Próximos Passos para me tornar um Trader

Parabéns, você acaba de completar mais uma etapa importante rumo à consistência nas suas operações em bolsa de valores!

Espero que a essa altura já esteja claro para você quais são os ativos mais adequados para o seu perfil e contexto atual. Criamos esse curso justamente para ajudar as pessoas a operarem os ativos e o mercado com maior potencial de retorno de acordo com seus objetivos e características pessoais. Contudo, é importante reconhecer que ainda há muito trabalho a ser feito, pois não basta saber apenas qual é o mercado mais adequado se você ainda não domina os conhecimentos básicos sobre ele, assim como as técnicas necessárias. Por isso, agora que estabelecemos uma direção, seus próximos passos serão dedicados a ampliar seu conhecimento técnico, estabelecer um trading plan e colocar tudo o que aprendeu em prática, para adquirir experiência.

Se ainda se sente perdido, não se preocupe, é comum termos dúvidas sempre que nos deparamos com uma nova frente de conhecimentos. Nesse caso, proponho um exercício muito simples para ajudar a definir seus próximos passos: farei três perguntas básicas e tudo que você precisa fazer é pensar nas respostas. Vamos lá?

- Primeiro, vamos focar naqueles pontos em que você tem mais valor agregado com o menor esforço possível. Quais são os maiores gaps de conhecimento que você possui e quais deles podem provocar mudanças mais expressivas no seu operacional se forem preenchidos?

- O segundo ponto é definir como buscar as respostas certas. Onde você pode procurar um bom conhecimento técnico para ampliar seu repertório tático e ganhar profundidade nos pontos em que já possui alguma base?

- O terceiro ponto visa a colocar seus objetivos em prática. Então, como você pode ordenar um passo a passo com metas e prazos claros e que envolva atividades práticas que promovam o desenvolvimento de suas habilidades operacionais?

Essas três perguntas, uma vez respondidas, podem colocá-lo em outro patamar de conhecimento e isso é o que realmente faz toda a diferença. Lembre-se que, se alguém consegue gerar resultados (em qualquer área), é porque domina algo que você não sabe (ainda). Portanto, seu trabalho consiste basicamente em preencher esse gap de conhecimento.

Após anos trabalhando com a formação de traders, hoje temos muito claro que uma pessoa só consegue ser consistente quando adquire uma determinada quantidade de conhecimento teórico e prático. Por isso, hoje, dentro do Programa TNT do Portal, conduzimos os alunos através de um programa completo de formação com duração de alguns meses. Não estou falando de um final de semana ou alguns dias. Se você quer realmente assumir o compromisso de se tornar um bom trader, vai precisar se desenvolver por alguns meses. Nesse processo, percebemos que quatro pontos específicos fizeram toda a diferença para nossos alunos e faço questão de dividi-los com você.

O primeiro ponto são as demonstrações práticas e ao vivo, porque uma coisa é estudar as teorias por trás das operações e outra é aplicá-las na prática. Tenha certeza que essas demonstrações práticas e diárias podem contribuir para a fixação definitiva das táticas aplicadas em cada tipo de operação.

O segundo ponto é o repertório de técnicas. Se os profissionais de construção civil usam múltiplas ferramentas para construir um prédio, se um chefe de cozinha emprega inúmeros utensílios e técnicas para preparar uma receita e se um time de futebol usa diversas táticas para vencer uma partida, o que o faz pensar que um trader não deveria se munir de várias técnicas? Você concorda que um trader que domina mais de uma tática possui mais versatilidade para lidar com um mercado extremamente dinâmico como é a Bolsa de valores?

O terceiro ponto são os aspectos mentais. O mercado é complexo e envolve uma boa dose de características pessoais. Isso requer muitas técnicas de autoconhecimento, mapeamento e modelagem comportamental, afinal todos nós passamos por altos e baixos no mercado. Sendo assim, não acha essencial para a sua sobrevivência no mercado dominar ferramentas para refinar a sua disciplina e motivação ao longo de toda a sua jornada de operações?

O quarto e último ponto é Trading Plan. Um planejamento. É fundamental ter um mapa com algumas missões muito bem estabelecidas, com etapas que o guiem em um processo de evolução! Aliás, indo além, não seria importante ter uma planilha que definisse sua meta financeira, o seu limite de perdas, a quantidade de lotes a ser operado e até a margem financeira necessária para se operar no day trade?

Esses quatro pilares sustentam o desenvolvimento de nossos alunos no Programa TNT e justificam por que, ao longo dos anos, temos formados muitos traders e profissionais nesse mercado. Espero que toda essa informação seja muito útil para você e, caso decida se tornar um TNT, será muito bem-vindo ao time!