Aspectos Mentais em Mini Índice

Aspectos mentais para traders são infinitamente importantes. Temos que levar isso para a vida, pois há uma equalização entre seu comportamento na vida pessoal e em sua vida dentro do mercado financeiro.

Já parou para pensar como tudo está interligado? Como tudo tem um sentido? Você e o mercado financeiro são engrenagens gigantes, um depende do outro. Um exemplo claro disso é quando acordamos atrasados, chutamos o pé da cama com o dedinho soltando aquele palavrão horroroso reclamando de tudo que acontece à sua volta. Vai fazer o café e derrama na toalha branca e, para finalizar, vai escovar os dentes e derruba pasta na camisa novinha… pois bem, essa série de erros nutrindo seu subconsciente com coisas e energias ruins certamente irá refletir em seu dia, afetando suas operações.

Ao acordar, é primordial mentalizar coisas boas, fazer um alongamento, meditação, ouvir uma música que lhe faça bem, coisas positivas que possam agregar ao seu dia e irão contribuir muito para que foque em boas operações.

Agora, quando posicionados dentro do pregão, devemos sempre saber administrar nossas emoções para ter certeza que seremos imparciais ao visualizar uma boa operação. Um grande exemplo são os traders iniciantes que erram a primeira operação e ficam obcecados em apenas recuperar o dinheiro perdido, sem ao menos esperar uma boa oportunidade e saber que errar uma operação faz parte do dia a dia de trader.

Algo muito comum também são os traders de insucesso que apenas enxergam coisas ruins, como, por exemplo, pegar 100 pontos de índice em uma operação (que aparentemente é bem interessante) e reclamar que o mercado andou mais 100 pontos e não conseguiu pegar o movimento todo. Reparem que esse trader não consegue entender que 100 pontos é um ótimo resultado, ele sabe apenas "reclamar", precisa de um motivo para se criticar.