O que você quer aprender?

Ir

Melhores ações para Day Trade 2022: Quais são e estratégias para comprar e vender ações no mesmo dia

Existem algumas ações que são as mais recomendadas para o day trade por conta de suas características. Vamos descobrir quais são elas, quais são as principais estratégias que você pode utilizar e como operar na prática.

Day Trade Nov 11, 2021

O que vamos discutir neste post?

Como funcionam as operações day trade?

Antes de saber quais são as melhores ações para Day Trade, é importante entender como essas operações de curtíssimo prazo funcionam na prática.

As operações de Day Trade são aquelas iniciadas e encerradas dentro de uma mesma sessão do mercado, como explica nosso professor Caio Sasaki em nosso Guia Completo sobre Day Trade.

Ou seja, sempre que você, dentro de um mesmo pregão, iniciar e encerrar uma operação em um mesmo ativo, com a mesma quantidade, você está fazendo um day trade.

Mais simples do que esperava, não é mesmo?

Por conta dessas características, são consideradas operações de curtíssimo prazo, exigindo velocidade de raciocínio e capacidade de tomada de decisões por parte do trader.

As operações de Day Trade são consideradas de curtíssimo prazo
As operações de Day Trade são consideradas de curtíssimo prazo

A velocidade é necessária para aproveitar as melhores oportunidades, que surgem conforme o mercado oscila e os preços variam diante dos seus olhos.

A tomada de decisão é importantíssima para decidir quando entrar ou sair de uma operação na hora certa, com o suporte de ferramentas como a Análise Técnica e Tape Reading, por exemplo.

Também é importante ressaltar um fato: o Day Trade não é para todos.

É uma modalidade de investimento que exige um psicológico muito bem trabalhado e alinhado, foco, velocidade de raciocínio e um certo capital para poder ter maior segurança.

Não recomendo que um total iniciante já comece a operar no seu primeiro dia de mercado. É importante ter um preparo - tanto conceitual quanto prático - e um guia para evitar os erros mais cometidos pelos iniciantes.

Para isso, disponibilizamos na Área Aprenda do Portal do Trader um Curso 100% gratuito em que você aprenderá o Curso Day Trade do zero!

Nesse curso, o nosso professor Caio Sasaki ensina toda a base necessária para que você consiga começar a operar na bolsa de valores, de maneira didática e feita especialmente para você que está começando agora!

Continue aprendendo:

Melhores ações para Day trade hoje (Top 3)

Vamos agora ver quais são as melhores ações para Day Trade, os motivos pelos quais as colocamos nessa lista e como você pode avaliar em quais ativos deve ou não operar!

Escolhi essas ações com base na liquidez e volume de negociação de cada uma delas. Ou seja, analisando todo o mercado, escolhi as que se destacam nesses indicadores, e que com isso se tornam ótimos alvos para operações de Day Trade.

Esses são alguns dos indicadores mais importantes para decidir se deve ou não entrar em uma operação.

Ativos sem liquidez e volume não são boas escolhas para o Day Trade, prefira sempre papéis que se destacam nesses pontos e/ou que tenham tido uma maior oscilação nos últimos pregões.

Vamos listar a seguir algumas das melhores ações para Day Trade na Bolsa de Valores:

PETR4

As ações da Petrobrás (PETR4) são algumas das mais negociadas de toda a Bolsa de Valores!

A Petrobras, uma das maiores empresas do Brasil, é sem dúvidas uma das melhores ações para trading
A Petrobras, uma das maiores empresas do Brasil, é sem dúvidas uma das melhores ações para trading

Elas se encaixam muito bem em todos os pontos que comentei logo acima, possuindo uma grande liquidez e volume de negociações.

Inclusive, esse é um dos papéis preferidos de grande parte dos investidores, muito por conta dessas suas características, além de ter uma grande relevância dentro do Ibovespa e da Bolsa em si.

Leia também: Opções PETR4: Como operar e quais benefícios de investir

VALE3

Os papéis da VALE3 (Vale S.A.) também são “queridinhos” do mercado, pelos mesmos motivos que os da Petrobrás.

VALE3 já se provou ser uma das melhores ações para Day Trade ao longo dos anos
VALE3 já se provou ser uma das melhores ações para Day Trade ao longo dos anos

Com uma grande liquidez e volume de negociações, as ações da Vale se tornam uma ótima opção para grande parte dos investidores, principalmente os day traders.

ITUB4

Por fim, não poderia deixar de comentar sobre as ações do Itaú Unibanco (ITUB4).

Os papéis do Itaú são alguns dos preferidos dos grandes traders
Os papéis do Itaú são alguns dos preferidos dos grandes traders

Por conta de seu tamanho, sendo um dos maiores bancos da América Latina, as ações do Itaú possuem grande liquidez e volume, sendo diariamente um dos ativos mais negociados por traders e investidores.

Seja para Day Trade ou para o longo prazo, o Itaú vem ganhando muito destaque nos últimos anos.

Como analisar e escolher os melhores ativos para day trade?

Como disse no tópico anterior, para analisar e escolher as melhores ações para Day Trade, você deve prestar muita atenção em alguns indicadores muito importantes para essa modalidade de investimentos, tais como:

  • Liquidez
  • Volume de negociação
  • Volatilidade

Prefira sempre ativos que possuem alta liquidez e volume de negociações, e uma volatilidade adequada às suas habilidades no trading.

Esses são alguns dos ativos mais importantes para uma boa análise de mercado
Esses são alguns dos ativos mais importantes para uma boa análise de mercado

Não queira operar pela primeira vez na vida no ativo mais volátil da Bolsa, pois você provavelmente perderá dinheiro.

Sim, é verdade que grandes oscilações de preço trazem consigo grandes oportunidades de trading, mas, como tudo na vida, você deve ter preparo antes de se aventurar com os peixes grandes.

Ações com tais características, como as citadas no tópico anterior, são muito interessantes para todo day trader.

Tente manter esse padrão de análise para todo e qualquer ativo, dessa maneira suas chances de escolher o ativo errado antes de começar suas operações diminui drasticamente.

Como negociar as melhores ações para operar day trade?

Existe um passo a passo que deve ser seguido para negociar, na prática, as melhores ações para Day Trade.

Siga este passo a passo para começar a negociar as melhores ações para Day Trade
Siga este passo a passo para começar a negociar as melhores ações para Day Trade

Vamos ver a seguir os 3 passos que você deve seguir para começar a operar da maneira correta:

Passo 1: Escolha um enfoque para sua análise técnica.

O primeiro passo para avaliar o desempenho de uma ação é escolher um enfoque.

Não tente sair por aí analisando todos os indicadores de uma ação, pois você só vai se confundir e se encher de trabalho. Isso realmente não é necessário.

Você pode escolher um indicador, ou alguma área da Análise Técnica, e focar sua análise, para ser mais eficiente.

Um exemplo é a média móvel, que é um dos primeiros indicadores que os traders são apresentados.

Elas podem ter diversas variações e tem ótima usabilidade em ativos que estejam com uma tendência bem definida.

Passo 2: Teste como ela teria se saído nos últimos 6 meses / 1 ano através do Backtest

O próximo passo é testar como a ação escolhida teria se saído nos últimos 6 meses ou 1 ano. A esse processo damos o nome de Backtest.

Fazer o Backtest utilizando-se da Análise Técnica é uma das práticas mais importantes para todo e qualquer trader que busca resultados consistentes.

Particularmente falando, é um dos meus processos preferidos, em que consigo enxergar grandes oportunidades, melhorar minha performance e, principalmente, aprender com meus erros e acertos.

Faça esse Backtest, e analise tudo o que for possível. Dessa maneira, se os resultados forem positivos, é um sinal de que essa pode ser uma boa ação para você operar.

Passo 3: Execute

Agora é hora de partir pro campo de batalha.

Com toda sua análise já feita, se seu ativo passou em todos os testes que você fez, é hora de colocar a mão na massa e operar de verdade.

Se prepare física e psicologicamente para mais um dia de operação, revise toda sua teoria, anotações e o que for necessário e comece suas negociações na Bolsa!

Melhor horário para operar as ações para day trade

Não existe um horário universal e ideal para operar, mas sem dúvidas o período da manhã pode trazer grandes oportunidades.

A parte da manhã é um dos horários mais propícios para as operações de Day Trade
A parte da manhã é um dos horários mais propícios para as operações de Day Trade

Digo isso pois essa parte do dia é a que contém maior volume de negociação, o que por si só é um grande ponto positivo para qualquer day trader.

Além disso, é um período em que a maioria das pessoas está mais concentrada, disposta e focada, o que é muito importante para a sua performance. O psicológico deve sempre ser olhado com atenção.

Por outro lado, caso você deseje colocar grandes posições, o período do fechamento de mercado pode ser interessante.

Tudo depende do seu objetivo. Mas na maioria das vezes a parte da manhã é a mais recomendada.

Se quiser saber mais sobre este assunto, leia o post que fiz aqui no Blog sobre os períodos de negociação da Bolsa de Valores!

O que são as ações fracionadas para day trade?

Ações fracionadas, como diz seu próprio nome, não são nada mais do que frações de lotes de ações, negociados no chamado mercado fracionário.

De maneira resumida, o mercado de ações funciona da seguinte forma:

No mercado comum, são vendidos lotes de ações, contendo 100 papéis cada. Por conta desta elevada quantidade de ações, estes lotes costumam ter um preço elevado.

Se cada papel custa R$35,00, um lote comum custará R$3.500,00. Como podemos imaginar, não são todos que possuem este dinheiro disponível para aplicar na Bolsa.

Para muitos investidores, investir grandes quantias de dinheiro no começo é praticamente impossível
Para muitos investidores, investir grandes quantias de dinheiro no começo é praticamente impossível

Por este motivo, foi criado o mercado fracionário. Neste, o investidor/trader pode negociar frações destes lotes, ou seja, entre 1 e 99 ações. Concorda comigo que tudo sairá muito mais em conta?

Isso abre espaço para que investidores menores entrem no mercado, dando mais oportunidades a todos.

No Day Trade, a lógica é a mesma.

Para negociar ações fracionadas, basta colocar a letra “F” no final do código padrão da ação.

Por exemplo, para comprar 5 ações do Itaú, você deverá pesquisar pelo código ITUB4F. Simples, não é mesmo?

Se não tiver dinheiro para operar em lotes grandes, essa pode ser uma boa opção..

Estratégias recomendadas para operar com as melhores ações para day trade

Algo que absolutamente todo iniciante deve saber antes de começar a operar é: jamais comece a operar sem ter uma estratégia e um plano de ação.

Vamos discutir algumas das estratégias mais recomendadas para que você consiga operar as melhores ações para Day Trade com segurança e eficiência
Vamos discutir algumas das estratégias mais recomendadas para que você consiga operar as melhores ações para Day Trade com segurança e eficiência

Como tudo na vida, devemos saber muito bem o que estamos fazendo antes de aplicarmos o nosso dinheiro.

Neste tópico vou explicar duas ferramentas que podem te ajudar muito na sua jornada: a Análise Técnica e o Stop Loss!

Análise técnica

A Análise Técnica é uma ferramenta de análise gráfica e estatística de ativos, com o objetivo de entender melhor o comportamento dos preços de uma ação, descobrir tendências e operar de maneira mais segura e eficiente.

Com o auxílio de indicadores como volume de negociação e histórico de preços, o trader consegue aplicar esta técnica para determinar os topos e fundos, desenhar tendências, calcular Bandas de Bollinger, Médias Móveis, e muito mais.

É um dos métodos mais utilizados dentre todos os traders, muito por conta de sua eficiência e auxílio na tomada de decisões.

Particularmente, conheço diversos traders que utilizam apenas a análise técnica e conseguem manter resultados muito consistentes ao longo do tempo.

Para aprender mais sobre essa ferramenta, entender toda a base necessária para aplicá-la na prática, assista ao nosso Curso de Análise Técnica 100% gratuito, disponibilizado na Área Aprenda do Portal do Trader e gravado pelo nosso professor Marcos Moore!

Stop Loss

O Stop Loss é outra ferramenta importantíssima para qualquer trader, possibilitando uma gestão de riscos muito eficiente e segura para suas operações.

Se você acompanha nossos posts e cursos do Portal do Trader, já deve saber como nós valorizamos a segurança nas suas operações, principalmente se você for um iniciante.

Em um piscar de olhos, todo o cenário do mercado pode mudar, e você, se estiver despreparado, pode perder muito dinheiro.

Para evitar essa perda desenfreada, utilizamos o Stop Loss.

Tal ferramenta funciona da seguinte maneira:

Ao iniciar sua operação, você determina qual será seu Stop Loss. Vamos imaginar que você não quer lidar com perdas maiores que 15%.

Nesse cenário, caso uma ação se desvalorize 15% em relação ao preço de entrada, o sistema automaticamente encerra a operação.

Bem simples, concorda?

O Stop, como diz o próprio nome, é uma ferramenta que entra em ação para evitar perdas não planejadas
O Stop, como diz o próprio nome, é uma ferramenta que entra em ação para evitar perdas não planejadas

Dessa maneira, você consegue lidar melhor com suas perdas, gerenciar melhor o risco e preservar tanto seu capital quanto seu psicológico.

Quais as vantagens de comprar e vender ações no mesmo dia?

Comprar e vender ações no mesmo dia possui algumas vantagens que nenhuma outra modalidade de investimentos traz. Entretanto, em contrapartida, traz mais riscos do que a maioria.

A principal vantagem que a modalidade de Day Trade traz consigo é, sem dúvidas, a possibilidade de operar alavancado, o que pode trazer grandes retornos, bem acima da média do mercado.

Entretanto, tal alavancagem pode, ao mesmo tempo, trazer alguns riscos.

Caso as coisas não ocorram como o planejado, seu prejuízo pode ser altíssimo, pois você estará operando com um dinheiro que sequer é seu.

Tudo depende da sua estratégia e do seu planejamento financeiro.

Com um bom trading plan e um planejamento prévio, os riscos obviamente são reduzidos, mas sempre continuam presentes.

Além disso, outra grande vantagem é a alta liquidez. O day trader sempre possuirá seus ganhos líquidos em sua conta no fim do dia.

Também não há exposição a oscilações negativas nos momentos em que o mercado está fechado. Isso dá ao trader ainda mais segurança ainda.

Como aprender mais sobre o mercado financeiro?

Para aprender sobre o mercado financeiro - o que envolve analisar e descobrir quais são as melhores ações para day trade e outras modalidades, criar estratégias de investimentos, montar carteiras balanceadas, e muito mais - você vai precisar de uma boa fonte de conhecimento.

Não adianta tentar estudar através dos stories de algum guru do Instagram, que promete resultados de tirar o fôlego em 2 meses de trabalho, ou semelhantes.

Você vai precisar de um conhecimento sólido, comprovado por décadas de experiência no mercado financeiro, e preparado especialmente para o estágio em que você estiver.

E é isso que procuramos disponibilizar na ÁREA APRENDA do Portal do Trader.

De forma 100% gratuita, você poderá aprender sobre Day Trade, Análise Técnica, Swing Trade, Psicologia para Traders, Investimento em Ações, e muito mais.

Todos esses cursos gratuitos são ministrados pelos nossos professores, que possuem décadas de experiência e uma carreira reconhecida pelo mercado.

Comece já seus cursos gratuitos, garanto que não irá se arrepender!

Conclusão

Neste post, você entendeu como escolher as melhores ações para Day Trade, como analisá-las, e como você pode operá-las na prática, com segurança e eficiência.

Antes de tudo, devo te parabenizar por ter chegado até aqui.

Não são todos - na verdade, é a minoria - que levam o estudo a sério. E essa minoria é a única que tem a possibilidade de realmente ter resultados consistentes ao longo de anos com o Day Trade.

Recomendo fortemente uma última coisa: aplique todo esse conhecimento que você adquiriu no campo de batalha.

Não deixe ele reservado em uma das infinitas gavetas dentro da sua mente, pegando pó.

Comece a procurar sobre ações, estude seus indicadores, principalmente os discutidos aqui, e comece a avaliá-las. Isso aumentará muito suas chances de realmente fixar o conteúdo.

Esse é o segredo dos que chegaram do outro lado. Eles nunca deixaram de aplicar o que estudavam.

Mas sei que isso deve ser difícil para os iniciantes. Afinal, é necessária uma base teórica e prática para ir rumo ao campo de batalha.

E é isso que quero te oferecer.

Estamos disponibilizando de forma 100% gratuita o nosso Curso Day Trade, em que você aprenderá toda a base necessária para começar a operar na modalidade de Day Trade de forma segura e eficiente.

Nesse curso, nosso professor Caio Sasaki vai realmente te pegar pela mão, te ensinar as bases do conhecimento que adquiriu na prática, operando diariamente na Bolsa de Valores!

Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você, e nos vemos no próximo post!

Imagem do autor - Eduardo Becker

quero aprender agora

Categorias

Caio Sasaki

Especialista em Fluxo e Tape Reading e uma das maiores referências do mundo trader no Brasil.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Aumente em até 10x suas chances no day trade

QUERO COMEÇAR O TNT 2.0

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.