O que acontece se juntarmos as profissões de trader, psiquiatra, professor e escritor? Bem, a resposta mais conhecida para esta pergunta provocativa está na cabeça de todos os traders: Dr. Alexander Elder, autor dos livros sobre trading mais vendidos no mundo entre eles o Trading for a Living (Como se transformar em um operador e investidor de sucesso).

Este é um livro cuja leitura é obrigatória para todo aquele que pretende se tornar um trader. Sua importância se deve ao fato dele tratar dos aspectos mais relevantes quando o assunto é ganhar dinheiro no mercado de renda variável.

Foi nele que o Dr. Elder imortalizou aquilo que ele classifica como os pilares do trader de sucesso.

Method (Método), Money (Manejo de risco) e Mind (Mente)

Ele chegou a esse conceito quando, no início de sua trajetória como trader, rapidamente percebeu que descobrir e utilizar um setup eficiente não lhe garantiriam nenhum sucesso por mais que tentasse.

Ele percebeu que um setup ou um método de trading se resume simplesmente a uma tomada de decisão sobre os três pontos principais de uma operação: um ponto de entrada e dois pontos de saída (Loss e Gain).

Ele tentou diversos métodos e descobriu que todos podem funcionar, sendo alguns mais eficientes e outros menos. Desde a análise fundamentalista utilizada por investidores de longo prazo, passando pela análise técnica e pela análise de fluxo, ele descobriu que qualquer método funciona porque todos eles dirão onde entrar e onde sair de uma operação, além de sugerir a direção mais provável para onde irá o preço.

Então, percebendo que os movimentos do mercado têm mais a ver com probabilidade e estatística do que com previsão de futuro, o Dr. Elder imaginou que se pudéssemos conduzir nossas operações de tal forma que limitássemos as perdas e maximizássemos os ganhos, isso faria com que sobrasse dinheiro no bolso após as operações.

A idéia é reduzir as perdas quando se perde, já que são inevitáveis, e deixar o trade correr até o gain planejado pelo seu método. A forma popular de se dizer a mesma coisa é perder de colherinha e ganhar de canecão.

Dentro disso, e de acordo com o capital alocado para o trabalho de trading, é fundamental determinar e limitar que porção dele será colocada a risco em cada operação. Dessa forma, fazer o manejo de risco para minimizar as perdas e conservar os ganhos é a forma de, no longo prazo, acumular dinheiro.

E finalmente, de nada adianta tudo isso se o trader ficar nervoso na hora de operar. É aí que entra a mente ou a psicologia do trader.

O trading deveria ser algo até mesmo mecânico, mas nossas emoções são especialistas em boicotar nossas mais bem planejadas operações. Medo e a ganância são companheiros presentes na vida de todo trader. O que podemos fazer é compreender os mecanismos que ditam o comportamento dessas duas poderosas emoções e criar um sistema de condicionamento mental para nos livrarmos delas ou pelo menos sabermos lidar com essas emoções.

Mas isso não é suficiente – temos que aprender a ler o comportamento das massas que é resultado da psicologia coletiva de todos os traders atuando simultaneamente no mercado. Grandes movimentos conduzidos por medo e ganância direcionam os preços do mercado o tempo todo. Saber reconhecer esse comportamento através dos movimento do mercado é também tarefa de um trader.

Dos três pilares do Dr. Elder a psicologia é seguramente a parte mais difícil de se dominar. Técnicas são fáceis de aprender – bastam algumas aulas, fundamentação teórica, aplicação prática e treino que qualquer um mais ou menos dotado intelectualmente será capaz de, com o tempo, dominar.

A gestão do capital e o manejo de risco, embora obedeçam a critérios técnicos, são um pouco mais difíceis de controlar já que envolvem a relação com eventuais perdas e isso afeta diretamente nossas emoções. Mas, de todo modo, é algo também bastante factível.

A grande questão que se liga diretamente ao sucesso do trader é que, isoladamente, nenhuma delas será capaz de garantir consistência operacional e financeira. é fundamental que os três Ms do Dr. Alexander Elder estejam presentes, dominados e automatizados na vida do trader.

Não é por outro motivo o sucesso de seus livros. Todos eles tratam do conjunto de atributos e atividades necessárias para que alguém possa obter sucesso como trader profissional.

Esta frase do Dr. Elder sintetiza seus ensinamentos de uma maneira inequívoca:

“O sucesso no trading depende dos 3 Ms – Método, Manejo de Risco e Mente. Traders iniciantes focam somente em análises (Método), mas os traders profissionais operam utilizando as três dimensões. Mantêm-se o tempo todo conscientes da psicologia do trade, de seus próprios sentimentos e da psicologia de massa dos mercados. Cada trader precisa ter um método para escolher seus ativos e definir com absoluto rigor onde e quando entrar e sair de uma operação. Seu ganho financeiro será determinado pela soma disso tudo com o modo como maneja seu capital de trading e a psicologia: sua e dos mercados”.