Você já perdeu a cabeça e reagiu de forma descontrolada? Aposto que alguma vez na vida isso já aconteceu com você. Isso é bastante comum e se chama “sequestro emocional''.

Quando você reage de forma desproporcional, dando preferência para as emoções, sem parar para refletir qual a melhor forma de lidar com o que está acontecendo, pode-se dizer que você foi sequestrado emocionalmente. 

Sequestrado? Ué, sequestrado por quem?”, você deve estar se perguntando. 

Existe, no nosso cérebro, uma estrutura chamada de “amígdala”, que possui um papel importante nas nossas reações emocionais. Ela tem o “poder” de silenciar o nosso cérebro pensante, deixando que as nossas reações sejam o mais à flor da pele possível. Em outras palavras, ela sequestra a sua razão e deixa que a emoção tome a maior parte do controle.

Dentro do trading existem diversas situações em que isso pode acontecer. 

  • Quando você está fazendo operações de sucesso, fica empolgado e começa a operar com descuido;
  • Quando você começa a perder dinheiro, fica nervoso e faz operações impensadas para tentar recuperar o prejuízo;
  • Quando você está cansado de operar e não sair do lugar, fica frustrado e decide “apostar tudo”. 

Enfim, a bolsa de valores é de fato um ambiente que testa o emocional de qualquer um. A grande questão, portanto, é conseguir controlar as próprias emoções para não deixar que as operações saiam do controle. É sobre isso que a próxima aula vai tratar. 

Será que você entendeu bem o conteúdo desta aula? Faça o teste:


Os especialistas do Portal do Trader desenvolveram um plano completo para você evoluir seu operacional, seja começando do zero ou aprimorando suas técnicas preferidas. Aprenda hoje mesmo com aulas que já estão liberadas: Comece o Plano TNT.

Avaliações da aula:
4,8 (184)
assista o vídeo até o fim para avaliar

Publicação: 10/08/2021 20:00
Atualização: 16/08/2021 11:07