O que você quer aprender?

Ir

O que é BM&F? Conheça a Bolsa de Mercadorias e Futuros

Neste post você vai descobrir o que é a BM&F - Bolsa de Mercadorias e Futuros, e entenderá sua história, como funciona, que tipos de ativos podem ser negociados, e como você pode ganhar dinheiro com uma maneira simples de se investir na Bolsa de Valores!

Trader Iniciante Jul 20, 2021

O que é BM&F? (Bolsa de Mercadorias e Futuros)?

BM&F Bovespa, que significa Bolsa de Mercadorias e Futuros - ou Bolsa de Valores -, não é nada mais, nada menos, do que um hub de negociações, focado na compra e venda de ativos à vista e futuros, como commodities, moedas, ações, taxas de juros, e muito mais.

Essa instituição possui uma repartição específica focada apenas no mercado futuro, que antigamente era conhecida somente como BM&F.

Neste post, discutiremos muito sobre esse ambiente de negociação em específico e suas peculiaridades.

Tal mercado possibilita que qualquer pessoa negocie os chamados contratos futuros de diversos tipos de produtos financeiros, com ordem, segurança e eficiência.

Eles funcionam da seguinte maneira: um produtor de milho, com medo de que o preço de sua safra caia nos próximos meses, procura maneiras de diminuir o risco de sofrer um grande prejuízo com essa variação.

O que é BM&F - Com os contratos futuros, um produtor pode proteger seu capital de variações inesperadas
O que é BM&F - Com os contratos futuros, um produtor pode proteger seu capital de variações inesperadas

Ele descobre a possibilidade de negociar, dentro da Bolsa de Valores, um contrato, em que o comprador se compromete a pagar, na data de vencimento desse acordo, o preço ATUAL do milho.

Ou seja, o produtor garante que venderá no momento certo parte de sua safra pelo preço atual de mercado - o que para ele é satisfatório - e se protege de uma possível variação negativa nos preços.

Para situações como essa, o mercado futuro se apresenta como uma opção de investimento possível.

Nos próximos tópicos iremos te explicar mais especificamente como, e você entenderá a importância da BM&F, então continue comigo.

Pronto para melhorar suas operações? Comece nossos cursos gratuitos!

Acessar Área Aprenda

História e Panorama Geral da BM&F

A BM&F surgiu a partir da fusão de duas Bolsas, em 1991: a Bolsa de Mercadorias de São Paulo e a Bolsa Mercantil de Futuros.

A primeira foi criada no dia 26 de outubro de 1917, por um grande grupo de empresários e industriais paulistas, com o objetivo de negociar contratos das mercadorias mais importantes da época: café, boi, milho, etc. Ela foi pioneira nesse quesito.

A Bolsa Mercantil de Futuros, por sua vez, surgiu em julho de 1985, e rapidamente ganhou muito destaque e se tornou uma das maiores bolsas de commodities do mundo inteiro.

Em 1991, ambas as instituições se uniram, e criaram a BM&F. A Bolsa de Mercadorias & Futuros era considerada uma das mais importantes do mundo, e o maior centro de negociações de derivativos do Mercosul.

O que é BM&F - Fachada da Bovespa, em São Paulo,  antes de sua última fusão
O que é BM&F - Fachada da Bovespa, em São Paulo, antes de sua última fusão

Em 2008, ocorreu um dos eventos mais importantes da história do mercado financeiro brasileiro: a fusão entre a BM&F e a Bovespa, a Bolsa de Valores de São Paulo.

Confira a seguir como isso ocorreu e o quão importante esse processo foi:

Fusão da BM&F e Bovespa

Primeiramente, vamos entender o que é a Bovespa.

Fundada em 23 de agosto de 1890, a até então chamada Bolsa Livre surge com o objetivo de desenvolver o mercado de capitais no Brasil.

Inclusive, é muito curioso entender como as negociações ocorriam nessa época - vamos falar mais sobre isso no próximo tópico.

Em 1967, se torna uma instituição independente, e recebe um novo nome: Bolsa de Valores de São Paulo.

Nessa época surgiram as primeiras corretoras de valores, operadores e diversos profissionais desse mercado.

Em 2008, a Bovespa anuncia o início de uma fusão com a BM&F, e a nova companhia resultante desse evento ficou conhecida como BM&FBovespa, e se tornaria a segunda maior Bolsa de Valores da América.

Imagine esse processo da seguinte maneira: duas das maiores instituições do mercado de capitais do continente, em comum acordo, decidiram integrar suas atividades operacionais em uma só empresa.

As gigantes nacionais colocaram o Brasil em destaque no cenário mundial: a BM&FBovespa se tornou, em valor de mercado, a terceira maior Bolsa do mundo.

Mas a história do mercado de renda variável brasileiro não para por aí.

Em 2017, uma nova fusão revolucionou novamente a economia nacional: essa enorme companhia se uniu à Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos - a Cetip.

E, mais uma vez, seu nome foi alterado. Hoje, a Bolsa de Valores brasileira é conhecida como B3 - Brasil, Bolsa, Balcão. Ela engloba tanto o mercado de ações e fundos imobiliários, quanto o mercado futuro.

O que é BM&F - Fachada atual da B3, a Bolsa de Valores brasileira, em São Paulo
O que é BM&F - Fachada atual da B3, a Bolsa de Valores brasileira, em São Paulo

Inclusive, essa organização é uma empresa de capital aberto, ou seja, está disponível para receber investimentos no mercado à vista!

Leia também:

Como funciona a BM&F?

Podemos dividir o funcionamento da Bolsa de Valores em duas épocas: o pré e o pós digitalização.

Nos dias de hoje, em que todas as instituições financeiras possuem as mais desenvolvidas tecnologias, o funcionamento da BM&F é muito mais seguro, simples e objetivo. Sentados em seus escritórios, os operadores realizam todas as negociações virtualmente, sem a menor necessidade de deslocamento.

O que é BM&F - Pregão da Bolsa de Valores nos dias de hoje. Com o desenvolvimento da tecnologia, todas as negociações passam por um sistema muito organizado, o que pode ser feito diretamente por um computador
O que é BM&F - Pregão da Bolsa de Valores nos dias de hoje. Com o desenvolvimento da tecnologia, todas as negociações passam por um sistema muito organizado, o que pode ser feito diretamente por um computador

Entretanto, nem sempre foi assim. Antes do surgimento de computadores capazes de processar as intensas operações da Bolsa, os investidores eram obrigados a comparecer presencialmente nos pregões, o que gerava cenas consideravelmente marcantes.

O que é BM&F - Pregão antigo na Bolsa de Valores, com centenas de compradores e vendedores negociando simultaneamente
O que é BM&F - Pregão antigo na Bolsa de Valores, com centenas de compradores e vendedores negociando simultaneamente

Nesta cena, a multidão negociava, em tempo real, contratos futuros de dólar, milho, boi, e muitos outros, com centenas de engravatados se degladiando pelas melhores negociações.

Entretanto, o profissionalismo da instituição era impressionante, e tudo costumava ocorrer com muito sucesso.

Mas atualmente, como funciona a BM&F?

Para responder esta pergunta, vamos retomar o exemplo do produtor de milho, citado no começo do texto.

Este profissional, ao aceitar tal operação, negociou o que chamamos de contrato futuro, um ativo específico desta Bolsa.

Neste tipo de operação, o bem negociado possui um código particular, com a data de vencimento do acordo explicitado nele. Vamos ver a seguir como isso funciona:

No caso do milho, o código utilizado é: CCM (representa o que é negociado) + mês de vencimento do contrato (cada mês é representado por uma letra) + ano de vencimento.

O que é BM&F - O produtor de milho, com contratos futuros, consegue se proteger de possíveis prejuízos.
O que é BM&F - O produtor de milho, com contratos futuros, consegue se proteger de possíveis prejuízos.

Ao operar um contrato com vencimento em janeiro (caracterizado pela letra “F”) de 2022, tal identificação será a correta: CCMF22.

Isso garante que ambas as partes saibam exatamente o que estão negociando, e possam tomar decisões mais seguras.

Entretanto, no caso de ativos do mercado à vista - ações, fundos imobiliários, e semelhantes - existe apenas um código para cada papel.

No caso da preferencial da Petrobrás ele é e sempre será PETR4. Já que não existe um vencimento nesta negociação, o código apenas demonstra o que está sendo negociado, e a qual classe ele pertence (ordinária ou preferencial).

Sabendo tudo isso, o investidor pode, a partir da sua corretora de valores, acessar a BM&F e negociar ativos futuros com a estratégia que preferir.

O que são contratos futuros na BM&F?

Contratos futuros são, em resumo, acordos de compra e venda de determinados bens em um prazo posterior.

Ou seja, é firmado o seguinte combinado: um operador se compromete a comprar, na data de vencimento do contrato, um determinado bem pelo valor atual (do dia em que a operação é realizada).

Com esse tipo de investimento, um comprador pode, apostando na valorização do preço de determinado ativo, comprar um contrato futuro com um prazo de vencimento adequado à sua previsão, e tentar lucrar em cima dessa variação.

O que é BM&F - Ao operar contratos futuros, o investidor pode buscar lucrar com quedas e valorizações de ativos
O que é BM&F - Ao operar contratos futuros, o investidor pode buscar lucrar com quedas e valorizações de ativos

Da mesma maneira, um vendedor que acredita na desvalorização de seu produto pode vender o mesmo bem, assim garantindo que conseguirá receber ao menos o valor atual de mercado.

Assim, a BM&F apresenta um tipo de investimento que, apesar de ser de alto risco, pode servir muito bem às necessidades de ambos os lados de uma negociação.

É importante frisar que existem diversos tipos de contratos futuros. Estão disponíveis para operações: milho, café, boi, juros, índice, dólar, entre muitos outros.

Cada um deles é negociado em determinadas quantidades. Vamos pegar como exemplo o Índice Bovespa.

Nesse caso, só é possível negociar 5 contratos no mínimo, o que pode ser um número elevado para pequenos investidores. E é por esse motivo que foram criados os mini contratos.

Com eles, o operador pode negociar lotes menores, o que resulta em operações mais eficientes.

No caso do Índice que utilizamos como exemplo, seu mini contrato engloba apenas um contrato, tornando-o mais acessível à maioria dos membros do mercado.

Pensando no seu aprendizado, nós, do Portal do Trader, disponibilizamos um curso 100% GRATUITO sobre Como Operar Mini Contratos! Aprenda como operar um dos ativos preferidos dos maiores traders do mercado!

Para garantir que você entendeu bem este conceito, vamos elaborar uma situação mais próxima à realidade da maioria dos investidores.

Imagine que você pretende realizar uma viagem para a Disney com seus filhos no final do ano. Fazendo uma conta simples, você calcula que precisará de aproximadamente U$ 10.000 (dez mil dólares) para cobrir todos os custos possíveis.

O que é BM&F - O contrato futuro de dólar pode ser um ativo interessante na situação descrita. Já que o foco seria a preservação do capital, os riscos seriam menores
O que é BM&F - O contrato futuro de dólar pode ser um ativo interessante na situação descrita. Já que o foco seria a preservação do capital, os riscos seriam menores

Entretanto, por conta da instável situação da economia brasileira, você teme que o Dólar possa se valorizar muito frente ao Real, e assim torne sua ideia mais cara do que o esperado.

Para se proteger disso, você pode comprar um mini contrato futuro de dólar com um vencimento próximo da data da sua viagem.

Dessa maneira, você irá comprar a quantidade necessária de moeda pelo preço atual, e evitará quaisquer surpresas com o câmbio, pois receberá o que era esperado, pagando o valor inicialmente planejado.

Nesse exemplo, a operação era muito mais simples, já que o lucro não era o objetivo, e sim a preservação do capital.

Quando o investidor busca ganhar dinheiro com as variações, recomendo fortemente que ele tenha muita cautela, pois é um investimento de alto risco.

Vantagens de Investir pela BM&F

Lembra quando falamos sobre a fusão da BM&F e da Bovespa, e da importância deste evento para o mercado?

A enorme diversidade de ativos e investimentos possíveis presente hoje na Bolsa de Valores existe muito por conta desse processo. A junção das duas entidades trouxe ao investidor o poder de escolher entre inúmeras opções.

Algumas delas são: Ações, Fundos de Investimento Imobiliários, ETFs, contratos futuros, mini contratos, entre muitos outros.

Cada uma dessas opções se encaixa com várias estratégias de investimento, o que irá depender muito do perfil de quem irá aportar o dinheiro, de seus objetivos, habilidades e etc.

A vantagem de saber o que é BM&F e quais são suas possibilidades é ter certeza que existem táticas, modalidades e ativos que podem se encaixar com diversos perfis e personalidades.

Comprar Ações de Empresas Brasileiras

Ao comprar ações de empresas brasileiras, você não está se tornando um mero financiador, mas sim um sócio das maiores companhias da América Latina, graças à criação da B3, que permitiu que isso fosse realizado sob sua operação.

E com isso, você pode se beneficiar da valorização das ações conforme essa empresa for aumentando seus lucros, sua geração de caixa e sua participação de mercado.

E além disso, ao comprar as chamadas ações ordinárias, você também se torna apto a participar das reuniões e votações dos acionistas - obviamente com um poder muito menor que os sócios majoritários.

Tal ponto é uma enorme vantagem de se investir na Bolsa de Valores em relação a outros tipos de investimentos, e pode ser aproveitado por qualquer um que esteja interessado!

Investir em ações de grandes empresas brasileiras pode proporcionar mais segurança, previsibilidade e rendimentos a uma carteira de investimentos.

Multiplicação de Capital

Investir em ações, dentro da B3, é uma das melhores formas de multiplicar seu capital ao longo do tempo.

Isso se dá por conta do alto potencial de crescimento de diversas empresas, e a possibilidade de você aportar seu dinheiro em companhias preparadas para tal expansão.

Vamos pegar como exemplo as ações da empresa Magazine Luiza. Os papéis da gigante do varejo brasileiro, em dezembro de 2015, custavam R$0,99.

Entretanto, em questão de alguns anos - mais especificamente no dia 8/2/2019 -, elas passariam a custar R$170,00. Uma valorização de mais de 17.000%.

O que é BM&F - Esse gráfico representa a valorização da Magazine Luiza ao longo do tempo.
O que é BM&F - Esse gráfico representa a valorização da Magazine Luiza ao longo do tempo.

O investidor que aportou seu capital na Magazine Luiza nesse período provavelmente conseguiu uma rentabilidade recorde, multiplicando seu capital em diversas vezes.

Apesar de esses números serem muito maiores do que o normal, tal valorização ainda acontece. Ao investir em empresas consistentes e com um grande potencial, você pode conseguir excelentes ganhos no mercado de ações.

Diversidade de Investimentos

A diversidade de ativos e investimentos presente hoje na Bolsa de Valores é imensa. Existem produtos financeiros para cada tipo de perfil de investidor, com diferentes níveis de risco, rentabilidade e complexidade!

Acima, citamos diversas destas oportunidades disponíveis para aplicação, e cabe a você, como investidor, escolher as que mais se encaixam com seus objetivos.

Lembre-se que você nunca deve colocar todos os seus ovos na mesma cesta. Apesar de ser uma frase repetida há séculos, ela se torna mais verdadeira a cada dia que passa.

A diversificação de investimentos tornará sua carteira mais segura e rentável, então aproveite as opções que o mercado te oferece!

Como investir pela BM&F? Passo a Passo

Investir pela BM&F é muito mais simples do que parece. Em resumo, você vai precisar de uma conta em alguma corretora de valores, e, a partir de sua plataforma, comprar o ativo que desejar!

Confira abaixo um passo a passo completo e didático:

Passo 1: Abrir conta em uma corretora de valores e transferir o dinheiro para a conta

O primeiro passo para investir na Bolsa de Valores é abrir sua conta na corretora de sua preferência.

Nesse rápido processo, você precisará inserir seus dados e fazer um teste criado pela própria instituição para definir o seu perfil de risco.

Essa etapa é obrigatória para todo investidor, mas é extremamente simples.

Feito isso, você já terá seu cadastro realizado com sucesso! Resta apenas transferir o dinheiro que você planeja aportar para a conta da corretora.

Assim, a parte burocrática já está concluída. O próximo passo é realmente botar a mão na massa!

Passo 2: Entrar no Home Broker e comprar o ativo

A partir do momento em que sua conta está devidamente ativada, você receberá acesso ao que chamamos de Home Broker.

O que é BM&F - Essa é uma das telas de um Home Broker, em que você deve realizar todas as suas operações
O que é BM&F - Essa é uma das telas de um Home Broker, em que você deve realizar todas as suas operações

Ele é basicamente a plataforma em que serão realizadas as compras e vendas de diversos ativos.

Com a tecnologia, tal área pode ser acessada por computadores e, em muitos casos, até por celulares!

Dentro do Home Broker, você irá se deparar com uma tela com os nomes de vários produtos financeiros e valores.

Você deve procurar pela opção “COMPRAR”, que provavelmente estará bem destacada.

Ao clicar nesse botão, você deverá preencher algumas informações, para que sua ordem de compra seja enviada corretamente ao sistema.

Algumas delas são: o código do ativo que você deseja investir, a quantidade de papéis desejada e o preço que pretende pagar - lembre-se que sua operação só será realizada caso outra pessoa aceite vender pelo preço que você inserir, então coloque valores factíveis.

E por último, mas não menos importante, você deverá inserir sua assinatura eletrônica. Ela é criada lá no Passo 1, quando você cria sua conta, para garantir a máxima segurança do seu dinheiro.

Com tudo isso feito, basta efetuar a operação de compra. Ela será enviada ao mercado, e, quando finalizada, lhe concederá a posse dos ativos que você adquiriu. É realmente um sistema fantástico, seguro e muito bem organizado!

O que é taxa de registro na BM&F ?

Na compra e venda de ativos no Bolsa de Valores, costumam ser cobradas algumas taxas e impostos, que, na grande maioria das vezes, sequer chegam a atrapalhar o investidor, pois são valores relativamente pequenos.

Um desses custos é conhecido como Taxa de Registro, cobrado diretamente pela B3. Seu valor final é composto por dois componentes: um valor fixo e um variável.

Tais valores dependem de alguns fatores, como o ativo escolhido e o volume da negociação. Para isso, a B3 disponibiliza tabelas com as informações necessárias neste link!

Você consegue checar qual foi o valor final dessa taxa através das notas de corretagem, que são enviadas para você após toda e qualquer negociação na Bolsa de Valores, com a descrição de todos os custos da operação.

Qual a diferença entre Bovespa, B3 e BM&F?

Agora que você já descobriu o que é BM&F, ficará muito simples entender a diferença entre ela, a B3 e a Bovespa.

De uma maneira didática, vamos retomar algumas informações que discutimos anteriormente.

No passado, foram criadas a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), atuante no mercado à vista, e a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), no mercado futuro .Eram duas instituições diferentes, porém complementares.

Em 2008, ambas decidem por realizar uma fusão, e integram suas atividades operacionais. O resultado desse processo foi o surgimento da BM&FBovespa, que, mais tarde, iria passar a se chamar B3.

O que é BM&F - A fusão da Bovespa, BM&F e Cetip formaram a B3, a atual Bolsa Brasileira, uma das mais importantes da América
O que é BM&F - A fusão da Bovespa, BM&F e Cetip formaram a B3, a atual Bolsa Brasileira, uma das mais importantes da América

Portanto, podemos resumir a diferença entre Bovespa, BM&F e B3 da seguinte maneira: Enquanto as duas primeiras eram as duas bolsas do passado, a última é a fusão entre ambas, englobando todos os mercados.

Conclusão sobre BM&F

Após a leitura desse post, você já é capaz de entender o que é BM&F, sua história, como ela REALMENTE funciona na prática, quais as vantagens de investir nela e como você pode ganhar dinheiro com essas operações, com um passo a passo completo para isso.

Você também entendeu o que é taxa de registro da Bolsa, quais as diferenças entre os mercados à vista e futuro, e muito mais!

Esse conhecimento irá te ajudar muito a evoluir como trader e investidor, e você terá acesso a novos tipos de ativos que poderão complementar várias de suas estratégias.

Mas para que isso aconteça, você deve continuar os seus estudos. Acesse a ÁREA APRENDA do Portal do Trader, e estude com os melhores cursos 100% GRATUITOS do mercado sobre investimentos e Bolsa de Valores!

Por hoje, é só. Espero que tenha gostado! Nos vemos no próximo post em breve!


Categorias

Augusto Andrea

Augusto Andrea é economista especializado em macroeconomia, ciclos e ativos de renda fixa.

Augusto Andrea

Espero que você aprenda com esse artigo.

Logo Plano TNT

QUAL SEU PLANO PARA OBTER CONSISTÊNCIA NO TRADING?

QUERO COMEÇAR O PLANO TNT

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.