Resultado é aquilo que nós criamos por meio de atitudes. Contudo, há um longo caminho (e, paradoxalmente, extremamente rápido) a ser percorrido antes de uma atitude ser manifestada. 

Quando somos expostos a um gatilho, a assimilação desse gatilho passa por diversas etapas, diversos “filtros” que nos fazem tomar uma atitude, gerando um resultado. Eu sei que isso pode parecer complexo, então vou dar um exemplo para te ajudar a compreender melhor. 

Suponha que você esteja na casa de um amigo para um churrasco e ele manifesta a necessidade de ajuda para acender o fogo. Essa manifestação é um gatilho. Quando você o apreende, diversos raciocínios e conexões são feitos na sua mente, de forma tão rápida que são praticamente imperceptíveis (principalmente para quem não desenvolveu bem a inteligência emocional).

Nessa situação, você I) pode se lembrar de quando algum parente lhe disse que é importante ajudar todas as pessoas; você II) pode pensar que você tem certa habilidade com fogo que pode ser útil; você III) pode se sentir confiante, pois está acostumado a fazer churrasco em casa. Tudo isso pode influenciar na sua atitude e, portanto, no resultado. Você conseguiu perceber que a tomada de atitude é antecedida por 3 etapas?

Se você ler o parágrafo anterior novamente, você perceberá que o gatilho passa pelos filtros 

  • Crenças & valores,
  • Pensamentos,
  • Sentimentos.

É claro que isso não é uma regra. Não é sempre assim que a banda toca, mas, geralmente, esses três pontos fazem parte das etapas por onde o gatilho passa. Podemos dizer que eles são os nossos motivadores internos, aquilo que dá razão para as nossas atitudes. 

Identificar e articular esses motivadores tendo em vista um resultado específico é o grande propósito da inteligência emocional, e é sobre ela que vamos falar na próxima aula!

Vamos ver se você compreendeu bem o conteúdo?


Os especialistas do Portal do Trader desenvolveram um plano completo para você evoluir seu operacional, seja começando do zero ou aprimorando suas técnicas preferidas. Aprenda hoje mesmo com aulas que já estão liberadas: Comece o Plano TNT.

Avaliações da aula:
4,8 (224)
assista o vídeo até o fim para avaliar

Publicação: 10/08/2021 20:00
Atualização: 27/08/2021 17:04