Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Esqueceu sua senha? Clique aqui!

Ou então, entre com suas redes sociais

  Entrar com Facebook

  Entrar com Google

Ainda não possui uma conta?

Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Cadastre-se agora e tenha acesso a todo o nosso conteúdo gratuitamente!

Ao se cadastrar, você concorda com os nossos termos de uso e em receber nossos emails.


Se preferir, cadastre-se com Facebook ou Google

Já possui uma conta?

O que é Análise Técnica?

A Análise Técnica realmente funciona?

No mercado financeiro, há duas grandes escolas de pensamento na análise de ativos. Uma dessas linhas defende a ideia de que os preços das ações são determinados por dados e informações relacionados à saúde econômica e financeira das empresas. Esses dados, projetados no tempo através de uma metodologia denominada Valuation, ajudam a estimar qual seria o valor justo da ação no futuro.

Os adeptos dessa escola são chamados de Analistas Fundamentalistas, nome derivado da base utilizada por eles em suas análises, ou seja, os fundamentos econômicos e financeiros da empresa.

Do outro lado, estão os Analistas Técnicos, que acreditam ser o preço de uma ação a resultante de todo o conjunto de considerações a respeito da empresa ou, como costuma-se dizer, o preço já desconta tudo. Dessa forma, todos os fundamentos da empresa, da economia e do noticiário político já estão refletidos no preço das ações.

Para os analistas técnicos, o comportamento passado das oscilações de preço tende a se repetir na forma de padrões. Assim, se o investidor souber reconhecer esses padrões, poderá extrair dinheiro do mercado valendo-se do movimento dos preços, independentemente das causas desse movimento.

O que é Análise Técnica?

A Análise Técnica é uma metodologia de apoio à tomada de decisões sobre  compra e  venda de ativos, a partir dos dados de comportamento dos preços, analisando-os estatística e probabilisticamente de modo a estimar com a maior precisão possível seu comportamento futuro provável.

Ela tem como elemento essencial o gráfico de preços que, como você verá, pode se apresentar de diversas formas. Todo gráfico utilizado em análise técnica terá basicamente dois eixos: um deles vertical, que mostrará ao trader não somente o preço do ativo que está sendo praticado no momento como também todo o histórico passado dos preços de negociação daquele ativo.

No eixo horizontal está o tempo. Os intervalos de tempo que podem ser mostrados nesse eixo são determinados pelo trader, que poderá desejar ver tudo o que acontece durante um dia inteiro em intervalos regulares de, por exemplo, 5, 10 ou 15 minutos, ou então poderá ver o que aconteceu ao longo do mês, dividindo o eixo do tempo em intervalos regulares de, por exemplo, 1 dia ou 1 semana.

Ao observarmos o gráfico, seremos capazes de ver a direção dos preços de negociação entre os diversos agentes de mercado, e o reconhecimento de padrões no desenho deixado pelos preços no gráfico permite que saibamos de antemão as possíveis direções que o preço tende a seguir em um futuro imediato.

Os movimentos de subida e descida dos preços no gráfico são reflexos das flutuações entre oferta e demanda. Os analistas técnicos utilizam-se de indicadores para tentar identificar tendências, pontos em que um determinado nível de preço não consegue ser ultrapassado ou momentos em que o mercado apresenta pouca liquidez. De posses dessas informações, o analista técnico tenta prever os movimentos dos preços e suas chances de ocorrência para tomar suas decisões de compra e venda. 

Essa forma de análise, através da utilização do gráfico de preços em conjunto com indicadores, é a Análise Técnica.

Os especialistas do Portal do Trader desenvolveram um plano completo para você evoluir seu operacional, seja começando do zero ou aprimorando suas técnicas preferidas. Aprenda hoje mesmo com aulas gratuitas que já estão liberadas: Comece o Plano TNT.

Teste seu aprendizado

O que é Análise Técnica?

Ganhe acesso completo grátis

Junte-se a mais de 300 mil traders e investidores e veja você mesmo por que o Portal do Trader é o site mais confiável de conteúdo sobre Trading e Bolsa de Valores.

Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.

  AULAS