Para ser um trader e viver como trader é necessário pensar como um trader. E embora esta afirmação pareça um tanto evidente, ela não tem nada de óbvia.

O grande entrave é que para ser bem sucedido nesse tipo de atividade, o trader terá que dominar alguns aspectos mentais que estão presentes na maioria das pessoas mas que não ajudam em nada na hora de operar os mercados.

Isso acontece porque nosso subconsciente, que é responsável por grande parte do nosso comportamento, hábitos e desempenho, pode estar jogando contra nós. O trading é um trabalho que nos obriga a pensar de maneira não intuitiva e essa luta que é travada em nossa mente, só poderá ser vencida se trabalharmos na construção do mindset correto.

Só com isso é que o trader poderá alcançar aquilo que os americanos chamam de Edge – palavra sem tradução mas que significa um modo de operar único que traga vantagem competitiva em relação ao mercado. Em outras palavras, descobrir seu Edge é encontrar aquele jeito de operar que pra você dá muito certo.

Traders pensam de um jeito diferente da maioria das pessoas, analisam o comportamento dos preços de um modo próprio e aceitam perdas no processo, algo que pessoas comuns teriam grande dificuldade em compreender.

Mas para alcançar o Mindset correto, é necessário conhecer muito bem o terreno onde se está pisando. Isto significa muitas horas de estudo, outras tantas de prática e muita resiliência. O trader de Mindset ideal busca melhorar cada vez mais seus pontos fortes  e eliminar seus pontos fracos num processo de melhoria contínua que dura a vida toda. Ou seja, o Mindset, além de um modo de pensar e agir sobre o mercado, é também um processo ininterrupto de melhoria de si mesmo.

Por essa razão, trabalhar os aspectos mentais e emocionais do trader é fundamental para a criação do mindset correto.