Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Esqueceu sua senha? Clique aqui!

Ou então, entre com suas redes sociais

  Entrar com Facebook

  Entrar com Google

Ainda não possui uma conta?

Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Cadastre-se agora e tenha acesso a todo o nosso conteúdo gratuitamente!

Ao se cadastrar, você concorda com os nossos termos de uso e em receber nossos emails.


Se preferir, cadastre-se com Facebook ou Google

Já possui uma conta?

Alexander Elder: entenda os três M's para ser um Trader consistente!

O que acontece se juntarmos as profissões de trader, psiquiatra, professor e escritor? Bem, a resposta mais conhecida para essa pergunta provocativa está na cabeça de todos os traders: Dr. Alexander Elder, autor dos livros sobre trading mais vendidos no mundo; entre eles o "Trading for a Living" (Como se transformar em um operador e investidor de sucesso).

Este é um livro cuja leitura é obrigatória para aqueles que pretendem se tornar um trader. Sua importância se deve ao fato de ele tratar dos aspectos mais relevantes quando o assunto é ganhar dinheiro no mercado de renda variável.

Foi nele que o Dr. Elder imortalizou aquilo que ele classifica como os pilares do trader de sucesso.

Method (Método), Money (Manejo de risco) e Mind (Mente)

Ele chegou a esse conceito, quando, no início de sua trajetória como trader, rapidamente percebeu que descobrir e utilizar um setup eficiente não lhe garantiriam nenhum sucesso por mais que tentasse.

O autor percebeu que um setup ou um método de trading se resume simplesmente a uma tomada de decisão sobre os três pontos principais de uma operação: um ponto de entrada e dois pontos de saída (Loss e Gain).

Ele tentou diversos métodos e descobriu que todos podem funcionar, sendo alguns mais eficientes e outros menos. Desde a análise fundamentalista utilizada por investidores de longo prazo, passando pela análise técnica e pela análise de fluxo, ele descobriu que qualquer método funciona porque todos eles dirão onde entrar e onde sair de uma operação, além de sugerir a direção mais provável para onde irá o preço.

Então, percebendo que os movimentos do mercado têm mais a ver com probabilidade e estatística do que com previsão de futuro, o Dr. Elder imaginou que, se pudéssemos conduzir nossas operações de tal forma que limitássemos as perdas e maximizássemos os ganhos, isso faria com que sobrasse dinheiro no bolso após as operações.

A ideia é reduzir as perdas quando se perde, já que são inevitáveis, e deixar o trade correr até o gain planejado pelo seu método. A forma popular de se dizer a mesma coisa é perder de colherinha e ganhar de canecão.

Com base nisso e de acordo com o capital alocado para o trabalho de trading, é fundamental determinar e limitar que porção dele será colocada a risco em cada operação. Dessa forma, fazer o manejo de risco para minimizar as perdas e conservar os ganhos é a forma de, a longo prazo, acumular dinheiro.

E finalmente, de nada adianta tudo isso se o trader ficar nervoso na hora de operar. É aí que entra a mente ou a psicologia do trader.

O trading deveria ser algo até mesmo mecânico, mas nossas emoções são especialistas em boicotar nossas mais bem planejadas operações. Medo e a ganância são companheiros presentes na vida de todo trader. O que podemos fazer é compreender os mecanismos que ditam o comportamento dessas duas poderosas emoções e criar um sistema de condicionamento mental para nos livrarmos delas ou pelo menos sabermos lidar com essas emoções.

Mas isso não é suficiente – temos que aprender a ler o comportamento das massas, que é resultado da psicologia coletiva de todos os traders atuando simultaneamente no mercado. Grandes movimentos conduzidos por medo e ganância direcionam os preços do mercado o tempo todo. Saber reconhecer esse comportamento por meio dos movimento do mercado é também tarefa de um trader.

Dos três pilares descritos pelo Dr. Elder, a psicologia é seguramente a parte mais difícil de se dominar. Técnicas são fáceis de aprender. Bastam algumas aulas, fundamentação teórica, aplicação prática e treino que qualquer um mais ou menos dotado intelectualmente será capaz de, com o tempo, dominar.

A gestão do capital e o manejo de risco, embora obedeçam a critérios técnicos, são um pouco mais difíceis de controlar, já que envolvem a relação com eventuais perdas e isso afeta diretamente nossas emoções. No entanto, de todo modo, é algo também bastante factível.

A grande questão que se liga diretamente ao sucesso do trader é que, isoladamente, nenhuma delas será capaz de garantir consistência operacional e financeira. É fundamental que os três Ms do Dr. Alexander Elder estejam presentes, dominados e automatizados na vida do trader.

Não é por outro motivo o sucesso de seus livros. Todos eles tratam do conjunto de atributos e atividades necessárias para que alguém possa obter sucesso como trader profissional.

Esta frase do Dr. Elder sintetiza seus ensinamentos de uma maneira inequívoca:

“O sucesso no trading depende dos 3 Ms – Método, Manejo de Risco e Mente. Traders iniciantes focam somente em análises (Método), mas os traders profissionais operam utilizando as três dimensões. Mantêm-se o tempo todo conscientes da psicologia do trade, de seus próprios sentimentos e da psicologia de massa dos mercados. Cada trader precisa ter um método para escolher seus ativos e definir com absoluto rigor onde e quando entrar e sair de uma operação. Seu ganho financeiro será determinado pela soma disso tudo com o modo como maneja seu capital de trading e a psicologia: sua e dos mercados”.

Os especialistas do Portal do Trader desenvolveram um plano completo para você evoluir seu operacional, seja começando do zero ou aprimorando suas técnicas preferidas. Aprenda hoje mesmo com aulas gratuitas que já estão liberadas: Comece o Plano TNT.

Teste seu aprendizado

A que se referem os 3 M’s de Alexander Elder?

Ganhe acesso completo grátis

Junte-se a mais de 300 mil traders e investidores e veja você mesmo por que o Portal do Trader é o site mais confiável de conteúdo sobre Trading e Bolsa de Valores.

Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.

  AULAS