O que você quer aprender?

Ir

Como perder o medo de operar na bolsa? 4 dicas importantes para operar com segurança

Começar a operar na Bolsa pode assustar alguns traders iniciantes, mas nesse post te darei 5 dicas importantíssimas que todos devem saber para iniciar essa jornada com mais segurança e eficiência!

Trader Iniciante Nov 30, 2021

O que vamos discutir neste post?

Por que operar na Bolsa de Valores?

Para entender como perder o medo de operar na Bolsa, é necessário compreender os motivos que levam a Bolsa de Valores a ser considerada como um dos melhores ambientes para se operar, investir e aplicar seu capital.

Em primeiro lugar, o mercado de capitais possibilita que traders, investidores e especuladores de diversos perfis encontrem os investimentos mais adequados para suas circunstâncias, objetivos e habilidades.

Não importa se você é um day trader, swing trader ou um holder, você com certeza encontrará alguma opção que se encaixe com seu perfil de investidor.

Como perder o medo de operar na Bolsa - Dentro da Bolsa de Valores você encontrará diversas opções de investimentos
Como perder o medo de operar na Bolsa - Dentro da Bolsa de Valores você encontrará diversas opções de investimentos

Além disso, a Bolsa de Valores é extremamente confiável.

Digo isso pois ela é uma instituição completamente regulada e supervisionada pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários, um órgão de fiscalização do mercado financeiro ligado ao Ministério da Economia.

Esse órgão é responsável por garantir a idoneidade dos agentes do mercado, supervisionando as atuações das empresas, agentes de investimento, analistas e muito mais.

Portanto, pode ficar tranquilo, seu dinheiro estará em um lugar seguro.

“Mas como assim, Augusto? Já ouvi diversas histórias de pessoas que colocaram seu dinheiro na Bolsa e perderam tudo logo em seguida!”

Muita calma nessa hora, meu caro trader.

Realmente, existem pessoas que, ao aplicar seu capital de maneira displicente, perdem grande parte do que investiram.

Entretanto, isso não acontece por conta de uma falta de confiabilidade da Bolsa de Valores, muito menos por algum roubo ou golpe.

Aposto com você que essas pessoas não tinham o conhecimento necessário para aplicar seu dinheiro e muito menos as práticas corretas para gerenciar seu risco e traçar um plano de ação.

E isso, infelizmente, é um cenário mais comum do que parece.

Muitos escutaram em algum lugar que investir na Bolsa “dá dinheiro”, e saíram juntando suas economias para tentar ganhar alguma coisa…..

Mal sabiam eles que esse ambiente, na verdade, pode ser um verdadeiro tanque de tubarões para quem não tem ideia do que está fazendo.

Como perder o medo de operar na Bolsa - Tome muito cuidado: se você não sabe o que está fazendo, a Bolsa pode se tornar um grande tanque de tubarões
Como perder o medo de operar na Bolsa - Tome muito cuidado: se você não sabe o que está fazendo, a Bolsa pode se tornar um grande tanque de tubarões

E pelo simples fato de você estar aqui agora, lendo esse post e estudando, já posso dizer que muito provavelmente você não terá o mesmo destino que essas pessoas.

Não estou dizendo que você não vai perder dinheiro algumas vezes, pois isso é realmente parte do processo, mas as práticas que ensinamos aqui no Portal do Trader te darão, ao longo do tempo, muito mais segurança para operar.

Então se você me perguntar:

“Augusto, por que devo operar na Bolsa?”

A minha melhor resposta será a seguinte:

Pois é possível, com um estudo guiado por especialistas do mercado, montar estratégias seguras - com um excelente gerenciamento de risco - e com um potencial de rentabilidade adequado aos seus objetivos.

E podemos fazer isso com diversos tipos de ativos:

E é importante ressaltar algo:

Tudo isso dependerá se você tem um psicológico bem trabalhado. E o que isso quer dizer?

Isso significa que você deve estar mentalmente preparado para lidar com perdas, ganhos, rápidas movimentações do mercado, altas, baixas e muito mais.

Pensando nisso, nós, do Portal do Trader, estamos disponibilizando de maneira 100% gratuita o nosso Curso de Psicologia do Trader, em que nossos professores te ensinarão como trabalhar seu psicológico para esse mercado, para que você aprenda como perder o medo de operar na Bolsa de uma vez por todas!

Como perder o medo de operar na Bolsa - Acesse já nosso curso gratuito de Psicologia para Traders!
Como perder o medo de operar na Bolsa - Acesse já nosso curso gratuito de Psicologia para Traders!

Aprenda também:

3 Vantagens de operar na bolsa de valores

Além de tudo que comentamos no tópico anterior, é importantíssimo entender todas as vantagens que o mercado financeiro oferece para realmente compreender como perder o medo de operar na Bolsa.

O mercado de capitais traz consigo algumas vantagens que você não encontrará em nenhum outro lugar.

Algumas delas vamos ver neste tópico, agora mesmo:

Ganhos de Investimento

O lucro é um dos principais - se não o principal - objetivo de um investidor
O lucro é um dos principais - se não o principal - objetivo de um investidor

É possível obter ganhos consideráveis com seus investimentos na Bolsa de Valores.

No mercado de capitais, ao investir em uma ação, por exemplo, podemos lucrar se, na hora da venda, ela ter passado por uma valorização.

Mas além disso, também é possível ganhar quando essa mesma ação se desvaloriza.

Isso se chama operar vendido, e se baseia em vender uma ação que você ainda não possui - através do aluguel de ações - e comprá-la novamente após isso, quando já tiver se valorizado.

Nessa operação, seu lucro foi essa diferença entre o preço de venda e o de compra.

Essa é apenas uma das possibilidades de se ganhar dinheiro na Bolsa de Valores.

Se seu perfil se encaixa como o day trade, saiba que também é possível ganhar dinheiro com operações curtíssimas, em determinados períodos de negociação.

Entretanto, se for um swing trader, é importante que você saiba que também é possível lucrar com operações semanais, em que você passa muito menos tempo diante das telas, o que pode ser uma grande vantagem para muitos.

Em suma, existem diversas maneiras de sair lucrando com seus investimentos, tudo vai depender da sua técnica, do seu perfil e dos seus conhecimentos sobre o mercado e a Bolsa.

Diversificação

A possibilidade de diversificar seus investimentos é uma das maiores vantagens que a Bolsa de Valores oferece.

Você já deve ter ouvido em algum lugar que “não se deve colocar todos os seus ovos em uma cesta só”.

E isso não poderia ser diferente no mercado financeiro.

Não é segredo para ninguém que a Bolsa - principalmente a brasileira - é muito volátil.

O cenário político e econômico do Brasil também é uma das causas dessa instabilidade. Escândalos políticos são, infelizmente, muito recorrentes, o que afeta a confiança dos investidores e, consequentemente, a Bolsa de Valores como um todo.

Por isso é importantíssimo diversificar seus investimentos.

Alguém que tinha 100% do seu capital alocado na Petrobras, por exemplo, durante as notícias dos escândalos de corrupção na empresa, provavelmente sofreu perdas dolorosas.

Quando você divide seu capital em diversos ativos, de setores e segmentos diferentes, você consegue diluir o risco total do mercado, que é formado pelo que chamamos, na macroeconomia, de risco específico e risco sistêmico.

O risco específico é aquele inerente à empresa e sua operação. Esse risco sempre estará presente, mas pode ser diluído quando seu capital não é alocado totalmente em uma só companhia.

O risco sistêmico, por sua vez, engloba o mercado todo. É um risco que envolve toda a economia, altamente influenciada pelas taxas de juros, inflação, e outros fatores econômicos mais complexos.

Investimento a longo prazo

Como perder o medo de operar na Bolsa - investir com foco no longo prazo pode ser uma opção muito interessante para certos perfis de investidores
Como perder o medo de operar na Bolsa - investir com foco no longo prazo pode ser uma opção muito interessante para certos perfis de investidores

Uma possibilidade que a Bolsa de Valores oferece a todos os investidores é a de investir com foco no longo prazo.

Essa é uma escolha muito interessante para os investidores que não estão muito acostumados com o alto risco das operações de curto prazo, e ainda assim prezam pela rentabilidade.

Dentro do mercado financeiro, costumamos chamar esses investidores de “holders”, em referência à modalidade de “Buy & Hold”, idealizada por Benjamin Graham, e popularizada ainda mais nos dias de hoje pelos magnatas Warren Buffet e Charlie Munger.

Essa modalidade, historicamente, traz retornos extremamente interessantes, com um risco menor que a média.

Entretanto, é necessário se valer muito de ferramentas como a análise fundamentalista, que vão basear sua análise recorrente das empresas e de suas operações.

Isso acontece pois, diferentemente do day trader, o holder possui o que chamamos de “mentalidade de sócio”, pois ele precisa realmente entender o funcionamento da companhia, seu modelo de negócios, suas operações e suas perspectivas futuras.

No gráfico abaixo, o economista e investidor Jeremy Siegel, em seu livro “Stocks for the Long Run”, demonstra a diferença de rentabilidade de ações, títulos públicos, dívidas, dólar e ouro no longo prazo:

Gráfico retirado do livro “Stocks for the Long Run”, do investidor Jeremy Siegel
Gráfico retirado do livro “Stocks for the Long Run”, do investidor Jeremy Siegel

O melhor desempenho, sem sombra de dúvidas, foi o das ações (“stocks”, em inglês). Isso demonstra que os investimentos no longo prazo realmente podem ser muito interessantes para determinados investidores.

E como perder o medo de operar na bolsa? 4 dicas importantes

Para que você entenda como perder o medo de operar na Bolsa, decidi listar 4 dicas importantíssimas que você deve seguir para operar de forma mais segura, sem se expor a riscos desnecessários:

Tenha uma boa estratégia

Como perder o medo de operar na Bolsa - Não comece a operar sem pensar em uma estratégia
Como perder o medo de operar na Bolsa - Não comece a operar sem pensar em uma estratégia

Ter uma boa estratégia é o princípio de tudo.

Afinal, como você pretende ir para o campo de batalha se não tem ideia do que fazer quando chegar lá?

A estratégia não só te dará um norte, mas também te ajudará a manter seu foco nos indicadores e ativos que realmente importam, assim evitando distrações e ruídos desnecessários.

Já imaginou se Napoleão Bonaparte, líder de um dos maiores impérios de todos os tempos, não colocasse todos seus esforços na criação de uma boa estratégia?

Provavelmente sequer saberíamos quem ele foi.

E o mesmo se aplica ao universo dos investimentos. Entretanto, ao invés de não ser lembrado nos livros de história, seu dinheiro é que será a maior vítima.

Trace um gerenciamento de riscos

O gerenciamento de riscos é parte essencial de qualquer estratégia.

Com ele você será capaz de aplicar uma quantia que não comprometa todo o seu capital, te dando maior tranquilidade na hora de operar.

Além disso, saberá a hora de sair de uma operação quando as coisas não andam bem, evitando perdas desnecessárias.

Traçar um bom gerenciamento de riscos exige disciplina, e, para te ajudar, gravamos uma aula completa sobre o assunto!

Assista abaixo:

Mantenha o emocional em dia: psicologia operacional avançada para traders

Trabalhar o seu psicológico é imprescindível para qualquer trader.

Afinal, é sua mente que estará ao seu lado em todas as suas operações, independentemente da complexidade delas.

Uma das coisas que mais escuto dos meus alunos é sobre o medo que existe em operar.

Muitos têm receio na hora de escolher uma quantia para aplicar, medo de perder o que está ganhando ou de se afundar ainda mais no loss.

Tudo isso é até justificável, mas pode ser facilmente evitado com um psicológico bem trabalhado.

É a sua inteligência emocional que irá te levar para o próximo patamar.

Nunca deixe de estudar

Como perder o medo de operar na Bolsa - Se manter atualizado é o hábito mais importante que você pode adquirir para qualquer área da sua vida
Como perder o medo de operar na Bolsa - Se manter atualizado é o hábito mais importante que você pode adquirir para qualquer área da sua vida

Esse é provavelmente o maior conselho que eu daria para qualquer um que viesse me procurar.

Manter-se atualizado é a melhor coisa que você pode fazer para se tornar um trader de resultados consistentes.

O mercado se inova, traders criam novas técnicas e métodos, e você não pode ficar para trás.

E para que você se mantenha em uma posição de destaque, temos a solução ideal:

Acesse a nossa ÁREA APRENDA, com dezenas de cursos 100% gratuitos sobre diversos assuntos do mundo dos investimentos, como day trade, swing trade, análise técnica, price action, psicologia para traders, e muito mais!

Quais são os riscos de investir em ações?

Se você me acompanhou até aqui, é porque realmente quer aprender como perder o medo de operar na Bolsa.

Mas não posso faltar com a verdade e te falar que o mercado financeiro é um mar de rosas, pois essa não é a realidade.

Existem sim alguns riscos, que podem variar de tamanho a depender do investidor.

Estes são aqueles que já discutimos em um dos tópicos anteriores, o risco específico e o sistêmico.

E eles podem ser observados na prática.

Você deve ter escutado sobre o circuit breaker que ocorreu no começo da pandemia aqui no Brasil.

Ele foi uma clara demonstração do risco sistêmico, em que o mercado sofreu uma oscilação extremamente agressiva por conta do cenário global.

Mas não precisamos ir tão longe para entender como esses riscos se manifestam na prática.

Empresas enfrentam diversos tipos de problemas rotineiramente, sejam relacionados às suas operações ou até escândalos políticos e administrativos.

Se você não levar esses pontos em consideração, pode acabar enfrentando, desprotegido, uma grande desvalorização de seus papéis, e sofrer sem necessidade.

Para evitar esses riscos, recomendo fortemente a diversificação de portfólio.

Isso é importantíssimo para montar uma carteira de investimentos balanceada e de acordo com seu perfil de risco.

Como investir em ações de forma segura?

Como perder o medo de operar na Bolsa - A segurança é um dos pontos que você mais deve prestar atenção nas suas operações
Como perder o medo de operar na Bolsa - A segurança é um dos pontos que você mais deve prestar atenção nas suas operações

Chegou a hora de finalmente aprender a como perder o medo de operar na Bolsa.

Não só é possível, como pode ser mais simples do que parece, investir em ações de forma segura.

Atenção: pode ser simples, mas nunca disse que seria fácil.

Isso vai exigir de você uma preparação prévia, estudo e muita disciplina.

Vamos conferir o que você deve fazer para investir de maneira mais segura:

Entenda como funciona o investimento

Jamais coloque seu dinheiro em algo que você não sabe como funciona.

Isso pode parecer simples, até óbvio, mas são poucos os que realmente colocam em prática.

Quantas histórias você já não deve ter ouvido sobre pessoas que colocaram todo seu dinheiro em alguma ação e acabaram perdendo tudo?

É a mesma história que comentei lá no começo do texto.

Infelizmente, a maioria das pessoas não se esforça o suficiente para realmente entender no que está investindo.

Se você for um holder, se preocupe em entender de cabo a rabo o funcionamento da empresa em que você está se tornando sócio.

Entenda como ela ganha dinheiro, quais são suas vantagens competitivas, suas fraquezas, suas perspectivas futuras, seus números, e muito mais.

Se você for um trader, entenda exatamente como funciona o ativo que você irá operar, estude a estratégia e modalidade de investimentos que irá adotar, e trabalhe muito bem seu psicológico.

Com tudo isso em mãos, você finalmente estará entendendo como funciona seu investimento.

Defina um plano de investimentos

Definir um plano de investimentos é essencial para garantir que você não está simplesmente “apostando na Mega Sena”.

Você deve saber qual será a periodicidade de seus investimentos, ou seja, de quanto em quanto tempo irá aplicar mais dinheiro, de quanto serão esses aportes, em quais ativos, e etc.

Se você está investindo com foco no longo prazo, isso é indispensável.

Trace esse plano e siga-o até o fim!

Entenda o seu perfil investidor

Entender seu perfil de investidor - também chamado de perfil suitability - pode te livrar de muitas dores de cabeça.

Não é segredo para ninguém que somos todos diferentes uns dos outros.

Alguns têm mais familiaridade com o risco, outros optam por uma rentabilidade menor em troca de maior segurança.

E o mercado acionário possui ativos que se encaixam com ambos esses perfis - e todos os demais!

Fazendo seu teste suitability, você descobrirá se é um investidor:

  • Conservador
  • Moderado
  • Arrojado/Agressivo

Com essa informação em mãos, decidir em qual ativo aplicar seu dinheiro se tornará bem mais simples.

O que devo saber antes de investir em ações?

Uma das coisas mais importantes que você deve saber para perder o medo de investir em ações é:

As perdas fazem parte do jogo.

Não é sempre que você vai lucrar, e isso é completamente normal.

Se você fez um gerenciamento de risco, traçou uma boa estratégia e sabe o que está fazendo, nenhuma perda irá te tirar do jogo.

Por isso prego que você deve investir com responsabilidade. Não aplique mais dinheiro do que você pode perder, e não se aventure em ativos com um risco muito além do que você está acostumado.

Com isso em mente, não há porque ter medo de operar na Bolsa.

Conclusão

Neste post você recebeu um tutorial prático de como perder o medo de operar na Bolsa de Valores.

Vimos as principais vantagens que o mercado de capitais oferece, qual passo a passo seguir para perder o medo de aplicar seu dinheiro, e ainda por cima você recebeu um guia básico sobre como investir em ações de forma prática e segura.

E, sejamos sinceros, não é tão difícil quanto você imaginava, não é mesmo?

Agora é a hora de dar o próximo passo.

Para realmente perder o medo de investir, você deve trabalhar o seu psicológico.

Para isso, oferecemos a você de forma totalmente gratuita o nosso Curso de Psicologia para Traders, em que nossos professores especialistas no assunto irão te mostrar como realmente desenvolver uma Mente de Trader, assim como os traders com resultados consistentes!

Espero que tenha conseguido te ajudar, e nos vemos no próximo post!

Imagem do autor - Eduardo Becker

quero aprender agora

Categorias

Caio Sasaki

Especialista em Fluxo e Tape Reading e uma das maiores referências do mundo trader no Brasil.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Aumente em até 10x suas chances no day trade

QUERO COMEÇAR O TNT 2.0

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.