Conclusão

Finalmente, chegamos à última aula do curso. Se você não sabia nada ou tinha poucas informações sobre ações e como ganhar dinheiro com elas, temos certeza que você avançou muitos passos.

Aprendemos que uma ação é um título de propriedade de uma empresa que decidiu abrir mão de todo seu capital em troca de obter sócios que ajudam a distribuir os riscos de operação do negócio, contribuem para que ele cresça, aumente seu mercado, seu faturamento e seu lucro, o que beneficiará todos os sócios na proporção exata da quantidade de ações que possuem.

Vimos também que há diversas formas de se ganhar dinheiro com ações, estejam elas em um ciclo de alta ou em um ciclo de queda. Aprendemos que é possível obter ganhos de capital com a variação do preço das ações, que podemos obter uma fonte de renda passiva através dos dividendos e dos juros sobre o capital próprio, e que também podemos obter um pequeno ganho extra alugando nossas ações para outras pessoas.

Vimos a importância da diversificação de uma carteira de investimentos, para mitigar riscos e obter uma lucratividade mais estável no longo prazo, e que isso faz parte da sua estratégia de investimentos.

A estratégia deverá levar em conta diversos fatores, como seu perfil de investidor, objetivos de curto, médio e longo prazo, capacidade de aporte e tempo disponível para cuidar de seus investimentos.

Finalmente, descobrimos que existem diversos eventos societários que beneficiam o investidor de diversas maneiras, e vimos também que a tributação das ações tem suas vantagens – como, por exemplo, a possibilidade de se utilizar prejuízos passados para abater da base de cálculo de lucros futuros – e suas desvantagens, como a necessidade de se anotar todas as suas operações com rigor.

Após tudo isso, resta a você colocar o que aprendeu em prática. Obviamente, no início, terá ainda muitas dúvidas, passará por alguma insegurança. Mas nada como a experiência de se investir para aprender muitas coisas e, principalmente, incentivá-lo a investir cada vez mais.

Comece com pouco dinheiro, talvez um ou dois lotes de 100 ações, apenas para sentir na prática como tudo o que você aprendeu acontece. O foco é adquirir experiência.

Depois, ao se sentir mais seguro, adote um plano de aumento de posição, expondo-se gradativamente ao mercado e reinvestindo todo seu lucro para aumentar cada vez mais seu patrimônio.

O Portal do Trader deseja a você boa sorte em sua jornada como investidor. E caso precise da gente, já sabe que poderá contar com todo o nosso time de profissionais.

Um forte abraço e bons investimentos!

Conheça o nosso Programa TNT

https://portaldotrader.com.br/programa-tnt. Quaisquer dúvidas, mande um email para backstage@portaldotrader.com.br