Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Esqueceu sua senha? Clique aqui!

Ou então, entre com suas redes sociais

  Entrar com Facebook

  Entrar com Google

Ainda não possui uma conta?

Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Cadastre-se agora e tenha acesso a todo o nosso conteúdo gratuitamente!

Ao se cadastrar, você concorda com os nossos termos de uso e em receber nossos emails.


Se preferir, cadastre-se com Facebook ou Google

Já possui uma conta?

Conhecendo o MetaTrader

Conhecendo o MetaTrader

Como você viu nas aulas anteriores, uma plataforma de investimentos pode ser tanto um software que você baixa e instala em seu computador, como um ambiente on-line que roda em seu browser ou mesmo em um smartphone. Disponibilizadas pelas corretoras de valores aos seus clientes, essa plataformas possibilitam ao investidor e ao trader estudar e analisar ativos, realizar backtests e comprar e vender ações, contratos futuros, ETFs e até Fundos Imobiliários.

Por funcionar de forma simples e intuitiva, já que a interface é basicamente gráfica, o recurso possibilita que os investidores tenham acesso a vários tipos de estratégias e modos de se operar.

Sendo a plataforma mais utilizada em todo o mundo, o MT5 possui uma quantidade de recursos e indicadores gigantesca, e muitos desses recursos, como indicadores e robôs, são gratuitos, oferecendo ao investidor possibilidades inimagináveis.

Mesmo sendo uma plataforma bastante conhecida, o MT5 tem lá suas limitações. Ele, por exemplo, ainda é bastante limitado em recursos para leitura de fluxo – o conhecido Tape Reading.

Claro que o básico está lá: Times and Trades e Book de Ofertas e, com isso, qualquer pessoa que entenda de leitura de fluxo conseguirá operar com tranquilidade e perfeição. Mas, se compararmos com as plataformas especialistas disponíveis no mercado, ou mesmo com essas plataformas maiores e mais caras, vemos que o MetaTrader não conta com o detalhamento das informações de fluxo que se pode encontrar nas plataformas pagas.

Mas, afinal, o nosso querido MT5 é gratuito na maioria das corretoras e julgamos que é uma excelente plataforma, não apenas para quem está começando, mas também para quem já é profissional do mercado, que encontrará nessa ferramenta inúmeros recursos para suas operações.

Outro elemento que deixa a desejar com relação aos gráficos é a falta de uma escala logarítmica. A distância de 1 para 2, por exemplo, é diferente da distância de 10 para 11 em termos percentuais. Isso é importante porque quem opera por análise gráfica ou price action, onde linhas de tendência e as figuras têm uma grande importância, a proporção aparente entre os preços pode ser decisiva em algumas análises.

Mesmo assim, isso não chega a incomodar os traders que operam por setups de análise técnica, que são os que utilizam indicadores.

Aliás, falando de indicadores, o MT5 e o MT4 contam com uma quantidade gigante de indicadores, a ponto de ser difícil para uma pessoa conhecer todos os que existem. Isso porque essa plataforma apresenta uma linguagem de programação de código aberto – o MQL5 – que permite a qualquer pessoa que a estude e saiba programação de software construir seu próprio indicador.

Em termos de menus, o MT5 não fica para trás. Além da enorme biblioteca de indicadores e de robôs (raros nas plataformas pagas), seus menus têm todas as funções de estudos de linha, tempos gráficos, relatórios de desempenho e funções necessárias para uma operação precisa e confiável.

Mas como todo software, às vezes, você irá se deparar com bugs – pequenos defeitos que rapidamente são corrigidos pelo fabricante. Os maiores problemas ocorrem por conta de conexões de internet entre o usuário e a corretora, ou entre esta e a Bolsa, mas, se você tomar o cuidado de filmar a sua tela enquanto estiver operando, dificilmente sairá no prejuízo quando houver defeitos que não sejam de sua responsabilidade.

Vale a pena conhecer o MetaTrader 5 em toda a sua potencialidade. Para isso, você precisará se dedicar ao estudo da plataforma, testando e conhecendo todas as suas possibilidades. Na comunidade MQL5, você encontrará milhares de pessoas dispostas a ajudá-lo com suas eventuais dúvidas e necessidades.

Saiba mais

Acesse neste link um guia completo do MetaTrader 5 em Português: https://www.metatrader5.com/pt/terminal/help

Para realmente evoluir, o trader precisa de um plano. Se você é totalmente iniciante e quer começar do zero, comece por aqui. Já operou ou tem uma base no trading? Esse conteúdo vai te interessar.

Teste seu aprendizado

Quais as maiores vantagens do MT5?

Ganhe acesso completo grátis

Junte-se a mais de 200 mil traders e investidores e comece sua jornada no mercado.

Desenvolva as habilidades para vencer no mercado com nossos especialistas.
Veja seu progresso no e-learning e tire todas as suas dúvidas.
Participe em tempo real da nossa sala com Trading Ao Vivo.
Aprenda com artigos, webinars exclusivos, novos cursos e muito mais

  AULAS