Táticas mais adequadas de Análise Técnica para Mini Dólar

Táticas são conjuntos de ações para se chegar a determinado objetivo. Assim como na prática de esportes, a determinação de regras e condições para tomadas de decisões tem influência direta na evolução e no desempenho do trader. A alta performance é alcançada com muito treino e disciplina durante o processo de aprendizagem. Fazer uma análise mais cuidadosa das situações que o mercado impõe e considerar sempre suas possíveis variações aumenta o "tato" do trader e, com essa sensibilidade, as chances de acerto nas operações aumentam.

Uma análise apresenta resultado eficiente quando se combinam conhecimento técnico e sua aplicação adequada. É preciso observar os padrões recentes de comportamento dos preços e buscar maneiras de se aproveitar esses movimentos, sem perder a sensibilidade, para perceber o momento em que o padrão está mudando novamente. É nesses momentos de mudança de padrão que as perdas começam a acontecer – o trader opera um modelo que já não serve mais. A armadilha está em achar que o mercado vai se readaptar ao seu estilo operacional.

É importante fazer os estudos em diferentes períodos gráficos, para que se tenha uma visão macrotendencial e, dentro desta, as visões micro. Dessa forma, você pode traçar diferentes cenários (alta, baixa e lateral), definindo possibilidades de atuação de acordo com as informações que o mercado dá. É claro, mas não custa reforçar que ninguém tem bola de cristal para saber com certeza o que vai acontecer, nem mesmo dentro das (únicas) três possibilidade de direção, nada garante que alguma delas acontecerá exatamente conforme suas expectativas, mas traçá-las pode ajudar – e muito – na velocidade e assertividade das tomadas de decisão.

Procure ou desenvolva um método (um processo organizado) de uso de indicadores e/ou padrões. A Análise Técnica traz uma infinidade de informações aplicáveis (indicadores de volatilidade, rastreadores de tendência, volume, médias móveis, força relativa, padrões de candles, padrões de figuras, aplicação de Fibonacci em retrações e extensões, suportes e resistências, pivôs, canais, entre muitos outros), e você poderá fazer seus estudos através de backtestings e observar seus resultados estatísticos. Se você ainda está iniciando seus estudos, observe sua agilidade em executar as operações, já que o timing fará toda a diferença no resultado.

Não se esqueça que suas táticas devem estar alinhadas com o seu perfil de risco. Um scalper-trader de dólar pode ser tão feliz buscando operações diárias de um a três ticks por operação, quanto um day-trader com perfil de operações mais longas (tanto no tempo quanto no objetivo e stop). O que vai fazer diferença é seu controle emocional dentro da operação. Desconfortos são gerados quando não se opera de forma adequada ao próprio estilo, e do desconforto vêm as "dedadas erradas", que resultam em perdas que podem ser desanimadoras. O domínio da habilidade vem com a prática continuada e, conforme você evolui nas análises e interpretação das situações com as diferentes informações que o mercado dá, e na velocidade de tomada de decisões e execução, sua performance será cada vez mais alta.