Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Esqueceu sua senha? Clique aqui!

Ou então, entre com suas redes sociais

  Entrar com Facebook

  Entrar com Google

Ainda não possui uma conta?

Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Cadastre-se agora e tenha acesso a todo o nosso conteúdo gratuitamente!

Ao se cadastrar, você concorda com os nossos termos de uso e em receber nossos emails.


Se preferir, cadastre-se com Facebook ou Google

Já possui uma conta?

Gestão de Risco através da Análise Técnica

Trading é probabilidade – aí estão as suas chances

Você viu na videoaula os principais critérios para se controlar o risco. Isso é importante por uma razão muito simples: o único controle sobre o qual o trader tem controle absoluto é sobre suas perdas.

Se você já tentou realizar algumas operações, deve ter percebido que maioria das pessoas que começa a dar seus primeiros passos no trading logo percebe que é muito mais fácil perder dinheiro do que ganhar. Isso ocorre porque nosso cérebro ainda não se adaptou à lógica própria da atividade.

Tentamos, a todo custo, evitar o risco. É assim que fomos educados e é até natural que assim seja. Poderíamos ir um passo além e dizer com segurança que a vida, de um modo geral, é uma grande aposta.

Quando você se casa, não poderá afirmar de maneira absoluta que o casamento dará certo. Quando você muda de emprego, não há nenhuma garantia de que se dará bem. Todas as vezes que sai de casa, você não pode afirmar que voltará naquele mesmo dia.

O mundo é repleto de incertezas e um número infinito de variáveis contribui para mudar os rumos dos fatos. Algo pode acontecer no meio do caminho que faz você mudar seus planos, suas decisões.

Se olharmos de perto, em todas as situações descritas nos parágrafos anteriores, há algum grau de incerteza, mesmo que mínimo. Por isso, buscamos a segurança. Não saber o que poderá acontecer causa certo desconforto e, em alguns casos, medo.

É por conta da imprevisibilidade do mundo que colocamos nosso carro no seguro, que fazemos um plano de aposentadoria, que namoramos por algum tempo antes de tomarmos a decisão de nos casar e assim por diante. Pensamos em termos de segurança, e não de risco.

O problema é que, no trading, nós devemos lidar justamente com o risco, com a perda, e isso nos causa desconforto. Para nos livrarmos da sensação do desconforto, buscamos todas as formas de retornar à segurança. Ao invés de controlarmos o risco, fixamo-nos em evitá-lo e, então, passamos a sabotar nossa própria mente. Afastamos o stop loss toda vez que o preço chega perto dele ("Ah, mas o preço vai voltar, é só um pullback mais forte!"), ou saímos no gain, mas de forma prematura ("eu heim! Vai que o preço volta. Melhor botar dinheiro no bolso o quanto antes!").

Se prestar atenção à dinâmica que foi descrita, você notará que esse comportamento, no final, aumenta o Loss e encurta o Gain – justamente o contrário do que se quer fazer.

Trading é estatística, e o trader consistente é aquele que aprende a pensar em termos de probabilidade. Você utiliza as ferramentas de análise apenas para, baseado em um determinado comportamento do mercado, avaliar as chances de o preço ir em determinada direção. Mas não há nenhuma garantia de que ele vai – só chance.

E então, baseado nessa chance, você começa a fazer uma série de avaliações como, por exemplo, até onde o preço poderá ir se tudo der certo e, caso o preço volte contra a sua posição, em que momento você entende que as premissas que fizeram você tomar a decisão de entrar no trade não são mais válidas. Com base nisso, você define seu ponto de entrada, seu gain e seu loss.

A única variável que está sob o controle absoluto do trader é, como dissemos, o quanto ele está disposto a perder. É para isso que existe a ordem de stop loss – para preservar seu capital, evitando que o preço volte repentinamente e cause um prejuízo importante. Aliás, a tradução literal de Stop Loss é pare de perder.

Pensar em termos de probabilidade juntamente como o uso correto do stop loss está no centro da consistência. Ser capaz de limitar as perdas, preservando seu capital e entrando em operações cujas chances de ganho sejam maiores que as de perda, fará com que entre mais dinheiro na sua conta do que saia.

Estatisticamente, se você entrar em certo número de operações mantendo uma relação risco versus retorno favorável e maior do que 1 para 1, você nem precisará alcançar uma taxa de acerto muito grande.

Por isso, é importante analisar muito bem quais são as chances de cada operação antes de entrar nela. Saber ser paciente para esperar o surgirem as condições que se ajustem ao seu setup fará com que você mantenha uma uniformidade nas operações, o que contribuirá para que seus trades se beneficiem da estatística e da lei das probabilidades.

Quais as habilidades que um trader precisa ter para sobreviver no mercado? Participe da Maratona Operacional TNT - que será realizada nos dias 14 a 16 de outubro pelo time de traders especialistas do Portal do Trader.

Teste seu aprendizado

Qual é a única variável que está sob controle absoluto do trader?

Discussão e Dúvidas

Ganhe acesso completo grátis

Junte-se a mais de 200 mil traders e investidores e comece sua jornada no mercado.

Desenvolva as habilidades para vencer no mercado com nossos especialistas.
Veja seu progresso no e-learning e tire todas as suas dúvidas.
Participe em tempo real da nossa sala com Trading Ao Vivo.
Aprenda com artigos, webinars exclusivos, novos cursos e muito mais

  AULAS