Ajuste Mental para operar Agrícolas na BM&F
Em outros textos e vídeos, já comentamos sobre a importância dos aspectos mentais, independentemente da área de atuação. Não custa, porém, reforçar a importância desse tema, já que, especificamente em commodities, vale destacar algumas peculiaridades.
Tudo começa com a mente. Você opera baseado no que você pensa e, no decorrer da operação, é comum se deixar levar pelo que sente, em vez de seguir o plano. Percebemos então que nossa maior armadilha é nos deixarmos ser controlados pelo pensamento e sentimento, e não seguirmos à risca o Plano de Ação que foi traçado.
O mercado é um conjunto de emoções humanas e, para que alcancemos consistência e resistência psicológica diante das situações de mercado, é preciso a prática da disciplina que educará seu comportamento, embora seu sentimento possa não estar 100% isento.
A disciplina é uma tarefa que deve ser cumprida a tal ponto que deixe de ter esse papel de "tarefa" e passe a ser um hábito. Algo natural, que não envolva esforço.
Dito isso, vamos abordar as peculiaridades dos aspectos mentais para operações em Commodities Agrícolas na Bolsa brasileira.
- Milho (CCM) é cotado em reais e tem correlação positiva com o dólar (tende a se movimentar na mesma direção).
- Boi Gordo (BGI) é cotado em reais e tem correlação positiva com o dólar.
- Soja é cotada em dólar e existem 2 contratos: para mercado interno (SFI) e contrato espelho com a Bolsa de Chicago (SJC).
- Café é cotado em dólar e tem correlação negativa com a moeda (tende a se movimentar na direção oposta).
A tabela a seguir mostra o valor da variação mínima de cada contrato. Os contratos cotados em dólares são ajustados na conta em reais, pelo preço de ajuste do dólar BM&F, seguindo as regras determinadas pela Bolsa. Isso significa que você opera uma ativo em dólar e seu resultado é convertido em reais, em D+1.
Percebemos que assumir um risco em Milho é diferente assumir um risco em Café, por exemplo, dada sua diferença de especificações técnicas. Além disso, as características nos fundamentos das commodities agrícolas também são diferenciadas no tempo. As épocas de safra e entressafra são distintas para cada commodity; portanto, a sazonalidade de alta e baixa acontecem em épocas diferentes entre elas. Assim como outros ativos, as commodities agrícolas também sofrem influência de fatos relevantes, especialmente os relacionados a relatórios de oferta, demanda e estimativas de safra, e podem apresentar alta volatilidade nesses momentos.
Os especialistas do Portal do Trader desenvolveram a solução completa para a nova geração de traders, capaz de aumentar em 10x as suas chances de sucesso no trading, em muito menos tempo. Ative hoje o seu TNT 2.0
Publicação: 08/03/2019 22:30
Atualização: 01/06/2021 20:52