Se você é como a maioria dos traders, certamente começou sua jornada rumo ao fascinante mundo do trading acreditando que seria capaz de encontrar um setup vencedor e que bastaria executá-lo para que sua conta bancária mudasse de patamar em pouco tempo.

Esse tipo de atitude é bastante natural e todos nós passamos por isso. Com o passar do tempo, rapidamente percebemos que não basta um setup bacana. A consistência no trading depende de um conjunto importante de variáveis, muitas das quais sequer tomamos conhecimento no início.

Por essa razão é fundamental que passemos algum tempo desbravando o mundo do trading para que tenhamos condições de conhecer os elementos que impactam o caminho da busca da consistência.

Chegará então o momento em que o trader sentirá a necessidade de uma organização e uma metodologia de trabalho e que para isso terá que elaborar um plano. Ali ele colocará seus objetivos, metas e prazos e isso possibilitará organizar seu trabalho e direcionar seus esforços em direção a seu grande objetivo no trading.

Contudo, não basta ter um plano que dure até o primeiro Loss. Seguir o plano requer disciplina, força de vontade e uma gestão ativa dos componentes do plano para aprimorá-lo cada vez mais.

Do que se trata, afinal, o Trading Plan?


O trading plan é um conjunto de definições que dizem ao trader o que deve ser feito,quando, como e porque. Ele deverá levar em consideração a personalidade do trader, suas expectativas pessoas, regras de gerenciamento de risco e um Trading System ou Setup, que é por onde, equivocadamente, a maioria começa.

O trading plan ajudará o trader a manter-se disciplinado, ajudando-o a limitar erros e minimizar as perdas financeiras. Além disso, ele irá estabelecer regras para a tomada de decisão que, seguidas com rigor, o impedirão de tomar decisões equivocadas movido pela emoção do momento. Isto inclusive facilita muito a vida do trader que terá simplesmente que seguir as regras do plano quase de modo automático.

Muito parecido com um mapa, o trading plan proporciona um caminho bastante claro para o trader alcançar o seu objetivo. Como em uma viagem rodoviária, o plano contemplará um destino que, no caso do trader, serão suas metas, e mostrará o caminho para atingi-las e também o que deve ser feito para alcançar aquele destino.

Entre outros elementos, o trading plan irá responder a perguntas relacionadas à sua motivação para o trading, à sua atitude perante o risco, ao tempo disponível para o desenvolvimento da atividade e ao conjunto de conhecimentos técnicos necessários para se alcançar os objetivos estabelecidos.

Setup não é Trading Plan


Como você já deve ter percebido, o trading plan é muito mais do que apenas encontrar um setup vencedor. Este, aliás, é apenas parte daquele e é conhecido pelo nome de Trading System, que consiste basicamente nas definições dos pontos de entrada e de saída do trade segundo algum método ou técnica.

Você poderá ter mais do que um Trading System. Digamos que você pretenda operar mercados em tendência e mercados em consolidação. Para isso, certamente terá que possuir os setups adequados para cada situação de mercado já que, neste exemplo, o que funciona para uma, não funcionará para outra.

Muitas pessoas, senão a maioria delas, começa justamente pelo trading system e rapidamente descobrem que ele, por si só, não basta. E quanto mais rápido você se conscientizar deste fato, menos dinheiro irá perder durante a fase de aprendizado e mais rapidamente será capaz de construir o seu trading plan.

A grande questão que se coloca é que para ser capaz de elaborar o seu plano, você terá que passar por diversas situações de mercado até descobrir o que funciona e, principalmente, o que não funciona. Só então, com essa pequena experiência agregada, você será capaz de elaborar um plano que funcione.

O Programa de Treinamento TNT ajuda o trader a encurtar este caminho porque ele já vem com a experiência de pessoas que já percorreram este caminho, o que contribui para diminuir o tempo necessário para a elaboração de um plano, além de ajudar a economizar recursos e diminuir o stress psicológico inerente ao processo.

Ao longo das próximas aulas você aprenderá uma pouco mais sobre os componentes necessários à elaboração de um trading plan, o que contribuirá para a aceleração do seu processo de aprendizagem.