Como funcionam os investimentos em ações?
Existem no mercado de Capitais duas figuras importantes e que são responsáveis pela movimentação do mercado: o especuladore o investidor.
O primeiro deles é o grande responsável por dar liquidez a todos os mercados. Em busca do lucro, o especulador toma o risco para si em troca de uma remuneração maior no curto prazo. Assim, entre compras e vendas, ele busca obter ganhos de capital comprando e vendendo ativos e lucrando com a diferença de preços entre suas compras e suas vendas.
A outra figura presente no mercado é o investidor. De maneira oposta ao especulador, o investidor é avesso ao risco, e, por isso, diversifica sua carteira de ativos. Ele sabe que a diversificação reduz um pouco sua lucratividade no curto prazo, mas, a longo prazo, estará formando um patrimônio, que é, basicamente, sua riqueza.
Enquanto o especulador retira ganhos do mercado, frutos da comercialização de ativos, o investidor obtém renda passiva de seu patrimônio.
Embora um investidor possa construir seu patrimônio a partir de inúmeras classes de ativos de renda fixa, renda variável, imóveis e outros ativos, é no mercado de renda variável que ele irá obter a maior potencialização dos seus investimentos.
Ao comprar ações, o investidor se torna sócio da empresa. Ele será tão proprietário quanto o fundador da empresa, já que uma Ação é um título de propriedade, que, dependendo de seu tipo, dá até mesmo o direito de o acionista votar em uma assembleia.
Além disso, o investidor também terá direito a receber uma parte do lucro que a empresa tem no ano, caso ela tenha lucro. Se a empresa não tiver lucro, o investidor não receberá nada além da posse de suas ações. E, se a empresa falir, ele poderá perder todo o dinheiro investido – igualzinho à compra de uma loja, uma franquia ou a abertura de um negócio próprio, ou seja, se bem administrado, o negócio gera dinheiro e lucro; se mal administrado, a empresa pode até quebrar.
Como o preço de uma ação acompanha de perto a curva de lucro ao longo dos anos, investir em empresas que apresentem boa gestão e lucros crescentes é a receita para a formação de um patrimônio no longo prazo.
As ações também podem ser operadas na modalidade day trading. Embora o capital exigido para a sua operação seja maior do que, por exemplo, para futuros, as alavancagens possibilitadas pelas corretoras tornam esse tipo de atividade algo bastante lucrativo e seguro, uma vez que a volatilidade de muitas ações no intraday é bem menor que a de muitos contratos futuros.
Neste curso, entraremos em detalhes sobre o que são ações e falaremos sobre as mais conhecidas formas de se ganhar dinheiros com elas.
Os especialistas do Portal do Trader desenvolveram um plano completo para você evoluir seu operacional, seja começando do zero ou aprimorando suas técnicas preferidas. Aprenda hoje mesmo com aulas do curso para investir na bolsa que já estão liberadas: Comece o Plano TNT.
Os especialistas do Portal do Trader desenvolveram a solução completa para a nova geração de traders, capaz de aumentar em 10x as suas chances de sucesso no trading, em muito menos tempo. Ative hoje o seu TNT 2.0
Publicação: 08/03/2019 22:30
Atualização: 06/04/2022 08:46