Mini Índice Bovespa Futuro: Gerenciamento de Risco

ATENÇÃO: caso você ainda não esteja familiarizado com minicontratos, no final deste texto, deixamos um link para o Curso Gratuito de Minicontratos do Portal do Trader.

Os minicontratos de índice, como você já sabe, são a porta de entrada para a maioria das pessoas no day trading. Embora eles apresentem vantagens inquestionáveis sobre os demais ativos, sejam derivativos ou Ações, os riscos não deixam de ser menores.

Isso acontece porque a maioria dos aspirantes a trader, ao constatar que as perdas potenciais são baixas em termos financeiros, acaba alavancando-se em demasia, o que pode trazer sérios prejuízos e, em alguns casos, retirar prematuramente do mercado aqueles traders mais afoitos.

O fato de os contratos de mini-índice serem mais baratos não elimina a necessidade de se manter um controle absolutamente rigoroso sobre o risco tomado nas operações.

Um dos pilares da consistência no trading, o adequado gerenciamento de risco, é o que sustentará você no mercado e preservará seu capital durante a fase de aprendizagem.

O problema é que a maioria das pessoas tem pressa – quer ganhar dinheiro regularmente o quanto antes, sem dar o tempo necessário para o amadurecimento profissional.

Por isso, é fundamental adotar regras restritas de empenho de capital por operação realizada. Além disso, determinar limites máximos de Loss diário, semanal e mensal e, principalmente, ser capaz de parar quando atingir os limites estabelecidos farão uma diferença brutal em sua sobrevivência.

Essa delimitação garantirá a sua sobrevivência no mercado na fase de aprendizado.

Mas não pense que esse controle rigoroso será feito somente durante as fases iniciais. Todos os traders, por mais experientes que sejam, por mais tempo de mercado que possuam e por maior capital que operem, têm, indistintamente, a disciplina de limitar suas perdas e maximizar seus ganhos.

Além dos controles mais óbvios para gerenciar o risco, a técnica operacional poderá ser sua grande aliada. Entrar sempre a favor da tendência aumentará suas chances de bons resultados. Entrar em operações de alta probabilidade de ganho também aumentará suas chances.

Como o trading é uma atividade essencialmente dependente de estatística e probabilidade, quanto mais você se mantiver em linha com as operações mais prováveis, maiores serão suas chances de bons resultados, o que, com o tempo, fará sua conta crescer em termos financeiros.

Por essas razões, estudo e prática constantes, além da estrita vigilância sobre o controle de risco, são a chaves para você adquirir consistência no trade.

Saiba mais

Se você ainda não conhece os minicontratos futuros, acesse o Curso Gratuito de Mini Contratos do Portal do Trader e aprenda a utilizá-os para obter lucro no mercado.

Acesse: https://portaldotrader.com.br/aprenda/comece-a-operar-mini-contratos-futuros-curso-gratuito