Ganhos de capital

Existem algumas formas de se ganhar dinheiro com ações. A mais conhecida delas é por meio da valorização do papel, ou seja, comprando a ação por um determinado preço, esperando que ela aumente de preço ao longo de um determinado período, e revendendo-a com lucro.

Digamos, por exemplo, que tenha comprado ações de uma empresa por R$ 10,00, o papel subiu para R$ 12,35 e você decidiu vender suas ações.

Seu ganho foi de 23,5%

[ (21,35 / 10,00) - 1 ] * 100

Empresas são criadas para crescer. Se forem bem administradas e conseguirem crescer nos mercados onde atuam, essas empresas terão lucros, farão reinvestimentos e crescerão cada vez mais. As cotações do papel, no longo prazo, sempre acompanham o lucro, salvo algumas distorções temporárias e passageiras.

Portanto, investir no longo prazo é uma das formas de se obter ganhos de capital

Outra maneira de se obter ganhos de capital é através da especulação financeira. Por meio de análises específicas, como a análise técnica, é possível obter ganhos de capital de curto prazo desde que se tenha um rigoroso controle de risco e uma gestão de capital feita na ponta do lápis.

Temos que ter bastante cuidado quando enveredamos pela especulação financeira. Os mercados fazem movimentos aparentemente voláteis e, se não estudarmos e praticarmos as técnicas apropriadas para operarmos no mercado, corremos o risco de perder dinheiro.

No entanto, é possível obter ganhos de capital em operações especulativas. Para isso, é preciso separar uma parte do seu patrimônio – pequena, de preferência – e buscar essas valorizações de curto prazo.

Veja neste gráfico as ações do Banco Itaú S/AA que valorizou 210,25% entre 26/01/2016 e 21/01/2019. Um ganho de capital espetacular.

Por outro lado, note que, no mesmo período, a empresa CIELO perdeu 44,4% de seu valor:

Esses dois exemplos nos ensinam que não basta comprar uma ação no longo prazo e esperar que ela suba. A valorização e a desvalorização do preço das ações no longo prazo dependem de diversos fatores ligados ao mercado em que as empresas atuam, suas decisões de investimento, as percepções que os grandes investidores têm das empresas e uma série de aspectos cuja análise deve ser aprendida pelo investidor.

Mesmo assim, ambas as empresas ofereceram inúmeras oportunidades de ganhos no curto e no curtíssimo prazo para especuladores hábeis em seu ofício. Para esses, é possível, inclusive, ganhar dinheiro durante a quedas das ações, e isso é o que veremos nas próximas aulas.