O que você quer aprender?

Ir

Análise Técnica: o segredo dos grandes traders

Será que existe um segredo guardado a sete chaves pelos maiores traders do mundo? Ou um grande trader se constrói com a soma de diversas habilidades na Análise Técnica?

Análise Técnica Fev 24, 2021

Hoje vou falar sobre o que une os traders fora da curva que alcançam ótimos retornos de forma consistente usando a Análise Técnica. Talvez você já esteja imaginando algum pulo do gato ou setup infalível, né?

Sim, é importante conhecer setups, ter repertório dentro do oceano de indicadores, estratégias e abordagens que os traders usam.

Mas tem mais coisa por trás.

O que realmente importa para os traders?

Ao longo dos meus 17 anos como trader, li muitos livros, fiz muitos cursos e frequentei eventos internacionais de trading. A partir daqui enumero dicas de grandes traders que foram muito valiosas na minha jornada.

Não estão organizadas por importância, mas algumas delas eu ouvi várias vezes de diferentes autores e traders que eu li, assisti ou conheci.

Vamos lá então:

1 - Acredite na sua estratégia

Existem muitas formas de operar usando a Análise Técnica, mas sempre passa por ter confiança no seu método. Não existe um grande trader inseguro sobre sua forma de atuar. O medo te paralisa e te faz ficar de fora de muitas oportunidades.

O desafio é ser sistemático. Muitas vezes é um jogo de tentativa e erro. Não se preocupe com a taxa de acerto. O trader pode acertar oito em 10 operações e ainda assim perder dinheiro. Por outro lado, pode acertar apenas três e ainda assim obter lucro.

Não faz sentido? Então vamos fazer conta: se eu fizer 10 trades e acertar oito, ganhando 1% em cada uma das oito operações terei lucrado 8%. Se perder 5% nas duas em que eu errei, terei perdido 10%. No fim, tive prejuízo.

Não busque um trading system perfeito, assim como não existe uma partida de futebol ou tênis perfeita. Não existe método infalível. Alguns funcionam mais do que outros, mas, não necessariamente, estes são os mais rentáveis.

Busque o que funciona melhor para você, respeitando suas características e objetivos. Lembre-se que não existem dois traders iguais no mundo.

2 - Fique ao lado dos grandes players

São eles que mexem com o mercado, não os investidores pessoa física. Chamo de estratégia do peixe-piloto. Segura na barbatana do tubarão e vai. Penso que ficar ao lado da força dominante é o melhor jeito de atuar.

Tubarão: traders devem procurar seguir os Grandes Players
Tubarão: traders devem procurar seguir os Grandes Players

Os grandes traders seguem as tendências. Existem dezenas de livros sobre estratégias trend following. Posso citar alguns como o Trend Following, Turtle Traders e The Little book of trading. Fáceis de ler e talvez apenas o último não tenha versão em portugues. Neste site tem algumas sugestões.

Deixe a análise fundamentalista e as notícias de fora. No fim das contas, se trata de fluxo de capital. Mais investidores (e dinheiro) querendo entrar em um ativo do que outros querendo sair do ativo, faz o mesmo subir.

Quando o fluxo é negativo, ou seja, investidores querendo se desfazer da posição a qualquer custo, o preço cai.

Desta forma, não tente prever para onde o mercado vai. Seja reativo e não preditivo. Se o ativo estiver subindo devemos estar na ponta da compra. Se estiver caindo precisamos pensar em vendas.

Portanto, se o movimento vai gerar 3%, 30% ou 300% de lucro nós não sabemos. Se a tendência vai demorar uma semana ou um ano não importa, os grandes traders não se preocupam, eles apenas surfam o movimento.

Lembre sempre da expressão “The trend is your friend” (A tendência é sua amiga). Navegar na direção do vento é muito mais fácil.

Os grandes traders que usam Análise Técnica insistem na tese de que um trader profissional precisa saber operar tanto na compra como na venda para aproveitar as tendências.

3 - Procure oportunidades com risco / retorno interessante.

Se o risco de perder é maior que o potencial de ganhos, fuja da operação. Pense como um jogador de pôquer sobre probabilidades. Elas estão a seu favor ou não?

Em outras palavras, seu objetivo de ganho precisa ser maior do que seu stop. Do contrário, precisará ter uma taxa de acerto muito alta para que o resultado seja positivo depois de uma sequência de operações. No primeiro tópico já havia mencionado este ponto importantíssimo ao tratar de taxa de acerto.

Os traders profissionais sempre colocam que a expectativa matemática deve ser positiva. Isso vale para várias outras áreas da nossa vida. Se o risco parece grande demais para o retorno que aquela decisão pode trazer, esqueça. O retorno precisa valer a pena.

O desafio é cortar logo suas perdas e deixar as posições vencedoras correrem. Em outras palavras, stop curto e lucro longo.

4 - Disciplina é tudo neste negócio

Talvez seja o ponto mais recorrente nos livros e aulas dos grandes traders que usam a Análise Técnica. Todos sofreram perdas no início da jornada como traders até que entenderam a dinâmica dos mercados e a necessidade de ser rigoroso no controle de risco e no plano de operações (trading plan).

Recomendo fortemente todo o trabalho do Alexander Elder e Mark Douglas. São focados no aspecto psicológico do trading, com livros traduzidos para o portugues. Cito mais um: Andrew Smith, um americano que mora há muitos anos no Brasil e publicou o livro Ferramentas Mentais para Traders.

O aspecto mental e o controle de risco respondem por mais de 80% do trading, na opinião deles. O método tem sua importância, mas mesmo formas simples de operar podem funcionar se você conseguir planejar o trade e executar o plano.

Julgue-se pelos processos e não pelos resultados de curto prazo. Por vezes, fazemos um bom trade, mas que gera prejuízo. Em outros casos, não encerramos uma posição perdedora e o mercado nos ajuda. Fizemos o errado que deu certo, mas isso não se sustenta no longo prazo.

Por fim, se não consegue evoluir o seu lado emocional, pense em estratégias automatizadas. Robôs podem ser interessantes caminhos, visto que são apenas cumpridores de ordens, chamadas de algoritmos. Eliminar o lado emocional faz toda a diferença.

Seja seletivo na escolha dos trades

Não force a vista para achar uma boa oportunidade. As operações devem vir até o seu modo de operar, não o contrário. Os melhores trades são aqueles que gritam para entramos.

Como dizia Jesse Livermore, “há tempo de estar comprado, tempo de estar vendido e tempo de ir pescar”, portanto, não precisa operar o tempo todo. Aprenda a ficar de fora. Os grandes traders aprenderam a desenvolver a paciência. Tem mercado todo dia, ficar de fora de algum movimento não o fará mais pobre nem mais incompetente.

Nunca entre antes da hora ou saia antes da hora que seu setup aponta. Iniciantes operam em demasia, ansiosos para participar do mercado, com medo de deixar passar uma oportunidade. Outras vezes, saem da posição por medo de perder dinheiro.

Não tente adivinhar topos e fundos. Ninguém consegue. Espere as sinalizações acontecerem para só depois entrar na operação.

O trabalho do trader é intelectual e não braçal. Operar muito não quer dizer operar bem. “Cuidado com o overtrading” é um conselho bastante comum dos mais experientes. Significa que não se deve operar mais do que o necessário. Menos é mais!

Mas como me tornar também um grande trader?

Operar é intelectualmente simples, segundo os grandes traders. O que mata é a nossa humanidade. Somos emocionais demais em nossas decisões de investimentos.

O trader norte-americano Oliver Velez costuma dizer que precisamos de apenas três pontos para todos os trades: um ponto de entrada e dois de saída. Os de saída são o stop loss e o stop gain.

Além disso, podemos dimensionar o tamanho da nossa posição. O resto fica a cargo do mercado, não temos nenhum tipo de ingerência se vai subir, cair ou ficar de lado.

E nunca se esqueça da ferramenta mais importante da Análise Técnica, segundo todos os traders de sucesso, que é o Stop. Ele é o seu maior aliado. Nunca abra mão de controlar o que pode ser controlado. O stop serve para dimensionar perdas e estabelecer ganhos.

Stop Loss é a principal arma dos Traders.
Stop Loss é a principal arma dos Traders.

Estude muito. Faça o simples e comece pequeno. Se não consegue ter sucesso com um mini contrato de índice, por que seria ganhador se o seu tamanho de posição fosse de 10 contratos do contrato cheio? Não faz sentido…

Seja paciente e resiliente. Demora para se tornar bom em qualquer coisa na vida. No trading não é diferente.

Vai tomar muita pancada do mercado, perder dinheiro, questionar se aquilo é para você. Se persistir, em algum momento as coisas passam a fazer sentido, as operações começam a dar certo até você se tornar um trader de sucesso!

Curta o caminho e conte com a nossa ajuda.

Importante: não deixe de fazer o curso gratuito de Análise Técnica que desenvolvemos para os futuros traders.

Até o próximo artigo e ótimos trades!

Categorias

Marcos Moore

Marcos Moore é trader desde 2004, empresário e foi sócio-diretor da XP. É também autor de livros sobre o mercado.

Marcos Moore

Espero que você aprenda com esse artigo.

Logo Plano TNT

QUAL SEU PLANO PARA OBTER CONSISTÊNCIA NO TRADING?

QUERO COMEÇAR O PLANO TNT

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.