O que você quer aprender?

Ir

HiLo Activator: como usar e aproveitar as tendências nos gráficos

O que você utiliza para identificar tendências em um gráfico? Se você ainda não conhece, chegou a hora de aprender a usar o HiLo Activator.

Análise Técnica Fev 03, 2021

Toda vez que vou operar uma ação, contratos futuros ou commodity uma das primeiras coisas que eu olho é o indicador HiLo Activator. Venho falando sobre ele desde os primórdios do Portal do Trader e acho que todas as pessoas que se interessam por Análise Técnica deveriam acompanhar o HiLo de perto, seja para fazer Swing Trade, Position e até Day Trade! Mas por que?

O HiLo Activator é um indicador que segue tendências. Se baseia na média móvel das máximas e mínimas dos últimos períodos. Por isso seu nome, que vem de High (alta) e Low (baixa) em inglês. O "Activator'' pode ser traduzido como ativador ou disparador. Na minha opinião, é uma ferramenta rastreadora de tendência superior às médias móveis e está presente nas principais plataformas gráficas.

Por que usar o HiLo Activator?

Por meio de um desenho de escadinha fácil de entender, o HiLo aponta em qual momento devemos estar comprados e em qual momento a melhor opção é ficar de fora ou vendidos, especulando na queda.

O HiLo também pode ser usado como um disparador para uma ordem start de entrada e também stop de saída. Como o desenho do vai acompanhando os preços à medida que se deslocam, é possível usá-lo como um stop móvel de proteção.

HiLo Activator Indicador de Análise Técnica: exemplo de um Gráfico Ibovespa Semanal.
HiLo Activator Indicador de Análise Técnica: exemplo de um Gráfico Ibovespa Semanal.


Antes de explicar como operar usando o HiLo, quero enumerar as vantagens de sua utilização:

  • Aponta a força predominante, obrigando o trader a estar junto da tendência. Isso quer dizer que não estará comprado em um ativo em tendência de baixa, nem vendido em um ativo em tendência de alta.
  • Sinaliza as reversões de tendência, de baixa para alta e de alta para baixa. O indicador é reativo, não preditivo. Ele não antecipa os movimentos e sim, espera o movimento começar para sinalizar que é hora de entrar.
  • Gera movimentos extensos quando se acerta a operação e encerra rapidamente quando dá errado. É o famoso “stops curtos e ganhos longos”.
  • Fácil visualização e aplicação, portanto não há subjetividade. Ou o HiLo está verde ou vermelho. O momento ideal de entrada é mais detalhado abaixo, porém muito mais importante que cravar o timing perfeito é estar junto da força do mercado.

Quando não usar este indicador?

Como nada é perfeito e não existe método ou indicador infalível, o HiLo não apresenta bom desempenho em mercados sem tendência ou tendência lateral. Este é o chamado “calcanhar de Aquiles”, já que um rastreador de tendências tem pouco a contribuir quando não há tendência definida. Uma boa solução é ficar de fora quando perceber que o mercado está lateral ou indefinido.

Com as considerações iniciais já feitas, quer aprender a utilizar? É bem simples.

E então, como interpretar o HiLo?

  • Quando o preço está acima do HiLo, que se apresenta como uma escadinha verde, só pensaremos em compras, já que o ativo está em tendência de alta.
  • Quando os preços estiverem abaixo do indicador, com a escadinha vermelha, pensaremos apenas em vendas, já que o ativo está em tendência de baixa.

A entrada pode acontecer em dois momentos:

  • Preços vêm abaixo do HiLo e passam a ficar acima (muda de vermelho para verde), gerando compra;
  • Preços vêm acima do HiLo e passam a ficar abaixo (muda de verde para vermelho), gerando venda.

Dica: o ideal é esperar fechar o candle (veja essa aula gratuita) ou a maior parte do candle ter sido formada para entrar.

E as saídas das operações acontecem nas viradas de direção. Perceba que o HiLo serve como stop móvel, o que é melhor do que estabelecer um stop fixo, visto que as mudanças nos preços vão afetar os pontos do indicador.

HiLo Activator como Indicador de Entrada e Saída (Stop Móvel).
HiLo Activator como Indicador de Entrada e Saída (Stop Móvel).


Tranquilo até aqui, né? É um indicador bem visual, com pouco espaço para interpretação de sinais, ao contrário de outros estudos da Análise Técnica. De todo modo, sempre vale conhecer padrões gráficos, rompimentos, candles e outros osciladores. Minha sugestão é este curso de Análise Técnica gratuito.

Como calibrar o HiLo Activator para a sua operação?

Definir os parâmetros do indicador é essencial para os resultados. Não existe um padrão, é preciso fazer simulações. Depende do tempo operacional, qual o ativo, a volatilidade do momento, entre outras variáveis. Se os prazos do indicador forem muito longos, as entradas e saídas podem ficar muito distantes do ideal, com “stops caros”. Por outro lado, prazos curtos geram mais inversões de sentido (cor) do HiLo, com entradas e saídas mais frequentes.

Abaixo um exemplo no gráfico diário de B3SA3 usando o HiLo de 3 períodos e 15 períodos. Note que quanto mais rápido, maior a quantidade de vezes que o sinal mudou de sentido. Houve 11 mudanças de direção usando o HiLo de 3 períodos e apenas 2 mudanças de direção usando o HiLo de 15 períodos.

HiLo em B3SA2 Gráfico Diário: Mudança de Sinal.
HiLo em B3SA3 Gráfico Diário: Mudança de Sinal.

HiLo em B3SA3: Nova Calibragem Gerando melhores resultados.
HiLo em B3SA3: Nova Calibragem Gerando melhores resultados.


Claro que a calibragem do HiLo de 15 gerou melhores resultados neste caso.

Agora, vamos tratar dos diferentes tempos gráficos, com seus detalhes. Claro que não podemos afirmar que a calibragem será a mesma para todos os ativos. Vale fazer o backteste nos ativos que deseja operar, mesmo que seja de forma manual, caso não tenha intimidade com as plataformas que fazem de forma automática estes estudos baseados no passado.

Como utilizar HiLo no Day Trade

Para operações de Day Trade um dos parâmetros que geraram bons resultados nas simulações foi o gráfico de 5 minutos e o HiLo calibrado para 13 períodos. Não acontece sempre, mas em dias direcionais, como o exemplo abaixo em WING21, foi possível surfar ótimas altas e quedas.

HiLo para Day Trade: Configuração de 5 minutos e 13 Períodos.
HiLo para Day Trade: Configuração de 5 minutos e 13 Períodos.


O day trade (temos um curso gratuito sobre o assunto) possui uma especificidade importante. O dia pode começar com o HiLo em uma cor e permanecer na mesma direção por muito tempo. Se o trader for aguardar uma virada de direção pode ficar de fora de um movimento importante. No gráfico de WDOG21 abaixo o dia começa com o HiLo vermelho e assim continua por mais de uma hora de pregão. A estratégia de entrada pode ser marcar a mínima do primeiro candle e abrir uma venda ao perder esta mínima no candle seguinte.

Movimento de Queda marcado pelo HiLo WDO 5 minutos.
Movimento de Queda marcado pelo HiLo WDO 5 minutos.

Após o possível trade na abertura, a regra segue igual: novas entradas apenas nas viradas de cor do HiLo.

Ajustando o HiLo para o Swing Trade

Para o swing trade, usa-se, basicamente, o gráfico de 60 minutos ou diário. Uma boa regra é esperar o candle de 60 minutos fechar (ter a construção concluída) para entrar na operação. Da mesma forma que no gráfico diário convém aguardar, pelo menos, a parte da tarde para entrar. Esta cautela é para evitar os falsos sinais. É bem comum o indicador ficar verde e em seguida voltar a ficar vermelho, enquanto o candle está se formando. Uma calibragem interessante é a do HiLo de 6 períodos.

Swing Trade: Utilizando o HiLo 6 Perídos no Gráfico Diário.
Swing Trade: Utilizando o HiLo 6 Perídos no Gráfico Diário.

CSNA3 fez um lindo movimento direcional, mas com três entradas (assinaladas) que teriam dado errado. O HiLo, entretanto, cumpriu seu papel, que foi manter o trader posicionado durante os longos movimentos, que são os lucrativos, e stopar rapidamente os que não deram certo.

Position Trade com Hilo Activator

Para o position trade, pode-se usar os gráficos semanais ao invés dos gráficos diários. A vantagem é não precisar olhar o mercado o tempo todo. Recomenda-se entrar nas operações após a quinta-feira, quando a semana já está mais perto do seu fechamento. Uma boa calibragem, de modo geral, é o HiLo de 8 períodos.

Utilizando HiLo para Position Trade: MGLU3 Gráfico Semanal. 8 Períodos.
Utilizando HiLo para Position Trade: MGLU3 Gráfico Semanal. 8 Períodos.


Em MGLU3 acima, duas compras, cada uma gerando cerca de 100% de lucro.

Fique atento a esses pontos quando for usar o HiLo na prática

Em qualquer modalidade de trading acontece com bastante frequência o que chamamos de entradas atrasadas ou “modo pechincha”. Significa que o sinal de entrada aconteceu em determinado candle, mas nos candles seguintes o setup se mantém, possibilitando uma entrada a preços iguais ou melhores do que o dia de gatilho.

No gráfico de PRIO3 o gatilho de entrada aconteceu quando houve mudança de cor do HiLo (vermelho para verde). Nas cinco semanas seguintes o indicador se manteve verde e os preços recuaram, dando diversas chances de entradas antes da forte alta.

PRIO3 Gatilho de Venda, gráfico Semanal utilizando HiLo.


Aguardar esta pechincha nos preços, já que o sinal se mantém, gera entradas melhores, mas nem sempre isso ocorre. Vou dar um exemplo.

Se ao aguardar o fechamento da semana, os preços dispararem e ficarem longe de uma entrada ideal, talvez seja preferível tentar aproveitar um eventual recuo nas semanas seguintes. Corre-se o risco de não haver recuo e o trader ficar de fora de uma operação que pode andar muito. É uma decisão difícil e pessoal. Uma boa opção seria entrar com metade da posição no momento do gatilho e a outra metade após um recuo nos preços.

E então, pronto para começar a usar essa ferramenta gráfica poderosa?

Uma estratégia de sucesso usando o HiLo Activator passa por esses 3 pontos:

  1. Fazer simulações de calibragem do indicador e diferentes tempos gráficos.
  2. Aprender a operar tanto na compra como na venda.
  3. Lembrar que a taxa de acerto não é importante, mas sim, o que você faz quando acerta e o que faz quando erra uma operação.

Curtiu? Teste em uma conta demo ou mesmo em sua conta real. Se você ainda não fez, comece agora nosso curso gratuito de Análise Técnica para entrar mais fundo nesse assunto tão importante para todos os traders. Se achou um pouco avançado, volte algumas casas e faça o curso gratuito sobre Bolsa de Valores.

Até o próximo artigo!

Categorias

Marcos Moore

Marcos Moore é trader desde 2004, empresário e foi sócio-diretor da XP. É também autor de livros sobre o mercado.

Marcos Moore

Espero que você aprenda com esse artigo.

Logo Plano TNT

QUAL SEU PLANO PARA OBTER CONSISTÊNCIA NO TRADING?

QUERO COMEÇAR O PLANO TNT

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.