endossar uma posição, ainda que esteja sendo perdedora na ocasião.

Para se obter consistência no sucesso, é preciso ser disciplinado(a), ter paciência, flexibilidade nas opiniões, considerar as possibilidades e dominar o ego (ser humilde).

Lidar com perdas é extremamente difícil e desafiador. Nesses momentos, é preciso parar, refletir, estudar e identificar a falha. Lembre-se de se perguntar o que você busca no Mercado Financeiro e, se sente que está "patinando", procure entender e identificar o que está impedindo o seu progresso. Muitas vezes, o motivo não vem de um stop loss, mas de algum outro aspecto da vida que não esteja muito bem e reflete no seu emocional, que, por sua vez, impacta nas suas operações. Portanto, não opere se estiver se sentindo mental/emocionalmente abalado(a) por qualquer motivo. Fazer exercícios de respiração, meditação ou outras técnicas de relaxamento pode auxiliar bastante.

Por outro lado, começar ganhando dinheiro pode ser uma armadilha, já que passa a falsa impressão de que as coisas são "mais fáceis do que se imaginava". Mantenha "os pés no chão", e não se sinta o "rei/rainha da cocada", pois o excesso de confiança alimenta a ganância, que pode levar a assumir riscos maiores, que consequentemente poderão levar a perdas maiores do que as que sua mente e seu bolso podem suportar. Entenda que o risco é inerente e que sua gestão definirá seu saldo financeiro no final do mês. Isso está diretamente ligado à sua disciplina em lidar com seu comportamento diante de seus pensamentos e sentimentos decorrentes das situações que o mercado oferece.

Tenha todos esses pontos em consideração para não fazer parte da triste estatística realizada junto às corretoras e a Bolsa, que aponta que 95% dos que tentam se tornar traders não conseguem. Reflexo nítido da falta de preparo e da crença de que Mercado Financeiro é lugar para ganhar "dinheiro fácil". Esses saem frustrados, "quebrados" e culpam o Mercado.

Você age como quer e reage como é. Consistência e permanência no Mercado dependem única e exclusivamente das suas reações diante da necessidade de tomada de decisão. Se Método, Manejo de risco e Mente não estiverem alinhados, é preciso parar, estudar e readaptar seu operacional. Pratique a disciplina até que vire um hábito, consequentemente virão o sucesso e a consistência.