Ele vai, até que uma hora volta

Diz a Teoria de Dow, em seu sexto princípio, que a tendência será mantida até que surjam sinais de reversão.

Se o que caracteriza uma tendência de alta ou de baixa é, respectivamente, o movimento de preços formando topos e fundos ascendentes ou descendentes, então qualquer quebra nesse padrão será suficiente para descaracterizar a tendência.

Embora existam críticas à Teoria de Dow, ela tem funcionado e servido de base para toda a análise técnica de ações ao longo de décadas, devendo, portanto, ser profundamente estudada por todo trader que pretende dedicar-se com seriedade ao estudo da análise técnica.

Ondas de Elliot

Junto com a Teoria de Dow, esse é outro dos pilares que fundamentam a análise técnica. Criada por Ralph Nelson Elliot na virada do século XX, ela fundamenta-se na psicologia do mercado, propondo que os preços desdobram-se ao longo do tempo em padrões específicos, formando ondas, fato que ajudou a popularizar esse princípio pelo nome de Ondas de Elliott.

Segundo essa teoria, os investidores, coletivamente, movem-se em função do otimismo ou do pessimismo em sequências naturais ao longo do tempo, obedecendo a uma espécie de psicologia de massa.

Independentemente do tempo gráfico considerado, os preços movem-se em ondas impulsivas e corretivas. Assim, em uma tendência de alta, os preços sobem até certo ponto, retrocedendo um pouco para, em seguida, retomar a tendência anterior, desenhando, então, ondas em formato de zigue-zague no gráfico. Esse movimento continua até que a sequência é revertida.

Para facilitar o reconhecimento de cada fase de desdobramento dos preços, Elliott atribui nomes às ondas. Dessa forma, uma onda impulsiva seria subdividida em ondas 1, 2, 3, 4 e 5 tomadas em conjunto. Isoladas, as ondas 1, 3 e 5, seguiram a favor da tendência principal e as ondas 2 e 4 seriam ondas de correção dentro dela.

Após este ciclo, o preço da tendência principal se corrige, realizando uma reversão que também é dividida em ondas: A e C a favor da reversão, e onda B, como correção da onda A.

Visualmente temos:

Fonte: "The Basis of the Wave Principle," October 1940, R.N. Elliott.

A partir da imagem anterior, podemos perceber que as ondas de Elliott formam um padrão fractal que se repete indefinidamente qualquer que seja o tempo gráfico considerado.

A ideia por trás desse conceito é que, se soubermos identificar corretamente a fase de desenvolvimento dos preços, saberemos antecipar seu próximo movimento.

Esse princípio também ajuda a compreender porque, mesmo em uma tendência de alta, podemos realizar trades lucrativos contra a tendência.


Os especialistas do Portal do Trader desenvolveram a solução completa para a nova geração de traders, capaz de aumentar em 10x as suas chances de sucesso no trading, em muito menos tempo. Ative hoje o seu TNT 2.0

Avaliações da aula:
4,8 (9.489)
assista o vídeo até o fim para avaliar

Publicação: 08/06/2018 22:30
Atualização: 22/10/2021 14:02