O que você quer aprender?

Ir

Mesa proprietária: como funciona, vantagens e como trabalhar

Mesa proprietária é uma empresa que disponibiliza seu capital para terceiros operarem. Dessa maneira, um trader pode começar a operar sem utilizar seu próprio dinheiro, em nome de uma instituição. Entenda como elas funcionam e se vale a pena trabalhar em uma.

Day Trade Nov 16, 2021

O que vamos discutir neste post?

O que é a mesa proprietária?

Uma mesa proprietária é uma empresa que disponibiliza seu próprio capital para que terceiros operem.

Na maioria das vezes, esses terceiros são traders iniciantes, sem treinamento e experiência no mercado.

De maneira resumida, as mesas proprietárias oferecem, em troca dos serviços dos traders, cursos de aperfeiçoamento profissional, capital para operar em nome da empresa e, muitas vezes, networking em um local físico.

Pode-se fazer uma analogia com um fundo de investimento. Enquanto um fundo contrata um gestor profissional, uma mesa contrata vários traders remunerados de acordo com sua performance.

Uma história interessante é que eu mesmo comecei minha carreira profissional operando em uma mesa proprietária.

Em 2006, quando ainda não era um trader com resultados consistentes, vi a oportunidade de começar minha jornada ao lado de uma das grandes mesas do mundo na época, e não a desperdicei.

Durante praticamente 2 anos da minha vida operei em uma mesa, principalmente em ações americanas
Durante praticamente 2 anos da minha vida operei em uma mesa, principalmente em ações americanas

Durante alguns anos operei junto a essa empresa, recebendo um treinamento qualificado para a época, e me formando como um trader profissional, operando inclusive ações da NASDAQ.

Por isso, acho que posso te ajudar bastante a entender como essas empresas funcionam, e te mostrar como elas sofreram uma grande transformação nas últimas décadas.

  • Quer começar a operar na Bolsa de Valores mas não sabe como? Acesse já nossos cursos 100% gratuitos de investimentos, trading e mercado financeiro na ÁREA APRENDA do Portal do Trader!

3 vantagens de trabalhar em uma mesa proprietária

À primeira vista, trabalhar em uma dessas instituições parece um ótimo negócio.

Poder operar com o dinheiro de terceiros, com tecnologia de ponta e ainda por cima recebendo um treinamento profissional parece ser o sonho de muitos.

Na época em que comecei a operar, isso realmente parecia ser um paraíso.

A tecnologia não estava ao alcance de todos, o trading em si não era tão acessível para a imensa maioria das pessoas, e eu tinha na minha frente uma oportunidade incrível de adentrar nesse mercado dessa maneira.

Além disso, os custos operacionais eram bem elevados, e a alavancagem oferecida a players institucionais era bem mais atraente.

E já que uma mesa funciona como um fundo, a possibilidade de alavancagem era muito melhor.

Para a empresa, contratar vários traders iniciantes, e treiná-los com seus programas internos é benéfico por um simples motivo:

Enquanto um gestor profissional iria focar em estratégias de longo prazo, as operações de curto prazo realizadas pelos traders contratados possibilitam uma maior potencialização de ganhos via alavancagem.

E por motivos de liquidez, é melhor que existam centenas de operações alavancadas, o que se torna possível com a contratação de vários traders.

Esse é o modelo de uma mesa proprietária. Agora vamos entender as 3 principais vantagens de trabalhar nestas instituições para os traders:

Networking entre traders

Na maioria das vezes, as mesas disponibilizam aos traders um local físico para operar, com tecnologia de ponta e ao lado de centenas ou até milhares de outros traders.

O networking que é proporcionado nessas empresas pode ser um atrativo para muitos
O networking que é proporcionado nessas empresas pode ser um atrativo para muitos

Isso possibilita um grande networking entre esses profissionais, que passarão horas e horas por dia dentro de um mesmo ambiente, trocando conhecimento, experiências e recomendações.

A princípio, isso parece excelente.

Afinal, quem não gostaria de ter ao seu lado parceiros que sabem o que estão fazendo, que podem tirar suas dúvidas em tempo real e te ajudar a performar melhor, e, no final do mês, receber uma comissão maior?

Entretanto, nem tudo são flores.

A realidade é que os traders que estarão ao seu lado terão a mesma experiência que você.

Para as mesas, faz mais sentido contratar traders iniciantes e treiná-los ao invés de investir nos experientes.

Por isso, não imagine que você terá um guru ao seu lado, com todas as respostas para seus problemas e dúvidas.

O máximo que acontecerá é conhecer pessoas com a mesma disposição em aprender que você, que buscam estudar e praticar cada vez mais. E isso por si só já é uma grande vantagem.

Muitas vezes, o início da carreira de um trader é bem solitária.

Não é segredo para ninguém que a carreira de um trader, muitas vezes, pode ser bem solitária
Não é segredo para ninguém que a carreira de um trader, muitas vezes, pode ser bem solitária

No seu grupo de amigos são poucos os que realmente entendem com o que você trabalha.

Na sua família, você provavelmente já teve que ouvir aquela sua tia te perguntar, em todo Natal, “o que você está fazendo da vida?”, e você teve que responder, repetidamente, a mesma coisa.

É algo normal, todos passamos por isso de alguma forma.

E por esse motivo, ter ao seu lado traders dispostos a aprender, e que realmente entendem o que você está fazendo, pode ser uma grande vantagem, mesmo que psicologicamente.

Melhor gestão de riscos

A gestão de riscos é um problema que assola grande parte dos traders, principalmente os iniciantes.

Isso acontece pois nós, seres humanos, somos naturalmente gananciosos.

Quando começamos a operar, fazemos de tudo para terminar o dia positivo. E muitas vezes isso é a pior coisa que você pode fazer.

Uma gestão de riscos bem feita é essencial para a constância dos seus resultados, e a ganância muitas vezes acaba te atrapalhando.

Quantas vezes você já não ouviu histórias de traders que começaram o dia ganhando e, movidos pela adrenalina, continuaram a operar mesmo já tendo batido sua meta de gain e, no final, acabaram perdendo tudo?

É mais comum do que parece.

E em uma mesa proprietária, sua gestão de riscos será muito mais eficiente.

Isso acontece, principalmente, por 2 motivos:

  • Seu risco total será diluído em centenas ou milhares de operações, comandadas pelos seus companheiros. Isso é uma vantagem para a mesa, mas também há vantagem para o trader.
  • Toda mesa possui um controller, ou seja, uma espécie de gerente que controlará sua exposição ao risco, e te dirá quando parar, se necessário.
A presença de um controller pode te ajudar muito a gerir melhor seu risco
A presença de um controller pode te ajudar muito a gerir melhor seu risco

Por isso podemos dizer que a melhor gestão de riscos é uma grande vantagem de trabalhar como trader de uma mesa.

Nosso professor Marcos Moore gravou uma Masterclass sobre gestão de risco, em que ele discute os principais pontos que você deve prestar atenção na hora de montar sua estratégia de controle:

Operar com capital da mesa proprietária

Essa é provavelmente a principal vantagem dentre todas, ou pelo menos a que mais chama atenção.

Operar com um dinheiro que não é seu pode ser um grande alívio para iniciantes. Não só por não expor seu capital, como inibir ações irresponsáveis, dado que o dinheiro pertence a outra pessoa.

Isso traz mais tranquilidade e responsabilidade para operar, e possibilita que traders com pouco capital sejam apresentados ao mercado na prática.

Principais desvantagens de trabalhar em uma mesa proprietária

Apesar de existirem algumas vantagens de trabalhar em uma mesa, também existem inúmeras desvantagens.

Primeiramente, você deve entender que o cenário do mercado financeiro sofreu uma radical transformação dos anos 2000 para cá.

Foto: Wall Street, a avenida que representa o mercado financeiro americano e mundial, que sofreu uma imensa mudança nos últimos anos
Foto: Wall Street, a avenida que representa o mercado financeiro americano e mundial, que sofreu uma imensa mudança nos últimos anos

A tecnologia evoluiu, os custos diminuíram, o acesso ao conhecimento ficou muito mais fácil e o mercado se tornou muito mais agradável para traders “pessoa física”.

Por isso, muito do que as mesas oferecem hoje se tornou acessível a todos, e não podem mais ser consideradas “vantagens”.

Você, em sua casa, consegue ter acesso a custos, tecnologia e alavancagem melhores que há 15 anos atrás, quando esses atributos eram exclusivos para players institucionais.

O acesso à informação também foi democratizado. Hoje, um iniciante consegue entender como o mercado financeiro funciona de maneira muito mais rápida do que antigamente.

E como se não bastasse, seu lucro é uma das principais desvantagens de operar dessa maneira.

Dentro de uma mesa proprietária, se você tomar prejuízo em alguma operação, esse valor fica “armazenado” no seu saldo, e você deverá lucrar o suficiente nas próximas operações para primeiramente abater esse prejuízo, e só depois voltar a ter algum ganho real.

Além disso, mesmo se você realmente terminar o mês com algum lucro, ele sofrerá várias reduções até chegar ao seu bolso.

Primeiramente, você deverá pagar os custos operacionais.

Após isso, deve pagar os 20% de impostos sobre o day trade (operações mais adotadas nas “props’). E como se não fosse o suficiente, a mesa ainda pegará a sua fatia, que tende a ser uma parcela considerável. Após tudo isso, o dinheiro finalmente chega à sua conta.

E você pensa que acabou?

Agora chegou a hora do leão da Receita Federal pegar a sua parcela também, pois a primeira tributação foi em cima das operações da mesa e a segunda acontece quando você, como um prestador de serviço para a mesa - é assim que se estabelece a relação com o trader - recebe a sua parcela.

No final, se você conseguir colocar 30% do seu ganho no bolso, será muito.

Não se engane: você não verá a maior parte do dinheiro que você ganhar no seu bolso
Não se engane: você não verá a maior parte do dinheiro que você ganhar no seu bolso

Ou seja, independentemente de quanto você performar, você provavelmente só vai embolsar e torno de do que ganhar.

Outro fator que você realmente deve prestar atenção é que, no Brasil, essas empresas não são reguladas.

Você não terá um vínculo empregatício com a empresa, não poderá comprovar que trabalha como trader para ela, e nem nada parecido, caso seja necessário.

Como escolher uma mesa proprietária?

Meu principal conselho para quem realmente deseja trabalhar em uma dessas empresas, mesmo após considerar todas essas desvantagens, é analisar atentamente o programa educativo que ela oferece.

Esse é provavelmente o maior “ouro” que uma mesa pode te oferecer.

Se ela tiver um curso bom, com convivência presencial com outros traders, oferecendo auxílio de um time já formado e mais experiente, pode ser que você esteja diante de uma oportunidade interessante.

Apesar de isso ser raro hoje em dia, não posso dizer que é impossível.

Entretanto, aí está outro ponto negativo do modelo de negócios dessas empresas, que podemos utilizar para refletir.

Por que ela ofereceria tudo isso para um trader se, a partir do momento em que ele adquirisse alguma constância, a primeira coisa que faria é se demitir e começar a operar por conta própria?

Não existem motivos para continuar a receber apenas ⅓ do que lucrar no mercado em uma mesa, se é possível operar sozinho. E a partir de agora, com experiência prática.

Leia também:

Quem pode operar em uma mesa proprietária?

Não existe nenhuma barreira para operar em uma mesa.

Desde que você seja escolhido pela empresa, pague as taxas necessárias e se mantenha com uma performance mínima, você pode muito bem trabalhar nesse ramo.

Por este motivo essa atividade pode acabar sendo atraente para alguns. Com uma barreira de entrada bem pequena, muitos enxergam uma oportunidade única - mas sabemos que na realidade as coisas são um pouco mais complexas….

Afinal, a mesa proprietária vale a pena?

Será que trabalhar em uma dessas empresas vale a pena?
Será que trabalhar em uma dessas empresas vale a pena?

Particularmente, minha resposta é simples e direta: na maioria dos casos não vale a pena trabalhar em uma mesa proprietária.

Se chegou até aqui, deve ter percebido que as coisas que eram consideradas vantagens décadas atrás, hoje em dia não são nada demais.

No começo da minha carreira, esse ramo era, sem dúvida alguma, uma ótima oportunidade.

Entretanto, hoje em dia, se meu filho me dissesse que gostaria de ser trader, eu iria sugerir alguns outros caminhos.

E também sugiro isso à maioria das pessoas. É óbvio que tudo depende dos objetivos e circunstâncias das pessoas, mas, em geral, não considero esse caminho uma boa opção.

Por exemplo, é comum as pessoas afirmarem que possuem conhecimento, mas não possuem capital, então, neste caso, tenho uma sugestão muito mais atraente:trabalhar para alguma instituição com salários e bônus muito atraentes.

Aqui no Portal do Trader, no nosso Curso 100% Gratuito “Profissão Viver de Mercado”, indicamos diversos caminhos diferentes que um trader/investidor pode percorrer para realmente viver do mercado, e que se encaixam em diversos perfis diferentes!

Dúvidas frequentes

Hora de responder às dúvidas mais frequentes sobre este assunto!
Hora de responder às dúvidas mais frequentes sobre este assunto!

Ainda existem algumas perguntas recorrentes que costumo receber em minha caixinha de perguntas no meu perfil do Instagram, e decidi responder as 3 principais dúvidas sobre este tema:

Como trabalhar numa mesa proprietária?

Cada empresa possui um processo seletivo.

Assim como em um vestibular, cada mesa possui um critério de aprovação, que costumam incluir períodos de testes práticos, testes de performance e conhecimento técnico, etc.

Isso serve como uma peneira, para selecionar os candidatos que possuem uma condição mínima de operar com o dinheiro da instituição.

E aí entra o paradoxo:

Se você é capaz de operar com o dinheiro deles, por qual razão não opera como o seu, com custos muito menores?

No fim das contas, esses processos seletivos são comumente uma fonte de receita importante para as mesas, dado que eles costumam ser pagos.

Quanto ganha um trader de mesa proprietária?

Um trader de mesa ganha um valor proporcional à sua performance.

Se acumular muitos lucros, pode acabar ganhando algum dinheiro, mas, se acumular prejuízos, pode demorar até embolsar algum valor relevante.

Aí entra uma grande diferença entre as mesas brasileiras e as estrangeiras.

Enquanto as instituições brasileiras abocanham uma grande porção da performance do trader, as mesas de fora do Brasil retém apenas uma pequena porcentagem desse total.

Mas por que isso acontece?

Quando um player institucional opera com valores muito altos, a Bolsa de Valores dá alguns descontos nos custos operacionais para essas empresas.

Com isso, o que acontece é o seguinte:

A empresa agora possui custos muito baixos, enquanto os traders pagam custos normais, mesmo ganhando praticamente 100% de sua performance.

Com isso, a mesa ganha nessa diferença (no mercado é chamado de spread) entre o baixíssimo custo que ela paga e o custo pago pelos traders.

E já que ela possui dezenas, centenas ou até milhares de traders embaixo de um mesmo CNPJ, isso acaba promovendo um volume muito alto, o que gera um desconto razoável.

Entretanto, no Brasil, isso ainda não acontece. Pode ser que esse seja o futuro das mesas nacionais, mas ainda não dá para dizer….

Como ser trader de mesa proprietária?

Para ser trader de uma mesa, você basicamente deve operar de acordo com as regras de gestão de risco estabelecidas.

Ou seja, você não pode simplesmente performar de qualquer jeito. Você não pode, por exemplo, entrar em uma operação com um ganho muito pequeno e um stop muito longo,se a mesa decidir que você está assumindo um risco completamente desproporcional.

Como em qualquer empresa, você deve seguir as regras de conduta pré-estabelecidas.

Portanto, além de ser um bom operador, você também deve ser bom de seguir regras e combinados.

Conclusão

A mesa proprietária já foi um negócio muito bom, mas hoje em dia perdeu muitas de suas vantagens.

Apesar de ter um marketing muito interessante, a realidade não confirma as expectativas.

A grande quantidade de desvantagens e a baixa margem de lucro que você pode obter em uma mesa são os principais argumentos que utilizo para não recomendar esse caminho para ninguém.

Conheço pouquíssimos traders que realmente ganham muito dinheiro nesse ramo, mas estes trabalham em mesas fechadas, que não captam traders abertamente.

Se quiser aprender outras formas de viver do mercado financeiro, como operar na Bolsa de Valores e como utilizar as ferramentas mais queridas dos grandes traders, acesse já nossa ÁREA APRENDA, e tenha acesso 100% gratuito a dezenas de cursos feitos pelos nossos professores!

Espero que esse post tenha te ajudado, e até a próxima!

Categorias

Caio Sasaki

Especialista em Fluxo e Tape Reading e uma das maiores referências do mundo trader no Brasil.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Logo Plano TNT

QUAL SEU PLANO PARA OBTER CONSISTÊNCIA NO TRADING?

QUERO COMEÇAR O PLANO TNT

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.