O mercado está no gráfico

Bem-vindo ao curso introdutório de Análise Técnica do Portal do Trader! A série de vídeos que compõem este curso gratuito irá apresentar noções iniciais sobre Análise Técnica, conteúdo necessário a todo aquele que busca alcançar um bom desempenho como trader ou mesmo para quem pretende começar a se preparar para, no futuro, obter sua certificação profissional como analista técnico.

O conjunto de conhecimentos que compõe a análise técnica é bastante extenso. Centenas de livros já foram publicados sobre esse assunto em todo o planeta, o que reforça a importância do tema para o bom desempenho do trader no mercado financeiro.

O objetivo deste curso é oferecer uma visão geral do assunto para que você possa, ao final, avaliar sua familiaridade com o tema e buscar o aprofundamento em cada assunto dentro dele.

A Análise Técnica realmente funciona?

No mercado financeiro, há duas grandes escolas de pensamento na análise de ativos. Uma dessas linhas defende a ideia de que os preços das ações são determinados por dados e informações relacionados à saúde econômica e financeira das empresas. Esses dados, projetados no tempo através de uma metodologia denominada Valuation, ajudam a estimar qual seria o valor justo da ação no futuro.

Os adeptos dessa escola são chamados de Analistas Fundamentalistas, nome derivado da base utilizada por eles em suas análises, ou seja, os fundamentos econômicos e financeiros da empresa.

Do outro lado, estão os Analistas Técnicos, que acreditam ser o preço de uma ação a resultante de todo o conjunto de considerações a respeito da empresa ou, como costuma-se dizer, o preço já desconta tudo. Dessa forma, todos os fundamentos da empresa, da economia e do noticiário político já estão refletidos no preço das ações.

Para os analistas técnicos, o comportamento passado das oscilações de preço tende a se repetir na forma de padrões. Assim, se o investidor souber reconhecer esses padrões, poderá extrair dinheiro do mercado valendo-se do movimento dos preços, independentemente das causas desse movimento.

O que é Análise Técnica?

A Análise Técnica é uma metodologia de apoio à tomada de decisões sobre  compra e  venda de ativos, a partir dos dados de comportamento dos preços, analisando-os estatística e probabilisticamente de modo a estimar com a maior precisão possível seu comportamento futuro provável.

Ela tem como elemento essencial o gráfico de preços que, como você verá, pode se apresentar de diversas formas. Todo gráfico utilizado em análise técnica terá basicamente dois eixos: um deles vertical, que mostrará ao trader não somente o preço do ativo que está sendo praticado no momento como também todo o histórico passado dos preços de negociação daquele ativo.

No eixo horizontal está o tempo. Os intervalos de tempo que podem ser mostrados nesse eixo são determinados pelo trader, que poderá desejar ver tudo o que acontece durante um dia inteiro em intervalos regulares de, por exemplo, 5, 10 ou 15 minutos, ou então poderá ver o que aconteceu ao longo do mês, dividindo o eixo do tempo em intervalos regulares de, por exemplo, 1 dia ou 1 semana.

Ao observarmos o gráfico, seremos capazes de ver a direção dos preços de negociação entre os diversos agentes de mercado, e o reconhecimento de padrões no desenho deixado pelos preços no gráfico permite que saibamos de antemão as possíveis direções que o preço tende a seguir em um futuro imediato.

Os movimentos de subida e descida dos preços no gráfico são reflexos das flutuações entre oferta e demanda. Os analistas técnicos utilizam-se de indicadores para tentar identificar tendências, pontos em que um determinado nível de preço não consegue ser ultrapassado ou momentos em que o mercado apresenta pouca liquidez. De posses dessas informações, o analista técnico tenta prever os movimentos dos preços e suas chances de ocorrência para tomar suas decisões de compra e venda. 

Essa forma de análise, através da utilização do gráfico de preços em conjunto com indicadores, é a Análise Técnica.