O que você quer aprender?

Ir

O que é Trader? Entenda o que Faz, Quanto Ganha e Como se Tornar Um

A cada dia que passa, mais pessoas querem se tornar traders. Mas, afinal, o que é um trader? O que ele faz no seu dia a dia? Quanto ganha? Tire todas essas dúvidas e entenda tudo sobre o universo de um trader neste post!

Trader Iniciante Mar 15, 2022

O que vamos discutir neste post?

Afinal, o que é trader?

A resposta para a pergunta “o que é um trader?” pode ser mais simples do que você imagina…

Um trader nada mais é do que aquele operador da Bolsa de Valores que compra e vende ativos financeiros em um curto espaço de tempo.

A maioria das pessoas devem estar acostumadas a usar o termo “investidor”. Entretanto, existem algumas diferenças entre traders e investidores.

Não vou me estender muito, mas podemos dizer logo de cara que a principal diferença entre os dois está no prazo de aplicação.

Enquanto o trader atua no curto prazo, o investidor opta pelo longo prazo, normalmente motivados pela estratégia do Buy & Hold.

E isso não torna uma modalidade melhor que a outra. É simplesmente uma questão de estratégia.

O trader, por excelência, é um especulador. Mas tome cuidado, pois apesar desse termo parecer pejorativo e ilegal, ele na verdade tem uma definição muito clara.

Especulador é aquele que busca, a partir de prováveis movimentações de curto prazo do mercado, lucrar financeiramente.

A propósito, isso me lembra uma história um tanto quanto inusitada…

Quando fui explicar para a minha mãe anos atrás o que é um trader, e com o que eu trabalhava, acabei citando a relação entre traders e especulação.

Nesse momento, ela me interrompeu e me alertou, para que eu tivesse cuidado e não acabasse preso.

Essa história seria cômica se não fosse trágica. Ela mostra muito bem que existe muita desinformação sobre a atividade de um trader.

E é por isso que achei muito importante escrever este post.

A verdade é que sem os traders o mercado não teria liquidez suficiente - o que prejudicaria absolutamente todas as empresas listadas na Bolsa.

E isso serve tanto para o trader profissional quanto para o autônomo, que investe apenas seu próprio dinheiro a cada dia.

Existe formação para ser trader?

O que é trader? - É preciso alguma formação acadêmica?
O que é trader? - É preciso alguma formação acadêmica?

A profissão de trader não exige qualquer formação acadêmica específica.

A verdade é que o trading é uma das áreas mais democráticas que existem.

Não importa se você é um economista, um arquiteto ou um médico. Diante do mercado, todos são tratados igualmente.

Na realidade, nem formado você precisa ser. Não existe um órgão que regule o ingresso de traders nas plataformas - basta você abrir uma conta em uma corretora, aportar seu capital e começar a operar.

Ao mesmo tempo que isso é excelente, pois possibilita a todos a entrada no mercado, também pode trazer algumas consequências negativas, como a maior entrada de pessoas desavisadas e completamente despreparadas no mercado, que muito provavelmente vão quebrar em pouco tempo.

Mas para solucionar esse problema, nós, do Portal do Trader, decidimos criar o treinamento profissionalizante para traders mais completo e acessível do mercado: o Plano TNT.

O Plano TNT, em suas centenas de aulas, comunidades de alunos e com o contato direito com todos os professores, serve para te levar do zero até o avançado no mercado financeiro. Lá, você aprenderá sobre as principais modalidades de trading, investimentos, poderá estudar para certificações, e muito mais.

Não importa sua formação e nem em que estágio da sua carreira você está. O trading está de portas abertas para você, e não há maneira melhor de se profissionalizar do que se tornar um aluno do Plano TNT!

Vou te dar meu exemplo pessoal:

Sou publicitário com MBA em Marketing. Nenhuma aula ou curso dessa área me ajudou a operar na Bolsa de Valores. O mercado financeiro não era um dos assuntos mais recorrentes dos corredores da faculdade de publicidade…

Entretanto, a partir de 2004, quando fiz meus primeiros cursos sobre trading e me apaixonei instantaneamente pelo mercado, decidi investir de verdade no meu conhecimento.

Comprei mais algumas dezenas de cursos e livros sem medo. Sabia que me daria bem com o mundo trader.

Costumo dizer que todo o investimento feito no meu desenvolvimento como trader voltou com muitos juros e correção monetária.

Isso vai muito de encontro com uma frase que eu particularmente adoro:

“Se você acha a educação cara, tente a ignorância”.

Lembre-se do seguinte: não se faz um campeão do dia para a noite. Não se constrói uma empresa de sucesso em uma semana.

Por que com o trading seria diferente?

Um trader de sucesso é moldado com muito esforço, prática, estudo, erros e acertos.

A cada ano que passa me torno um trader melhor. No acúmulo de mais experiência, me torno mais técnico e, principalmente, ganho um controle mental e gerenciamento de risco mais eficientes a cada operação.

É impossível substituir o chamado “tempo de tela”, que é cada hora que você gasta na frente do seu computador, analisando gráficos. Essa é a melhor formação que você pode ter.

As famosas 10 mil horas que o livro “Fora de Série” diz serem o mínimo para se tornar excelente em alguma área já ficaram para trás há muito tempo.

A concorrência está se aprimorando a cada dia, e você deve partir para o campo de batalha o quanto antes para se tornar um trader com resultados consistentes.

Principais modalidades utilizadas pelos traders

O que é trader? - Vamos ver as principais estratégias utilizadas pelos traders das mais diversas modalidades
O que é trader? - Vamos ver as principais estratégias utilizadas pelos traders das mais diversas modalidades

O mercado financeiro é um dos ambientes mais democráticos para se operar.

Não importa o seu perfil e seus objetivos, você, com certeza, vai conseguir encontrar alguma modalidade de investimento ou estratégia que se adeque às suas necessidades.

Vamos conferir agora algumas das principais estratégias adotadas pelos traders:

- Day trade

No Day Trade, o trader busca apurar lucros diariamente, comprando e vendendo ativos sempre no mesmo pregão.

Esse tipo de trader não deseja ficar exposto aos acontecimentos externos ao mercado, como notícias, fusões, divulgação de balanços e afins.

Normalmente, o day trader opera apenas um ou dois ativos em um dia, já que precisam acompanhá-los de perto enquanto estão operando.

Operar nesta modalidade exige muita atenção, foco, estudo e raciocínio rápido, pois o mercado no curto prazo funciona de maneira muito dinâmica.

Por isso, os day traders costumam utilizar gráficos intraday, como os de 1, 2, 5 ou 15 minutos.

Pessoalmente, acredito que tentar analisar vários ativos ao mesmo tempo no Day Trade é extremamente complicado - a não ser que você tenha uma estratégia específica.

Caso decida se tornar um day trader, seu principal trabalho é escanear o mercado em busca do ativo que melhor se encaixe com o seu setup - e não escolher mais de um ou dois.

Apesar disso ser um trabalho relativamente complicado, se tornar um day trader te oferece uma grande vantagem: a capacidade de operar com alta alavancagem.

É possível movimentar grandes volumes de capital mesmo não tendo todo o dinheiro na sua conta. Mas tome cuidado, isso é uma grande faca de dois gumes.

Ao mesmo tempo em que é possível se utilizar desse benefício e sair ganhando, é possível quebrar muito rapidamente.

Afinal, o day trade, quando comparado a outras modalidades de investimento, possui um risco consideravelmente alto.

Por isso, é recomendado que o trader use e abuse dos stops, ferramentas essenciais para gerenciamento de risco em todas as operações.

O Day Trade é, sem dúvida, uma das modalidades mais interessantes de todo o mercado. Se quiser aprender mais sobre ela, assista ao Curso Gratuito de Day Trade do Portal do Trader, com nosso professor Caio Sasaki!

- Swing Trade

O que é trader? - O Swing Trade já é um pouco diferente do Day Trade, então exige diferentes abordagens
O que é trader? - O Swing Trade já é um pouco diferente do Day Trade, então exige diferentes abordagens

O Swing Trade é um tipo de operação de curto prazo, mas, diferentemente do Day Trade, possui operações com prazos de até uma semana, em média.

O principal objetivo de um swing trader é aproveitar os pequenos movimentos (swings) do mercado ao longo dos dias.

Por esse motivo, é muito comum que esses operadores utilizem gráficos diários ou de 60 minutos.

Podemos dizer também que o Swing Trade é mais “lento” que o Day Trade - que utiliza gráficos intradiários ou tape reading - e mais rápido que o Position Trade - que utiliza gráficos semanais.

Se quiser entender mais sobre essa modalidade, recomendo este meu Guia Completo sobre Swing Trade!

- Position Trade

O que é trader? - O Position Trader costuma utilizar gráficos semanais em suas operações
O que é trader? - O Position Trader costuma utilizar gráficos semanais em suas operações

O Position Trade, por sua vez, é um tipo de operação mais longa que o Day Trade e o Swing Trade.

Essa modalidade dura entre duas semanas e vários meses, com o objetivo de lucrar se aproveitando de movimentos em longas tendências do mercado.

Por esse motivo, o tempo operacional mais usado é o gráfico semanal, e por isso é ótimo para quem não consegue ou não quer acompanhar o mercado o tempo todo.

O position trader não precisa ficar colado no seu computador o tempo todo, e por isso não sofre tanto com o desgaste emocional e custos operacionais como operadores de outras modalidades.

- Scalper Trader

O que é trader? - O Scalper é aquele que realiza inúmeras operações em um mesmo dia
O que é trader? - O Scalper é aquele que realiza inúmeras operações em um mesmo dia

O Scalper nada mais é do que um day trader ainda mais ativo, que realiza dezenas ou até centenas de operações no mesmo dia.

Só com essa informação você já deve ser capaz de imaginar o quão desgastante e como o trader deve ser focado para terminar o dia positivo…

Normalmente, o scalper usa gráficos bem curtos, como o de 1 minuto, ou até mesmo o Book de Ofertas.

Caso você esteja se perguntando: sim, é possível operar sem abrir um gráfico sequer, apenas olhando quem está comprando e vendendo determinado ativo no momento.

Essa técnica se chama Tape Reading ou Leitura de Fluxo, e é usada há muitos e muitos anos.

No Book de Ofertas, você consegue perceber os players que estão agindo e quem está vencendo a briga - os compradores ou os vendedores.

O que um trader faz no seu dia a dia?

O que é trader? - Como é a rotina de um trader?
O que é trader? - Como é a rotina de um trader?

Para responder corretamente à pergunta “o que é um trader?”, é importantíssimo entender como funciona a rotina desse profissional.

Basicamente, a rotina de um trader se baseia em analisar os ativos que ele acompanha, buscando pontos de entrada e saída que possam gerar ganhos.

Isso já demonstra algo indispensável para qualquer profissional: ter um planejamento.

Chamamos esse planejamento de trading plan, que envolve definir pontos de entrada, saída, objetivos e tamanho da posição.

Mas ainda mais importante do que isso é ter a disciplina para executar o que foi planejado.

Do que adianta passar horas do seu dia planejando suas operações se, na hora H, você “improvisar” e descartar tudo que foi pensado?

É nesse ponto que muitos traders pecam.

Na minha visão, ser disciplinado é o principal atributo de um trader.

Além de planejar seus trades e operar, um trader deve sempre estudar.

Não importa o estágio da sua carreira que você esteja: se parar de estudar, não vai alcançar resultados consistentes.

Busque sempre separar um horário do seu dia para revisar suas operações, anotar seus erros, estudar a teoria, assistir cursos, etc.

Um bom trader se molda com muito estudo e dedicação.

O que é preciso para ser trader?

O que é trader? - Não parar de estudar é um requisito indispensável para qualquer trader
O que é trader? - Não parar de estudar é um requisito indispensável para qualquer trader

Estudo, disciplina e resiliência. Parece simples, não é mesmo?

Muito pelo contrário…

No papel, ter esses três atributos é algo até trivial. Mas na prática, se manter disciplinado quando as coisas não saem conforme o planejado, ou resiliente quando você só acumula resultados negativos é uma missão realmente árdua.

O estudo técnico é a parte mais fácil. Só aqui no Portal do Trader você já consegue cumprir esse requisito - e com excelência. A partir dos nossos cursos gratuitos da Área Aprenda, você já aprenderá todo o básico que precisa para analisar e operar o ativo que quiser.

Entretanto, desenvolver sua disciplina pode ser muito mais complexo do que parece.

Se essa não é uma característica que “veio de fábrica”, você precisará aprender a treinar o seu psicológico de trader na marra.

E, por último, a resiliência é a capacidade de aguentar as pancadas que o mercado te dá e seguir em frente.

O que você deve ter em mente para desenvolver sua resiliência nesse ambiente é que o mercado não é uma corrida de 100 metros rasos, mas sim uma maratona.

O caminho é longo, cheio de obstáculos e dificuldades, e só chegará ao final quem souber cair, aprender com o tombo e se levantar ainda mais preparado.

Não posso falar sobre resiliência sem citar a famosa frase do lutador mais famoso da história do cinema, Rocky Balboa:

“Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto você aguenta apanhar e continuar. O quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha”

Como ser um trader do zero?

Existem alguns passos que você deve seguir para se tornar um trader do zero.

Vamos conferir agora 3 dicas imperdíveis para começar sua jornada como trader:

- Busque conteúdos gratuitos de qualidade

O que é trader? - Estude a partir de conteúdos gratuitos de qualidade na internet
O que é trader? - Estude a partir de conteúdos gratuitos de qualidade na internet

O melhor jeito de começar a estudar sobre o mercado é buscando conteúdos gratuitos de qualidade.

E aqui, no Portal do Trader, você tem acesso aos melhores cursos, artigos e aulas sobre os principais temas e assuntos do mercado financeiro: day trade, swing trade, criptomoedas, price action, mini contratos, análise técnica e muito mais - e sem pagar nada!

Esse direcionamento será fundamental para sua formação como trader.

E o principal: por ser tudo gratuito, você consegue descobrir logo de cara se realmente gosta do mercado de capitais e se está disposto a investir na sua capacitação de forma profissional.

- Comece pequeno

O que é trader? - Não comece a operar com rios de dinheiro…
O que é trader? - Não comece a operar com rios de dinheiro…

O impacto financeiro das suas perdas - que com certeza acontecerão - não pode tirar o seu foco.

É sempre preferível perder dinheiro fazendo o planejado e correto do que ganhar graças à sorte.

Digo isso por um motivo muito simples: não há consistência quando contamos apenas com a sorte.

Apenas a repetição e o aprendizado são capazes de nos trazer bons resultados no mercado. A sorte pode te ajudar uma ou duas vezes, mas não é uma aliada que sempre estará ao seu lado…

Por isso, é essencial que você comece operando pequeno.

Se você começar sua carreira com muito dinheiro, e perder tudo logo de cara, você realmente acha que terá forças para tentar novamente?

A verdade é que, se você não consegue ter resultados consistentes operando pequeno, por que teria sucesso com uma posição maior, onde a exigência emocional é muito superior?

- Seja disciplinado com seus registros

O que é trader? - Não deixe jamais de registrar todas as suas operações
O que é trader? - Não deixe jamais de registrar todas as suas operações

Se não soubermos o que deu certo e o que deu errado nas nossas operações, não há como melhorar nossa análise e execução.

A rotina de preenchimento de uma planilha com as entradas, saídas e aspectos comportamentais das nossas operações é essencial para a construção de um modelo sistemático de análise.

Esse processo pode te mostrar como funciona seu processo de tomada de decisão durante suas operações - o que é um conhecimento muito valioso para avaliar sua performance.

Mantenha sempre uma planilha atualizada com todos esses dados. Garanto que não irá se arrepender.

Como iniciar suas operações e ter uma vida de trader segura?

O primeiro passo é estudar o básico. Para isso, já recomendei aqui diversas vezes os nossos cursos gratuitos da Área Aprenda do Portal do Trader.

Logo após isso, você deve abrir uma conta em uma corretora de valores de sua preferência, para ter acesso ao mercado, às análises feitas por profissionais e às plataformas gráficas mais recomendadas.

É comum que muitos comecem operando em uma conta demo oferecida pela corretora. Essa estratégia pode ser muito interessante para iniciantes, que ainda não tiveram contato algum com o mercado. Entretanto, você só vai realmente evoluir quando começar a operar de verdade.

Afinal, como diz um famoso ditado do futebol: treino é treino, jogo é jogo. No trading não é nada diferente.

Em suma: adquira um conhecimento básico, crie sua conta em uma corretora, treine em uma conta demo por um tempo e parta logo para o campo de batalha!

Ele com certeza será o seu maior profissional nessa jornada.

O que é Trader: Quais são os tipos de traders?

É impossível responder à pergunta “o que é um trader?” sem explicar os principais tipos de traders que existem no mercado.

Muitas vezes, ao falarmos a palavra “trader”, a maioria das pessoas já imagina logo de cara alguém que passa o dia inteiro no escritório da sua casa, com uns 4 monitores lotados de gráficos e números coloridos…

Mas a verdade é que existem diversos tipos de traders no mercado financeiro.

Vamos falar agora sobre os 4 principais:

- Trader institucional

O que é trader? - O trader institucional é funcionário de alguma instituição financeira
O que é trader? - O trader institucional é funcionário de alguma instituição financeira

O trader institucional é um dos mais conhecidos tipos de trader.

Esse profissional, que costuma ser muito bem remunerado, trabalha em instituições financeiras, como bancos, corretoras, gestoras, fundos e seguradoras.

Podem trabalhar, por exemplo, na área da tesouraria, movimentando valores estratosféricos em nome da própria instituição - como um banco, por exemplo.

- Brokers (Traders que executam ordens)

Os brokers trabalham nas mesas de operação de corretoras ou de agentes autônomos de investimentos..

A rotina deles é, basicamente, executar ordens dos clientes na bolsa de valores.

Para ser um broker, é necessário ter a certificação da Ancord, se for trabalhar como agente autônomo credenciado a alguma corretora. Entretanto, se você trabalhar diretamente para a corretora, a certificação não é obrigatória, embora seja um diferencial.

Normalmente há a divisão entre assessores e brokers. Assessores cuidam de alocação de carteiras, que envolve investimentos em fundos, renda fixa, entre outras possibilidades, enquanto o broker cuida apenas da parte de renda variável dos clientes.

- Sales trader

O Sales trader tem o papel de oferecer estratégias aos seus clientes e, assim como o broker, executar ordens.

A grosso modo, esse profissional se encarrega do relacionamento com o cliente e também da parte operacional.

- Trader autônomo

O que é trader? - O trader autônomo, por sua vez, é aquele que trabalha de casa, seguindo suas próprias regras
O que é trader? - O trader autônomo, por sua vez, é aquele que trabalha de casa, seguindo suas próprias regras

O trader autônomo é o que estamos mais acostumados em falar.

É aquele profissional que não é ligado a nenhuma instituição, e na maioria das vezes opera de sua própria casa, com sua própria trading station.

Seu objetivo é obter resultados financeiros com a movimentação de seu próprio dinheiro.

Não precisa de nenhuma certificação, não trabalha com clientes, chefes e também não tem horários e nem metas estabelecidas por terceiros.

De certa maneira, o trader é seu próprio chefe.

Quais são os riscos e vantagens que os traders enfrentam?

  • Vantagens

As vantagens que mais me encantaram quando comecei foram, sem dúvida:

  • A possibilidade de trabalhar de qualquer lugar do mundo, usando apenas um computador e uma boa conexão de internet;
  • Não ter chefe nem horários rígidos, sendo o dono do meu próprio negócio;
  • Possibilidade de altos ganhos, de forma diretamente proporcional à minha capacidade de análise e operacional.
  • Riscos

Entretanto, nem tudo são flores. Também existem muitos riscos que um trader deve enfrentar diariamente.

Alguns deles são:

  • A chance de não ter sucesso e comprometer toda a minha reserva financeira
  • A frustração pela demora dos resultados
  • Constante pressão psicológica

Esses são pontos que atingem todo trader. É impossível ter uma jornada apenas com sucessos.

Quanto posso ganhar ao ser trader?

O que é trader? - É muito difícil definir a média salarial de um trader, pois se trata de uma atividade de performance
O que é trader? - É muito difícil definir a média salarial de um trader, pois se trata de uma atividade de performance

Logo após a pergunta sobre o que é trader, essa é a dúvida que mais escuto entre os aspirantes a traders na internet.

O trading é uma atividade de performance. Por isso, os ganhos de um trader são diretamente proporcionais ao seu desempenho no mercado.

É impossível dizer uma média, ou até um teto que um trader pode ganhar.

Conheço traders que têm prejuízo todo santo dia, outros que ganham um ou dois salários mínimos, e outros que ganham dezenas ou até centenas de milhares de reais por mês.

Assim como no futebol, a grande massa de traders não ganha valores exponenciais. Entretanto, alguns outros ganham valores realmente estratosféricos.

Por esse motivo, é impossível fazer uma média real.

Mas é fato que um trader pode ganhar muito dinheiro, se tiver resultados consistentes.

Como está o mercado de trabalho atualmente?

O mercado está mais aquecido do que nunca para traders institucionais.

Com a entrada de novos investidores na Bolsa, as empresas estão à procura de bons profissionais - e dispostas a pagar ótimos salários!

Além disso, um trader profissional, na maioria das vezes, também é capacitado para trabalhar como analista ou até mesmo como gestor em uma administradora de recursos (asset management) - especialmente os mais técnicos, que entendem tanto da análise técnica quanto da análise fundamentalista de ativos.

3 erros de traders iniciantes que você deve evitar

O que é trader? - Vamos descobrir os principais erros que todo trader iniciante deve evitar
O que é trader? - Vamos descobrir os principais erros que todo trader iniciante deve evitar

Existem alguns erros que muitos iniciantes cometem e que prejudicam muito seus primeiros passos nessa jornada. Vamos conferir agora quais são os 3 principais erros que você deve evitar ao máximo:

1. Não stopar uma posição, virando torcedor do ativo

O que é trader? - Tenha isso bem claro na sua cabeça desde já: você não é torcedor de um ativo
O que é trader? - Tenha isso bem claro na sua cabeça desde já: você não é torcedor de um ativo

Uma das melhores ferramentas que um trader tem acesso é o stop. Com ele, você pode controlar suas perdas automaticamente.

Não que o investidor de longo prazo também não possa fazer uso deste recurso, mas para o trader isso precisa estar incorporado ao seu mindset.

Se o trader não sair da posição perdedora, porque acredita que vai voltar ao preço de entrada, ele se torna um esperançoso. E a esperança é o canto da sereia neste mercado.

Como diz o ditado, o stop fere o ego, mas preserva o bolso.

O trader não pode estabelecer uma relação de amor com a ação de qualquer empresa.

Vejo que, por vezes, o trader não sai de uma posição ruim porque diz conhecer a empresa. Mas deixe-me contar um segredo:

Ser consumidor dos produtos da empresa não o transforma em um analista do setor.

A empresa pode ser ótima, mas será que a ação não está cara? Será que há algum novo concorrente, alguma nova legislação que está deixando os gestores e analistas pessimistas quanto ao futuro?

Tem muita coisa por trás da análise de uma empresa.

Motivos não faltam para uma ação subir ou cair, mas lembre que a queda pode ser apenas uma realização de lucros.

Para mim, a regra é bem simples: use stop e aceite ser stopado no prejuízo com frequência.

Do contrário, fica a dica: vire investidor de longo prazo.

2. Não ache que é fácil. Mesmo que você possua um dom especial

O que é trader? - Não ache que trading é uma tarefa fácil. Você terá que realmente sujar suas mãos para ter sucesso
O que é trader? - Não ache que trading é uma tarefa fácil. Você terá que realmente sujar suas mãos para ter sucesso

Se fosse fácil teríamos centenas de novos milionários todos os dias. Não confunda ser simples com ser fácil.

Acertar uma bolinha amarela com uma raquete, em teoria, é simples. Mas ser um tenista de alto nível não tem nada de fácil.

Tal qual um tenista profissional, para ser um trader profissional é preciso muito treino, dedicação e uma constante capacidade de se superar.

Ainda assim, nem todos chegam lá. Por cometer erros fatais no início ou por falta de paciência na obtenção de bons resultados.

E o mercado acionário esconde uma pegadinha. Ele te recebe de braços abertos, isso pode ser fatal. Mas como?

A bolsa de valores é democrática. Todos podem participar. Basta abrir conta numa corretora de valores, aportar um valor mínimo e comprar seu primeiro ativo.

Porém, existe um outro lado. O mesmo acesso fácil, que permite que quase todos participem, possibilita que qualquer um possa entrar e perder dinheiro.

O que eu quero dizer é que o mercado trata a todos da mesma forma, tenha você uma semana ou várias décadas de experiência.

Não existe um teste ou uma licença que te habilite ou não a operar. O acesso é livre.

Em outras áreas, o profissional começa como estagiário, vai crescendo na empresa, aumentando seus rendimentos, tendo mais responsabilidades e aumentando seus ganhos… Esta é a dinâmica.

Mas na bolsa não existe tolerância só porque você é “café com leite”.

Portanto, muito cuidado para não começar com muita vontade. Comece devagar e acelere aos poucos.

Se tiver alguma habilidade que tenha nascido junto com você, ótimo. Mas não menospreze as dificuldades que o mercado irá te apresentar.

3. Taxa de acerto não quer dizer nada

O que é trader? - Ao colocar tudo no papel você descobrirá que a taxa de acerto, por si só, não significa nada
O que é trader? - Ao colocar tudo no papel você descobrirá que a taxa de acerto, por si só, não significa nada

No trading, a medida que mais importa é chamada “win / loss” (ganho / perda). E o que isso quer dizer?

Em outras palavras, significa que o que fará a diferença nos seus resultados é a relação entre o quanto você ganha quando acerta um trade e quanto perde quando erra.

Se ao acertar o trade o ganho é longo e ao errar o stop é curto, poderá ter taxa de acerto abaixo de 50% e ainda assim ter sucesso no mercado.

Não ficou claro? Sem problema, vamos a um exemplo:

Imagine que você fez 10 operações. Em oito delas fechou a posição com lucro e, nas outras duas, com prejuízo. Uma belíssima taxa de acerto de 80%. Sensacional!

Porém, em cada uma das oito operações vitoriosas, conseguiu obter um lucro de 1%. Numa conta simples, teve lucro acumulado de 8%, certo?

E nas duas operações que deram errado teve um prejuízo de 5% em cada, ou seja, 10% no acumulado.

Resumindo, lucrou 8% e teve prejuízo de 10%. Saldo final negativo em 2%. Mesmo acertando 80% dos trades, o que é altíssimo.

Vamos a outro cenário:

Imagine que fez 10 operações. Em seis delas encerrou a posição com prejuízo e as outras quatro, com lucro. Uma taxa de acerto de 40%.

Porém, em cada uma das quatro operações vitoriosas, conseguiu obter um lucro de 2%. Numa conta simples, teve lucro acumulado de 8%.

E nas seis operações que deram errado teve um prejuízo de 1% em cada, ou seja, 6% no acumulado.

Resumindo, lucrou 8% e teve prejuízo de 6%. Saldo final positivo em 2%. Mesmo acertando apenas 40% dos trades, o que é, dependendo da sua estratégia, bem plausível.

A mensagem é: foque em alongar os ganhos e encurtar as perdas.

Para saber um pouco mais, separei o vídeo abaixo, sobre métricas de performance.

Como estudar para ser trader?

O que é trader? - Qual a melhor maneira de estudar?
O que é trader? - Qual a melhor maneira de estudar?

Vou te dar a melhor dica de como estudar para ser um trader.

Comece o mais rápido possível a estudar com os conteúdos gratuitos do Portal do Trader, principalmente com nossos cursos sobre Day Trade, Análise Técnica, Mini Contratos, entre outros.

Digo isso pois existem muitos charlatões nesse mercado. Traders inexperientes que vendem cursos completamente irreais, fazendo promessas claramente enganosas e chamativas com o único intuito de atrair cliques e vender cursos.

Não existem atalhos e nem fórmulas prontas. Se você quer se tornar um trader profissional, vai precisar investir tempo e dinheiro.

Os materiais gratuitos são excelentes para começar, mas não têm o objetivo de te tornar um trader profissional e avançado.

Para isso, não existe nada melhor que o Plano TNT, o treinamento profissionalizante para traders do Portal do Trader.

Nesse curso, por um valor ridiculamente baixo, você terá acesso a mais de 300 aulas, acesso direto a dezenas de professores e uma comunidade de traders engajada, e aprenderá absolutamente tudo sobre o universo trader.

E é esse tipo de investimento em sua carreira que diferencia os traders inconsistentes daqueles que realmente levam a sua carreira a sério.

Não te ensinamos fórmulas mágicas, e nem um método claro que irá te levar ao sucesso.

O que posso te garantir é que lá você terá acesso aos maiores professores desse mercado, que, combinados com a sua dedicação, podem te ajudar a alcançar esses resultados de maneira mais eficiente.

Dica bônus: Como ser um trader de sucesso

Se eu fosse dar uma dica para te ajudar na sua caminhada como trader, ela seria: foque em desenvolver seus aspectos psicológicos.

Está no aspecto emocional o segredo do sucesso. Isso é que separa o profissional do amador.

Não é uma estratégia escondida, desenvolvida por algum gênio, mas sim a capacidade de unir conhecimento técnico, aspectos mentais e gerenciamento de risco o que o fará ser um trader vitorioso.

Já dizia Alexander Elder, um trader psicanalista, que o mais importante são os 3 Ms: Método, Manejo de risco e Mente.

Se eu fosse dar peso a cada um dos “M's”, diria que mente e manejo de risco respondem por 80% do pacote.

  • Assista uma aula gratuita sobre os três M's.

Principais dúvidas sobre o que é Trader:

O que é trader? - Restou alguma dúvida? Vamos respondê-las!
O que é trader? - Restou alguma dúvida? Vamos respondê-las!

Ainda restou alguma dúvida sobre o que é trader? Sem problemas, vamos resolvê-las agora!

- O que é preciso para ser um trader?

Se eu pudesse responder com apenas uma palavra, seria dedicação.

O caminho é longo, cheio de obstáculos. Se não tiver persistência, o primeiro sinal de dificuldade te fará desistir.

Se não tiver paciência para estudar, não desenvolverá as habilidades necessárias para atuar em diferentes cenários.

Se faltar paciência, ficará frustrado com a demora dos resultados.

E não entenderá que o processo de evolução é lento e gradativo. Não tem como pular etapas.

E se não passar pelo processo de autoconhecimento sempre ficará à mercê das suas emoções.

Desta forma, não conseguirá o distanciamento necessário para poder enxergar de forma racional o que precisa ser feito em cada situação.

Se dedique a cada um dos aspectos que envolvem o trading. Esse é o único jeito de se tornar um trader com resultados consistentes.

- Quanto dinheiro eu preciso para ser um trader?

Essa com certeza é uma das perguntas mais relevantes para quem está começando.

Na prática, você vai precisar de dinheiro suficiente para operar o ativo que escolher, pagar os custos de operações e ainda ter uma reserva de segurança.

Diria que o valor ideal para começar a operar está por volta de R$5 mil - R$10 mil.

Com menos que isso, será difícil obter algum retorno relevante. E mais do que isso pode ser um pouco demais para você que está começando.

- Quem pode ser trader?

Qualquer um pode ser trader.

Mas atenção: isso não quer dizer que o trading é para todos. O acesso fácil ao mercado engana e pode facilmente produzir resultados ruins.

Podemos dizer que o trading tem apenas dois requisitos principais: o conhecimento técnico e o preparo mental.

Quanto ao primeiro, qualquer um consegue obter. Basta estudo, treino e repetição. Não há segredo algum.

Mas é no segundo requisito que mora o perigo.

Desenvolver um verdadeiro psicológico trader leva tempo, dedicação e muita força de vontade. Não é algo que se desenvolve da noite para o dia.

E sem essa mentalidade bem desenvolvida, dificilmente você obterá o sucesso que deseja.

- O que é um trader esportivo?

O trader esportivo é, como diz o próprio nome, aquele operador que realiza operações durante eventos esportivos, como jogos de futebol, basquete, e muito mais.

A grosso modo, é quem aposta em cima de partidas, se baseando em estatísticas e em análises esportivas.

Mas lembrando: não cabe aqui o papel de torcedor do seu time, sob o risco de comprometer toda sua análise.

Outro ponto relevante é que esse tipo de investimento não é regulamentado no Brasil. O efeito disso é que quem investe nesse tipo de operação está completamente sujeito às leis do país onde a empresa está sediada.

- Como ser um trader investindo pouco dinheiro?

Meu principal conselho é: não tenha pressa e não corte caminho, em hipótese alguma.

Se você começar com menos recursos, seus resultados demorarão mais para aparecer, mas tenha paciência e lembre de estabelecer um plano de prazos mais longos, com aumento gradativo de posição - apenas após ter resultados concretos.

Outra forma de começar com poucos recursos é tentar entrar em alguma mesa proprietária, em que uma empresa se responsabilizaria pela sua formação enquanto você presta serviços para elas. Pode ser uma boa forma de começar, se você tomar cuidado com a empresa que está escolhendo.

Conclusão

Neste Guia Completo, você definitivamente aprendeu o que é trader, o que ele faz, quanto ganha e como pode se tornar um.

A cada dia que passa, mais pessoas buscam entrar nesse mercado, que se desenvolve a passos largos.

Entretanto, a maioria das pessoas ainda tem uma visão muito superficial sobre o que é trader. Muitos acham que é um apostador, outros até acreditam que, por ser um especulador, se trata de algum tipo de atividade ilegal.

Se você chegou até aqui, deve ter entendido um ponto muito importante:

É essencial que você adquira o máximo de conhecimento possível.

E existe um caminho ideal para aprender como operar no mercado.

Acesse já o Curso Gratuito de Day Trade do Portal do Trader, e aprenda já - com os melhores traders do mercado - como operar nesta modalidade tão utilizada por tantos traders!

Espero que tenha te ajudado com este conteúdo. Até mais!

Imagem do autor - Eduardo Becker

quero aprender agora

Categorias

Caio Sasaki

Especialista em Fluxo e Tape Reading e uma das maiores referências do mundo trader no Brasil.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Aumente em até 10x suas chances no day trade

QUERO COMEÇAR O TNT 2.0

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.