Todos os que já realizaram suas primeiras operações no mercado sabem muito bem como é a sensação de se tomar um Loss – e se for uma sequência deles, pior.  Uma mistura de raiva, com tristeza, arrependimento, sensação de desvalor, tudo isso junto com a idéia de que você não nasceu para esse tipo de atividade. A vontade imediata é de desistir, principalmente quando se pega uma sequência de perdas. E se elas se arrastarem ao longo da semana, pior ainda – o estado depressivo é quase certo.

Outra situação bem mais frustrante é quando após uma semana inteira de Gains, você devolve tudo o que ganhou em um único dia. Há casos de pessoas que quebram em poucas operações. E é por isso que se costuma dizer que ninguém fica rico rapidamente na Bolsa mas, pobre, fica.

Se você já passou por essas experiências saberá reconhecer todas essas sensações desagradáveis e, se ainda não começou, prepare-se.

No início do desenvolvimento na carreira podemos até suportar esses revezes, já que todo mundo diz que isso é comum. Mas imagine esta sequência de altos e baixos por meses, as vezes por anos a fio. Você tem uma sequência de ganhos seguida de uma outra de perdas, muitas vezes devolvendo ao mercado até mais do que ganhou.

É nesse momento que percebemos a importância da motivação. Somente após passar por essas etapas é que finalmente compreendemos a importância fundamental da psicologia na  obtenção do sucesso profissional.

Ao longo do seu percurso, você perceberá que o sucesso no trading está muito mais próximo de um processo do que de uma virada de chave. Ninguém “vira” trader da noite para o dia. O caminho é penoso, dispendioso, lento e abarrotado de reveses.

E este processo é bem parecido com as ondas em zigue-zague que o preço desenha no gráfico. Um período de ganhos é seguido de um pull back por vezes assustador.

Trading depende de muita prática. Mas não é muita prática do tipo um ou dois meses diante da tela do computador. O tempo necessário para se ganhar experiência - que é a base da consistência -  embora varie de pessoa para pessoa, é muito maior do que isso. Há pessoas que levam entre 3 e 5 anos para adquirir consistência. Há casos de 8 anos, sem contar o capital empregado para se sobreviver até lá.

Manter-se motivado diante de sucessivas perdas ao longo de meses a fio é uma tarefa das mais desafiadoras, principalmente quando temos responsabilidades para com outras pessoas. Aprender a ser trader seguramente está entre as experiências mais desafiadoras que alguém poderá experimentar.

Quando começamos nossa vida como traders, invariavelmente chegamos cheios de esperanças e, na maioria das vezes, ilusões. Acreditamos que seremos capazes de ganhar muito dinheiro num curto espaço de tempo, nos livrando rapidamente do trabalho insatisfatório ou até mesmo do desemprego.

À medida que vamos entrando nesse mundo e conhecendo melhor suas características e ouvimos as histórias das pessoas, a frustração marca presença e, com ela, o desânimo e a desmotivação. Afinal, chegamos com tantos sonhos e planos e agora temos a realidade batendo à nossa porta nos dizendo que estávamos redondamente enganados.

O primeiro passo você já deu ao decidir fazer este curso gratuito do Portal do Trader. Ele tem o objetivo de preparar as pessoas para a grande mudança.

E ela começa a partir de pequenos passos, sendo o primeiro deles, colocar suas expectativas no devido lugar. Você não vai ficar rico em pouco tempo, você vai perder dinheiro e a maioria das coisas que você imaginou a respeito da vida de um trader estará, em grande parte, errada.

Por isso é fundamental manter-se motivado. Somente assim será possível suportar os desafios do processo que leva ao pleno desenvolvimento da profissão. O nosso Programa de Treinamento para Traders, o TNT, entra a fundo nessas questões e dá algumas chaves para se manter motivado ao longo do processo de construção profissional.

Algumas dicas para que você já possa ir treinando manter-se motivado são:

- Crie uma progressão de sucesso com etapas bem definidas. Primeiro, fique feliz por diminuir as perdas. Depois, por deixar de perder e começar a empatar. Procure ficar satisfeito com as pequenas vitórias e com o seu progresso.

- Por mais esquisito que possa parecer, não pense em dinheiro. Coloque seus desafios pessoais em termos de performance e metas em quantidade de pontos. Se possível, esconda o resultado financeiro da sua plataforma de trading. Deixe para controlar o dinheiro somente no final do dia, e apenas para averiguar se você foi capaz de obedecer sua estratégia financeira.

- Estudar é importante mas procure outras distrações. O trading é uma atividade muito estressante e poderá afetar a sua saúde no médio prazo. Trader doente opera mal e perde dinheiro. Então, procure cuidar dos seus maiores ativos: saúde e intelecto.

- Finalmente, reavalie suas expectativas e coloque metas bastante realistas. Lembre-se que ninguém se torna um profissional bem sucedido em nenhuma área em menos de 10 anos. Procure olhar a história de médicos, engenheiros, pilotos, advogados, artistas e tantos outros profissionais. O auge da carreira não acontece em alguns poucos meses.

A motivação é a chave para se alcançar qualquer coisa na vida. Pessoas motivadas são mais fortes, resilientes e têm muito mais chances de realização do que pessoas sem o desejo e a motivação suficientes. Motivação é energia, e é a energia que move o mundo.