Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Esqueceu sua senha? Clique aqui!

Ou então, entre com suas redes sociais

  Entrar com Facebook

  Entrar com Google

Ainda não possui uma conta?

Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Cadastre-se agora e tenha acesso a todo o nosso conteúdo gratuitamente!

Ao se cadastrar, você concorda com os nossos termos de uso e em receber nossos emails.


Se preferir, cadastre-se com Facebook ou Google

Já possui uma conta?

Considerações sobre a Teoria de Dow

Dos entretantos até os finalmentes

Até agora, você aprendeu sobre o principal fundamento da análise técnica, que é a Teoria de Dow. Seus princípios, desenvolvidos há tanto tempo, continuam válidos e acredita-se que continuarão funcionando para sempre.

Essa afirmação pode ser feita com certa tranquilidade porque toda Teoria está calcada no comportamento de massas e, portanto, no comportamento humano, fruto de sua natureza.

Não existe trader ou analista que tenha se profissionalizado e que não conheça essa Teoria. Esse conhecimento é exigido em todos os exames de certificação. Essa exigência existe porque sem esse conhecimento, simplesmente não é possível alcançar o sucesso. Se você desconhece o que está por trás do movimento dos preços, de seus padrões, da conduta humana que está por trás das operações, suas chances de encontrar operações com alta probabilidade se reduzem substancialmente.

Lembre-se que o mercado é fractal em seus movimentos. Isso significa que eles e suas estruturas, como retrações, pivots, suportes, resistências, reversões e etc. permanecem válidos e se repetem em qualquer escala.

Um pivot acontece no gráfico de 1 minuto, no de 3 minutos, no de 5, 14, 15, 27, 30, 60 minutos e assim por diante. Em qualquer tempo gráfico, por mais maluco que ele possa parecer, os padrões estarão lá. E o que está por trás disso tudo, o que rege esses movimentos, está definido pela Teoria de Dow.

Como trader iniciante, sua principal tarefa é estudar. Abra uma plataforma gráfica e escolha um tempo gráfico – qualquer um. Então, verifique os princípios da Teoria de Dow, as reversões, os suportes e resistências, a formação das tendências. Depois troque de tempo gráfico, vá para tempos maiores, tempos menores, tempos gigantes e teste tudo novamente.

É claro que, do ponto de vista exclusivamente intelectual, é fácil você entender e acreditar que tudo irá funcionar. Mas o trading é uma atividade que exige vivência, tempo de tela olhando gráficos e vendo padrões se repetirem. Por isso, é importante que você pratique, e que faça esse estudo ativo. Quanto mais o fizer, mais esse conhecimento fará parte do seu DNA como trader.

Procure bons livros. Ao final deste texto você encontrará os livros indicados na videoaula (felizmente, os dois livros indicados têm versão em Português) e mais um sobre Teoria de Dow. Adquira-os. Ter uma boa biblioteca sempre à mão fará toda a diferença ao longo do desenvolvimento de sua carreira como trader.

Livros para sua biblioteca

Prings, Martin J. Análise Técnica Explicada. Tradução de Márcio Noronha.

Noronha, Márcio. Análise Técnica: teoria, ferramentas e estratégias.

Ambos os livros, estão à venda exclusivamente no site do Márcio Noronha: www.timing.com.br

Rhea, Albert. The Dow Theory. Editora Snow Ball Publishing.

(somente em inglês)

Para realmente evoluir, o trader precisa de um plano. Se você é totalmente iniciante e quer começar do zero, comece por aqui. Já operou ou tem uma base no trading? Esse conteúdo vai te interessar.

Teste seu aprendizado

Quantos são os princípios da Teoria de Dow?

Discussão e Dúvidas

Ganhe acesso completo grátis

Junte-se a mais de 200 mil traders e investidores e comece sua jornada no mercado.

Desenvolva as habilidades para vencer no mercado com nossos especialistas.
Veja seu progresso no e-learning e tire todas as suas dúvidas.
Participe em tempo real da nossa sala com Trading Ao Vivo.
Aprenda com artigos, webinars exclusivos, novos cursos e muito mais

  AULAS