Ou como melhorar minha escolha de Ações?
A Bolsa de Valores brasileira, cujo nome oficial é B3, possui aproximadamente 400 empresas listadas. Todas emitem ações que você pode comprar para especulação, ou seja, para obter ganhos de capital de curto prazo, ou para investimento e, neste caso, você torna-se sócio participando do crescimento e dos lucros da empresa que escolher.
Essas empresas estão espalhadas por todos os setores da economia e você tem contato com muitas delas em seu dia a dia, mesmo sem se dar conta disso.
Um simples passeio em um shopping faz desfilar diante de você uma enorme carteira de investimento. Pense em Lojas Americanas (LAME4) ou Lojas Renner (LREN3), farmácias da rede Raia-Drogasil (RADL3), Casas Bahia (VVAR3), Arezzo (ARZZ3), e muitas outras empresas.
Ao sair do shopping você decide abastecer seu carro com gasolina (PETR4) em um Posto Ipiranga (UGPA3) e olha para uma de suas compras embaladas em papel (KLBN11, SUZB3) e não vê a hora de chegar em seu apartamento novo (EZTC3), construído com os melhores vergalhões de ferro (GGBR4), tomar um banho (SBSP3, se você mora em São Paulo), jantar (CAML3 – arroz Camil) e relaxar tomando uma cerveja (ABEV3).
Em todos os lugares que você frequenta, haverá uma empresa listada em Bolsa da qual você poderá ser sócio, ou investir no curto prazo para obter ganhos de capital.
Diante de tantas empresas, muitas delas excelentes negócios, como escolher?
Basicamente, há dois métodos para se escolher ações de uma empresa, que se baseiam em duas importantes escolas de análise: a Análise Técnica e a Análise Fundamentalista.
A Análise Técnica tem como base o histórico dos preços da ação através do tempo e dos volumes negociados por ação. Essa escola de análise estuda o comportamento do conjunto de investidores que, nos grandes movimentos de compra e venda, fazem o preço de uma ação subir ou descer, deixando de forma gráfica o registro da evolução das negociações.
Os analistas gráficos estudam os padrões dos movimentos e acreditam na possibilidade de repetição de alguns desses padrões. Dados históricos mostram que determinados padrões se repetem com frequência e que, quando aparecem no gráfico, sugerem ao investidor a probabilidades de para onde o preço poderá se dirigir.
Como a probabilidade nunca é de 100%, o investidor terá que adotar algum controle de risco para limitar suas perdas quando o mercado não for na direção esperada.
A análise técnica é, então, uma metodologia baseada em probabilidade e estatística. Com base nisso, investidores e analistas tomam suas decisões de investimento.
A escola de Análise Fundamentalista tem um olhar diferente para as ações. Esse olhar é aquele do sócio, que compra uma empresa, investe no negócio para que ele cresça, aumente sua participação no mercado onde atua e que tenha lucros crescentes e consistentes.
Para um investidor com base fundamentalista, uma boa empresa é aquela que apresenta crescimento constante, lucros consistentes, dívida equilibrada e uma gestão excelente.
Como se pode depreender, a escola fundamentalista tem como horizonte o longo prazo, o que significa uma ou mais décadas.
Os investidores fundamentalistas querem que seu patrimônio cresça ao longo dos anos e desejam obter, no futuro, renda passiva por meio do pagamento dos dividendos.
E como escolher qual metodologia usar?
Como regra geral, quanto menor o prazo de investimento, mais benefícios trará a análise técnica e, quanto maior, melhor será usar a Análise Fundamentalista. Para prazos intermediários – o que é conhecido como Position Trading –, pode-se usar os dois métodos combinados.
Especuladores de curto e curtíssimo prazo também podem valer-se de notícias que invariavelmente provocam movimentos repentinos nos preços das ações. Uma perspectiva econômica, um dado financeiro, um evento político, tudo isso costuma mexer com o mercado, às vezes de maneira muito forte.
No acidente ocorrido com a Vale no início de 2019, as ações da empresa despencaram mais de 20% do dia para a noite. A perspectiva de eleição do Presidente Bolsonaro – conhecido defensor da liberação da posse de armas pela população civil –, fez com que as ações da Forjas Taurus subissem quase 400% em poucas semanas.
É importante ter em mente que eventos como notícias costumam alterar os preços por pouco tempo, já que os fundamentos das empresas não mudam nessa velocidade.
Tanto a Análise Técnica quanto a Fundamentalista demandam um longo tempo de aprendizado e experiência para que o investidor possa tomar boas decisões de investimento.
Um bom curso de investimento na bolsa, livros sobre investimento e experiência prática são as experiências que transformarão a pessoa comum em um investidor de sucesso. Não é difícil e está ao alcance de qualquer pessoa que se comprometa a aprender.
Os especialistas do Portal do Trader desenvolveram a solução completa para a nova geração de traders, capaz de aumentar em 10x as suas chances de sucesso no trading, em muito menos tempo. Ative hoje o seu TNT 2.0
Publicação: 08/03/2019 22:30
Atualização: 06/04/2022 08:45