O que você quer aprender?

Ir

DNA Operacional: cada trader é único, assim como você.

Por que uma mesma técnica não serve para todo mundo? Entenda porque traders profissionais desenvolvem o conhecido DNA Operacional.

Trader Profissional Jan 26, 2021

Pablo Picasso (1881 – 1973), pintor espanhol conhecido por sua impressionante criatividade e que revolucionou a forma de se fazer arte no mundo dizia: é preciso conhecer a técnica para esquecer a técnica.

Por trás dessa frase está uma ideia que transcende o mundo das artes e que pode ser utilizada para todas as profissões, indistintamente, inclusive a profissão trader.

Picasso entendia que a criatividade é a habilidade de criar conexões inéditas entre idéias pré-existentes. Mas para isso, é necessário que o artista conheça profundamente todas elas, que as conheça absoluta e inequivocamente, que as incorpore em seu modo de pensar de modo que funcionem como uma espécie de segunda natureza. Nesse ponto o artista estará livre para, sem se dar conta, ser capaz de utilizar a técnica mais efetiva para cada situação ou problema artístico com que se deparar.

Trabalhando dessa forma, o artista poderá para imprimir sua personalidade nas obras que produz. E é justamente esse fato que produz o estilo de cada artista. Você é capaz de reconhecer a autoria de um quadro que você nunca viu apenas reconhecendo o estilo com que foi pintado. É o estilo do artista que faz você reconhecer uma obra de Picasso, Van Gogh, Modigliani, Romero Brito e Os Gêmeos.

Este mesmo conceito pode ser extrapolado para a profissão de trader. Observe dois traders profissionais operando o mesmo ativo o dia inteiro. Ao final do dia, cada um apresentará um resultado diferente. Embora tenham aprendido as mesmas coisas, lido os mesmos livros e incorporado as mesmas técnicas, cada um é capaz de operar segundo sua própria personalidade, imprimindo sua marca pessoal em cada estratégia, em cada operação.

Fazendo um paralelo com o DNA biológico aquilo que nos dá identidade, denominamos DNA Operacional a identidade operacional do trader, o seu jeito próprio e único de operar.

Chegar ao ponto de poder imprimir sua personalidade no desempenho do seu trabalho é resultado de um longo processo de aprendizagem e de prática, muita prática. O caminho para chegar até lá é único e não pode ser copiado, nem no processo, nem nos resultados finais.

Começa-se estudando o que todos estudam, porque compreender os fundamentos do mercado é condição necessária para que se possa entender todo o resto. Como dizia o filósofo holandês Baruch de Espinoza (1632 - 1677), se quisermos conhecer verdadeiramente alguma coisa, devemos conhecê-las através de suas causas, e não por suas propriedades. Então, se pudermos compreender profundamente os movimentos do mercado e suas causas, a aplicação e até mesmo a criação de uma nova técnica será algo natural e fluente no trabalho do trader.

Uma vez conhecidos os fundamentos, seremos capazes de compreender todas as nuances daquilo que movimenta o mercado e responder a cada um desses movimentos com uma técnica ou ferramenta específica para aquela situação. E só se consegue fazer isso se tivermos sidos expostos à um grande número delas e construído nosso repertório de técnicas.

Para isso, é necessário que conheçamos bem o que já existe, observar traders mais experientes na sua aplicação e, mais que tudo, exercitar exaustivamente a aplicação prática de cada uma delas. Devemos praticá-las intensamente, de modo que gradativamente possamos incorporar cada uma delas ao nosso próprio jeito de ser e assim, paulatinamente, construir nosso DNA operacional.

Mas não se engane. Não basta conhecermos as técnicas. Nosso DNA operacional é construído a partir da ação conjunta de todos os elementos que compõe a atividade do trader. Dito de outro modo, não se constrói o DNA operacional apenas com a técnica, com a gestão financeira, com uma psicologia ou somente com conhecimentos sobre análise fundamentalista. Alcançar um estilo operacional requer que todos e cada um desses elementos estejam presentes, atuando em conjunto, o que cria em nossa mente uma rede de dados e informações que, depois de incorporados, poderão ser acessados instantaneamente a cada nuance do comportamento do mercado.

Por isso é preciso investir tempo e esforço na construção dessa base de dados. O caminho é longo, árduo e custoso. Obviamente esta trajetória será menos longa se nós pudermos contar com a ajuda de alguém mais experiente ou com profissionais de mercado que possam nos apontar de antemão o caminho a ser seguido, o que ajudará na fluidez do processo como um todo. Pode-se alcançar o mesmo resultado percorrendo o caminho sozinho mas, nesse caso, terá que passar por erros que poderiam ser evitados caso pudesse contar com a ajuda da experiência alheia.

O sucesso profissional na área de trading é um sonho acalentado por muitos, mas só o alcançam aqueles que estão dispostos a pagar o preço e aproveitar qualidades pessoais para forjar o seu próprio jeito de operar. Portanto, além de tempo, estudo, dedicação e persistência, é preciso ser original e utilizar suas próprias particularidades para criar eficiência. Somando estes elementos você construirá as bases que o levarão à conquista de seu DNA Operacional. Uma vez lá, você terá alcançado o que a maioria sonha.

Agora chegou a hora de você começar a desenvolver o seu DNA Operacional com os cursos da área Aprenda. Comece hoje mesmo gratuitamente.

Boas reflexões e a gente se vê no mercado!

Categorias

Caio Sasaki

Especialista em Fluxo e Tape Reading e uma das maiores referências do mundo trader no Brasil.

Caio Sasaki

Espero que você aprenda com esse artigo.

Logo Plano TNT

QUAL SEU PLANO PARA OBTER CONSISTÊNCIA NO TRADING?

QUERO COMEÇAR O PLANO TNT

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.