Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Esqueceu sua senha? Clique aqui!

Ou então, entre com suas redes sociais

  Entrar com Facebook

  Entrar com Google

Ainda não possui uma conta?

Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Cadastre-se agora e tenha acesso a todo o nosso conteúdo gratuitamente!

Ao se cadastrar, você concorda com os nossos termos de uso e em receber nossos emails.


Se preferir, cadastre-se com Facebook ou Google

Já possui uma conta?

Análise Fundamentalista em Commodities: Melhores Táticas

Quais são as melhores táticas de Análise Fundamentalista para Commodities?

Táticas são componentes de uma estratégia, cuja finalidade é alcançar determinada meta ou objetivo. Entendendo que as commodities movimentam-se em ciclos relativamente longos, refletindo períodos de safra e entressafra, podemos então acreditar que indicadores técnicos rastreadores de tendência podem ser interessantes de serem aplicados dentro do plano de trading nesses ativos.

É importante levar em consideração que a composição dos contratos, variação mínima, limite de oscilação, volatilidade, margens, horários de negociação e liquidez são diferentes entre si, e isso faz toda diferença na hora de escolher o ativo.

Por exemplo: Operar milho é bem mais tranquilo do que operar café. Embora ambos sejam bem direcionais, o café é mais volátil, mais caro e mais errático.

Uma boa tática para se operar commodities agrícolas é o uso de indicadores de tendência. existem vários deles, e entre os tempos gráficos, sugiro que use a partir de 30min, pois como a liquidez em geral, desses ativos na nossa Bolsa é baixa, a análise técnica perde confiabilidade em tempos gráficos demasiadamente curtos.

Não posso deixar de comentar sobre a relevância dos fundamentos de cada commodity. Comentei no vídeo que não é necessário ser profundo conhecedor dos fundamentos, você não precisa ser agrônomo, produtor rural ou representante de indústria consumidora desses insumos para operar contratos futuros. É perfeitamente possível operar apenas analisando os gráficos, mas entender os ciclos sazonais ajuda a traçar um plano mais adequado.

O café é um ativo mais caro e mais volátil, acompanha cotações do café na Bolsa de NY. O Brasil é um dos maiores produtores do mundo, o preço pode variar também com a influência de entrada de oferta de café de qualidade diferente do padrão Bolsa, pois pode impactar no apetite da indústria a fazer misturas com diferentes qualidades do grão, a fim de reduzir custos. Além disso, tecnologia agrícola e ciclo bienal do café também impactam na curva de preços. Entre os três principais contratos, é o único que tem entrega física (se o negociador assim desejar), bastando manifestar interesse, para que os trâmites necessários sejam feitos.

O milho BMF tem alguma relação com mercado internacional, mas como os períodos de safra e entressafra são diferentes entre os países, nem sempre os preços seguem a mesma direção. Apesar da correlação com o mercado internacional, a formação de preço é baseada no mercado interno. Acompanhe os indicadores diários por este site: https://www.cepea.esalq.usp.br/br/indicador/milho.aspx

O Boi Gordo é o contrato mais alavancado da Bolsa, e por isso tem o limite de oscilação mais curto, salvo nos últimos 3 dias de negociação do contrato. Também pode ser acompanhado pelo indicador do mercado físico, e tem correlação positiva com o dólar (assim como o milho). Não tem correlação com o mercado de Boi em outras Bolsas, o reflexo dos preços é todo baseado no mercado interno e suas variáveis.

https://www.cepea.esalq.usp.br/br/indicador/boi-gordo.aspx

Antes de escolher a tática, entenda cada um dos contratos, especialmente suas características técnicas, e ao fazer seus estudos, não esqueça de anotar o drawdown máximo, informação de extrema importância para se levar em conta (literalmente) no manejo de risco.

Sobre os horários de negociação, acesse: http://www.b3.com.br/pt_br/solucoes/plataformas/puma-trading-system/para-participantes-e-traders/horario-de-negociacao/derivativos/commodities/

Sobre as características dos contratos: http://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/commodities/

Para informações sobre margens, entre em contato com sua corretora.

Os especialistas do Portal do Trader desenvolveram um plano completo para você evoluir seu operacional, seja começando do zero ou aprimorando suas técnicas preferidas. Aprenda hoje mesmo com aulas gratuitas que já estão liberadas: Comece o Plano TNT.

Teste seu aprendizado

Qual a importância de se conhecer as características técnicas dos contratos agrícolas?

Ganhe acesso completo grátis

Junte-se a mais de 300 mil traders e investidores e veja você mesmo por que o Portal do Trader é o site mais confiável de conteúdo sobre Trading e Bolsa de Valores.

Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.

  AULAS