O mercado financeiro seduz muita gente. No Brasil, o número de pessoas físicas presentes no mercado de renda variável ainda é pequeno quando comparado a países mais desenvolvidos. Dentre estes, uma parcela se destaca: são aqueles que descobrem o trading como profissão possível e fonte de renda.

Seduzidos pela promessa de riqueza ou liberdade, muitas pessoas se aventuram por essa área.

Mas a atividade, assim como tantas outras, exige esforço, dedicação, disciplina, estudo, paciência e capital. Não faz sentido acreditar que é possível tornar-se um trader consistente em pouco tempo.

Esta profissão possui uma série de filtros que vão selecionando os melhores a cada fase. O início é bastante parecido para todos os que decidem dedicar-se à ela. Já o fim não é exatamente o mesmo.

Isso ocorre porque para se tornar um trader consistente, são necessários atributos e características próprios. Sem isso, a atividade não se desenvolve.

Estatisticamente, se reunirmos todas as pessoas que tentam entrar na profissão, poderíamos afirmar que apenas 5% delas permanece no mercado ganhando dinheiro de forma consistente.

Se distribuirmos todas essas pessoas em uma curva de Gauss, teremos a seguinte distribuição:

Curva de Gauss para Traders

No primeiro nível temos aqueles que entram para o mercado sem muito preparo, muitos deles iludidos com a possibilidade do lucro fácil ou ainda os que se encontram em situação de desemprego e enxergam no trading a sua tábua de salvação.

O Trader Nível 1 então é aquele que não irá sobreviver no mercado por muito tempo. Por diversas razões, entre elas a falta de capital, de paciência para esperar o tempo de maturação ou pela falta de dedicação aos estudos, essas pessoas saem rapidamente do mercado, e voltam para suas atividades corriqueiras, invariavelmente com uma péssima impressão do mercado de capitais.

Aqueles que logo percebem que o mercado é coisa séria e que o trading é uma profissão como outra qualquer que exige tempo, dedicação e capital, entram para o Nível 2 e lá permanecem por um bom tempo. Embora com graus de sucesso variado, os Traders Nível 2 conseguem alcançar uma consistência de ganhos e perdas que os mantém empatados ou, no máximo, obtendo resultados próximos aos da Renda Fixa.

São pessoas que se dedicam, estudam e tem até um bom conhecimento sobre as técnicas e a dinâmica do mercado, mas não conseguem se sobressair, dar aquele salto que fará a diferença em suas vidas como profissionais do trading.

Apenas no terceiro nível os traders terão resultados consistentes e alcançaram a plena realização profissional. Estes são chamados de Traders Nível Três ou TNT. São aqueles que passaram por todas as peneiras do mercado, souberam captar a essência da atividade e chegaram onde todos almejam no início de suas carreiras.

O que separa e distancia o Trader Nível Três dos demais traders é um conjunto de conhecimentos, técnicas e habilidades que, agindo em conjunto, constroem o trader de sucesso. Não basta uma técnica apenas, não basta a disciplina isoladamente, não basta capital. O TNT reúne e domina aquele conjunto de atributos que aprendeu a desenvolver ao longo do tempo através de estudo, prática e autoconhecimento.

Mas não pense que este conjunto de habilidades é um dom inato reservado à poucos sortudos que nasceram especialmente talhados para a profissão. A profissão de trader é algo que se pode aprender desde que haja vontade e dedicação. Pode-se aprender a profissão de diversos modos, inclusive estudando por conta própria. Mas são poucos os que têm a real capacidade de enveredar pelos caminhos do autodidatismo.

Para a maioria das pessoas, entrar em um curso de trading significa a possibilidade de contar com professores experientes e que já passaram por todas as peneiras e provações do mercado, e isso ajudará acelerar a curva de aprendizagem e, além de tudo, ajudará a preservar capital.

Diante da pergunta sobre como ser trader, a resposta correta é transcender a técnica e incorporar um DNA operacional a partir de um repertório de técnicas, estratégias, metodologia, aspectos mentais, mindset, horas de vivência prática diante de uma tela de computador e o estudo constante.

Se você quer ser um trader de sucesso, prepare-se para uma rotina constante de estudos e aprendizado por toda a sua vida. A recompensa para todo esse esforço virá através de ganhos financeiros, liberdade e uma indescritível sensação de realização profissional.

É possível alcançar consistência para qualquer um que esteja realmente disposto a aprender e se dedicar – isso exigirá muitas horas de estudo, muitos dias defronte a uma tela de computador. Também é necessário paciência e capacidade de lidar com frustrações e outros sentimentos negativos que são comuns a todos os que dão seus primeiros passos na profissão.

Todo mundo quer ser trader – nem todo mundo consegue. Então, o que essas pessoas fazem de diferente? O que elas têm de especial que são capazes de obter uma alta renda através do trading? . Embora à primeira vista seja fácil, adquirir consistência no trading a ponto de fazer disso sua profissão e seu meio de vida está entre as atividades mais difíceis do mercado.

A maior parte dos traders que conseguem passar a fase inicial de seu aprendizado, não perdem muito mas praticamente empatam. Permanecem no ciclo ganha-devolve por anos a fio. Na melhor das hipóteses, alguns empatam com a Renda Fixa. São pessoas que se dedicam, estudam e tem até um bom conhecimento sobre as técnicas e a dinâmica do mercado mas não conseguem se sobressair.

Somente uma pequena parte consegue obter resultados substanciais de seu trabalho – esses são chamados de Traders Nível Três.