Esta é uma palavra da língua inglesa que não tem uma tradução precisa em nosso idioma. Pode ser entendida como mentalidade ou configuração mental. Mindset poderia ser traduzido como o modo particular como cada pessoa pensa, como enxerga e entende as coisas e isso se torna um fator determinante na vida de cada um.

Como você já deve saber, psicologia é o principal componente que nos faz sermos bem ou mal sucedidos no trading. E a nossa psicologia tem a ver com nossas crenças e valores, que determinam nossas escolhas e o modo como reagimos aos eventos da vida em todas as áreas. Isto significa que as crenças individuais terão um papel preponderante nos resultados que você obtém no trading.

Veja o exemplo de uma determinada estratégia. Embora todos os livros a mencionem, muitos vídeos a expliquem e muitos traders a utilizem, os resultados serão bem distintos para cada um que a utilize. Isso ocorre porque cada trader possui uma visão, um jeito de pensar, uma forma particular de olhar para o gráfico ou para o fluxo e isso fará toda a diferença.

Mindset é isso, este conjunto de crenças que dirige nossa interpretação do mercado e nos impele à ação.

Uma carreira de sucesso compreende, entre outras coisas, a habilidade de lidar com inúmeros fatores como gestão financeira, gestão de risco, aquisição de um DNA operacional e muito mais, tudo isso combinado como a gestão de si, ou seja, da própria psicologia.

Ao ser capaz de lidar com todos esses elementos em sincronia, a criação do mindset ideal dará ao trader uma indescritível sensação de calma e autocontrole. Ele executará o seu trabalho com segurança, domínio de si e de suas operações. Sem se deixar afetar por viés de mercado, ele será capaz de executar exatamente aquilo que ele enxerga no gráfico ou no fluxo de ordens.

O trader que alcançou seu mindset não tem o ganho financeiro como foco único de seu trabalho porque ele sabe que o dinheiro será consequência direta do seu desempenho operacional. Por isso ele foca em aperfeiçoar cada operação que executa.

Ele não sente raiva nem medo. Não se deixa afetar pela ansiedade nem pela ganância. Ele sabe que o mercado estará ali para ser trabalhado, que haverá perdas e haverá ganhos, e que um bom manejo operacional fará com que a soma dos ganhos supere em muito a soma das perdas.

O trader que possui o mindset de traders profissionais é, finalmente, aquele que assume inteira responsabilidade por todos os seus resultados, não culpando o mercado, o tubarão ou a política.

É claro que o trader que dá seus primeiros passos neste mercado não será capaz de desenvolver um mindset logo no início. Primeiro é preciso que ele conheça muito bem o terreno onde está pisando pois não há como tomar decisões a respeito de algo que não se conhece muito bem.

Então, antes de traçar uma estratégia, definir um perfil operacional e pensar realmente como um trader, o iniciante deverá experimentar tudo o que a profissão e o mercado podem oferecer. Das perdas aos ganhos, do ruim ao bom, do mercado favorável ao mercado parado.

Ele deverá também estudar muito para aprender muitas técnicas. E depois de aprender, testar cada uma tanto na conta Demo quanto com dinheiro de verdade.

O nome desse conjunto todo de atividades é “Experiência”. Sem ela é impossível a aquisição do mindset ideal. Também seria insano acreditar que essa mudança de estado mental ocorrerá do dia para a noite. Experiência, como o próprio nome sugere, leva tempo, exige tentar muito, errar muito, acertar muito, enfim, passar por todas as situações que um trader deverá enfrentar ao longo de sua vida profissional.

Então, antes mesmo de fazer planos para sua vida de trader, você terá que saber se reúne as condições necessárias para se tornar um trader, se está no momento correto, se possue capital, disponibilidade de tempo, de motivação, etc.

Se a pessoa quer fazer day trading mas tem um emprego fixo com carteira assinada, não terá condições de começar por este caminho. Deve começar pelo swing trading enquanto se prepara emocional e financeiramente para, em breve, passar um bom período sem emprego fixo enquanto adquire experiência.

A criação de um Mindset não é algo que se determina. Ela acontece à medida que se ganha experiência. Mas é fundamental manter este desejo em mente até para saber identificar aqueles pontos que dissemos há pouco e que constituem o modo de pensar de um trader de sucesso.

Você passará por muitas experiências e desafios enquanto aprende. O processo de aprendizado vai mantê-lo bastante ocupado no começo. Porém, chegará o momento em que seu conhecimento será suficiente para que você possa começar a pensar por si mesmo. Neste ponto inicia-se o processo de criação do mindset. Ele acontece quase que naturalmente à medida que você passa pelas boas e más experiências do processo de construção da sua carreira.

À medida que o tempo passa e as experiências se acumulam, você passará a ter uma sensação de domínio e segurança que ficam cada vez mais fortes. Neste ponto, você terá se transformado em um trader nível três e o limite do seu sucesso só dependerá de você.

No entanto, tenha o cuidado de sempre se manter humilde. Lembre-se: o mercado é soberano e você não tem o menor controle sobre ele.

Paul Tudor Jones II, fundador da Tudor Investiment Corporation e listado na revista Forbes como dono de um patrimônio de US$ 4,7 bilhões dizia “Não tente ser um herói e nem tenha um Ego. Questione constantemente suas habilidades e sequer imagine que você é muito bom porque no momento seguinte você estará liquidado”. Isto quer dizer que o Mindset ideal te levará ao sucesso. Mas você não pode deixar o sucesso subir à cabeça.