O que você quer aprender?

Ir

Como pensa um Trader Profissional?

Trader Profissional Jan 26, 2021

Todos nós, quando iniciamos uma nova atividade, trazemos conosco um conjunto de crenças e valores que foram construídos ao longo de nossa trajetória pessoal e que influencia poderosamente nossas atitudes ao encarar os desafios de uma nova profissão. Este sistema, cuja origem está na soma de todas as experiências, boas e más, que tivemos, tem como principal função proteger-nos e facilitar a vida.

A grande questão é que a atividade de trading exige uma postura mental um pouco diferente daquela que utilizamos em nossa vida cotidiana ou em muitas das profissões mais comuns, justamente por lidarmos com as emoções mais elementares como o medo e a ganância. Como seres humanos, temos a inclinação natural de, por temor, evitarmos os riscos, além de desejarmos obter sempre mais coisas que nos beneficiem; São justamente essas emoções, nossos maiores inimigos.

Como profissionais tomadores de risco por excelência cujo resultado visível é o ganho financeiro, se quisermos ser bem sucedidos nessa carreira teremos que adotar uma nova postura mental ou mindset. Ela definitivamente separará traders amadores de traders profissionais bem sucedidos.

No início de sua nova carreira, quase a totalidade dos traders iniciantes procura encontrar segurança em algum setup mágico, dotado de propriedades especiais que o tornarão vencedor, independente das emoções que os afetem.

Depois que assimilam as principais técnicas operacionais de trading, a maioria dos traders iniciantes passa a medir seu desempenho com base em apenas um indicador: o dinheiro. Adotam um pensamento binário: se a operação foi lucrativa, então o trade deu certo e, se deu prejuízo, certamente algo está errado e, provavelmente a culpa é do setup que não funciona, ou do ativo que é muito volátil ou do mercado que está difícil. E então trocam de setup tão logo o setup anterior lhes cause meia dúzia de prejuízos em sequência, ou trocam de ativo, ou de horário, ou de plataforma ou de corretora. A culpa pelos erros é sempre de alguém ou de alguma coisa. Então, cansados de procurar a técnica perfeita e, em muitos casos, financeiramente quebrados, entregam-se ao desânimo acreditando não possuírem talento para aquela profissão, abandonando-a.

A grande diferença que separa o trader iniciante do profissional é sua postura mental. Enquanto que traders iniciantes adotam um comportamento focado em resultados, profissionais são pessoas orientadas a processos, e isso faz toda a diferença.

Na prática, o trader orientado a resultados baseia o julgamento do seu desempenho nos ganhos ou perdas financeiras. Ao final da semana ou do mês, faz o balanço de perdas e ganhos, desconta custos e taxas e obtém um valor financeiro que será sua medida de desempenho. Para ele, se os ganhos forem crescentes e as perdas decrescentes, estarão indo bem.

Diferente do primeiro, o trader orientado a processos passa boa parte do seu tempo estudando seu trading system com o objetivo de alcançar máxima performance – que fique claro, trata-se de um ciclo contínuo de formulações, testes e avaliações, e não de uma solução definitiva e estática que dispensa manutenções. Então, ele o executa disciplinadamente ao logo de anos a fio, praticamente não se importando com os resultados de curto prazo, pois ele tem uma inabalável certeza de que se desempenhar bem, o lucro virá inexoravelmente.

O trader profissional orientado a processos sabe que existirão perdas frequentes e compreendem do modo mais profundo de que o resultado de uma determinada operação não está em suas mãos. Depois de criar seu trading plan e paciente e diligentemente esperar diante da tela de seus computador pelo surgimento dos sinais de entrada de seu setup, ele sabe que nada poderá fazer para garantir que o preço caminhe na exata direção de seu plano. Traders profissionais sabem que, independente do que ocorrer em uma operação específica, seu método, suas regras e disciplina o levarão ao sucesso no longo prazo. Focados na perfeita execução de sua estratégia, não vêem qualquer diferença entre um trade vencedor ou perdedor desde que tenham executado seu plano adequadamente. Assim, ganham e perdem com total indiferença, isentos de qualquer emoção. É um trabalho como outro qualquer.

O pensamento orientado a processos é definido pela capacidade de realizar as operações com um mindset completamente descolado do resultado, por mais contra-intuitivo que isso possa parecer. Traders profissionais avaliam suas operações com base em quão bem suas operações foram executadas, independente do resultado financeiro. Se foco está no processo, e não no ganho imediato, porque sabem que o ganho virá pelo conjunto dos resultados no longo prazo.

Listamos aqui diversas diferenças entre o pensamento voltado a processos e o pensamento orientado a resultados:

Orientado a Resultado

Orientado a Processo

Imediatista

Resultados de longo prazo

Buscar o setup matador, a técnica vencedora definitiva

Emprega um longo tempo testando um sistema completo de trading, sabendo que terá que aprimorá-lo com o passar do tempo

Perda de confiança após uma operação perdedora

Ganho de confiança após uma operação vencedora

Confiante em seu método, independente dos resultados que obtém. Executa suas operações com diligência e serenidade, independente do resultado.

Perdas encaradas pelo lado pessoal, sentimento de vingança

Perdas compõem uma parte inalienável do processo. São estatisticamente positivas

Resultados imediatos, dinheiro já

Resultados no longo prazo. O dinheiro virá se houver uma boa execução do sistema de trading

Muitas operações

Entra em uma operação somente se todos os seus critérios de entrada estiverem presentes, saindo dela quando os objetivos forem atingidos.

A culpa é do setup, da plataforma, do mercado, da corretora, das fases da Lua e do capitalismo selvagem

Não há culpados, mas sim componentes que devem ser reajustados.

Procura outro sistema tão logo tenha uma sequência de perdas

Se as perdas mostrarem-se relevantes, analisa e refina seu sistema, aprimorando ou substituindo o componente responsável pela falha

Caso queira tornar-se um trader profissional, o auto-conhecimento e aprimoramento são fatores primordiais. Conhecer aquilo que o separa do mindset adequado e orientado a processos poderá significar a diferença entre sucesso e fracasso.

Para isso, procure observar suas reações no exercício do seu trabalho.

· Quando em uma operação perdedora, você busca encontrar uma razão ou um culpado?

· Qual sua emoção dominante imediatamente após uma perda?

· Você fica feliz quando ganha uma operação mesmo tendo quebrado uma de suas regras?

· Qual é sua atitude diante de uma relativamente longa sequência de perdas?

· Você construiu um trading plan de longo prazo?

Ao perceber o que falta para que você, adote um mindset orientado a processos, esforce-se para modificar-se. É dolorido, é trabalhoso e levará tempo, mas o foco em um bom trabalho irá ajudá-lo a passar por essas transformações que trarão muitos benefícios no longo prazo. E se lhe parece um tanto difícil seguir um plano assim – inabalável, frio, metódico, objetivo e disciplinado – não se preocupe, pois volto a abordar estes “desafios” mais para frente.

Se, até lá, você quiser ir se preparando, tenho uma opção excelente para você: Curso de Psicologia para Traders Grátis! Aproveite esse curso para fortalecer sua disciplina e blindar sua mente, e agente se vê no mercado!

Imagem do autor - Eduardo Becker

quero aprender agora

Categorias

Caio Sasaki

Junto com Francisco Alves

Especialista em Fluxo e Tape Reading e uma das maiores referências do mundo trader no Brasil.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Aumente em até 10x suas chances no day trade

QUERO COMEÇAR O TNT 2.0

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.