Mecanismo de resposta não é nada mais do que a sequência dos passos que vai do estímulo exterior até a uma reação nossa. Logo de cara, essa definição pode parecer muito complicada, então, antes de entrar em detalhes sobre esse assunto, preciso que você entenda a distinção entre emoção e sentimento.

Emoção é aquilo que você sente quando alguém grita no seu ouvido, quando o mercado se aproxima do seu stop ou quando seu time de futebol leva um gol. É a reação mais imediata do seu organismo a algo que vem de fora. Em resumo, a emoção é uma reação física a um estímulo externo. 

o sentimento é um fenômeno mental, é uma resposta às suas emoções. Se você sente nervosismo ou medo, sente suas pernas e suas mãos tremerem, seu coração bater mais forte e sua face esquentar quando está diante de um perigo (digamos que de frente para um cachorro feroz), você está sob efeito de emoções. 

Diante disso, sua mente comunica ao seu cérebro que você  está passando por um grande perigo, você pode se sentir incapaz de correr ou de sair dessa situação : e então você congela. Ou, você pode sentir que está pronto para dar a sua vida para sair daquela situação, que você é perfeitamente capaz de correr muito rápido e, até mesmo, de lutar contra o cachorro para sobreviver: e então você sai correndo o mais rápido possível.

Todos esses sentimentos podem ser mais ou menos direcionados para buscar um resultado específico (nesse caso, a sobrevivência), e quanto mais inteligência emocional você possui, melhor você consegue direcionar esses sentimentos (nesse caso, para a certeza de que você pode sobreviver). Mais tarde, quando falarmos de autocontrole e autoconsciência, você entenderá melhor sobre isso.

Você conseguiu entender a diferença entre emoção e sentimento? Muito bem. Agora podemos entrar de fato no conteúdo desta aula.

Lembre-se do que eu disse: mecanismo de resposta não é nada mais do que a sequência dos passos que vai do estímulo exterior até a uma reação nossa. O estímulo exterior, que desencadeia a emoção, é chamado, aqui, de gatilho

Como você já sabe, após a emoção (fenômeno físico) vem o sentimento (fenômeno mental) como resposta. A partir dele é que decidimos tomar uma atitude e, finalmente, manifestamos uma reação. A sequência é esta:

GATILHO → EMOÇÃO → SENTIMENTO → REAÇÃO 

Que tal um exemplo para esclarecer as coisas?  

Imagine que você está operando mini dólar há algumas horas. Você decide fazer um intervalo e sai para tomar uma água. Você abre seu celular e vê seus amigos, que também operam, eufóricos com uma oportunidade muito boa de compra. Aquilo lhe causa forte impressão, a adrenalina começa a correr pelas suas veias e você voa até o computador, no impulso de fazer uma operação. Sem nem observar os indicadores do seu setup, você abre uma operação. Dois minutos depois você é stopado

E aí, conseguiu identificar o gatilho, a emoção, o sentimento e a reação?

O gatilho foi o conjunto de mensagens que os seus amigos mandaram a respeito da oportunidade. A emoção aconteceu logo após o gatilho, quando você ficou com medo de perder aquela oportunidade e a adrenalina começou a correr nas suas veias. Diante disso, você sente que é capaz de aproveitar essa oportunidade. Você sente que deve abrir uma compra imediatamente, pois, do contrário, vai perder uma ótima oportunidade. E, então, você reage, correndo para o computador e abrindo uma operação sem pensar direito. 

O gatilho e a emoção são inevitáveis, você não possui controle sobre eles. Mas o sentimento é algo possível de se controlar, o que pode alterar o resultado. A grande chave, portanto, é controlar o sentimento, é saber direcioná-lo para os resultados que você deseja. 

Como você pode ver, o processo para se chegar ao resultado esperado é um tanto complexo, algo bem maior do que estamos acostumados a observar. Por isso, preparamos uma aula inteira para aprofundar esse assunto, falando sobre o Ciclo do Resultado!


Os especialistas do Portal do Trader desenvolveram um plano completo para você evoluir seu operacional, seja começando do zero ou aprimorando suas técnicas preferidas. Aprenda hoje mesmo com aulas que já estão liberadas: Comece o Plano TNT.

Avaliações da aula:
4,8 (232)
assista o vídeo até o fim para avaliar

Publicação: 10/08/2021 20:00
Atualização: 27/08/2021 17:04