O que você quer aprender?

Ir

Day Trade é Furada? Veja como funciona e se Vale a Pena

Será que day trade é furada? Você provavelmente já ouviu isso. Veja a opinião de Eduardo Becker, um dos maiores especialistas em Price Action do Brasil.

Day Trade Mar 25, 2021

Você que se interessa por bolsa de valores provavelmente já ouviu falar sobre o que é day trade e também dizer que Day Trade é furada.

E a maioria daqueles que afirmam que day trade não vale a pena baseiam suas afirmações na única estatística existente no Brasil sobre o assunto, feita por dois pesquisadores da FGV – Fundação Getúlio Vargas.

Mas será que isso é verdade mesmo?

A ideia deste artigo é esclarecer o leitor sobre os mitos e as verdades que cercam este assunto.

Você sabia que o Portal do Trader disponibiliza um curso de day trade completo e gratuito? Porque você não aproveita para dar uma olhada depois de ler o artigo?

Leia também:

O que é Day Trade, Como Funciona e Por Onde Começar? (Guia Completo 2021)

Day Trade: como cortar as perdas rápido e se manter no positivo esse mês

Quanto dinheiro eu preciso para começar no trading?

Afinal, o Day Trade é furada? Como ele funciona?

Day trade é furada? Veja o que é e como funciona
Day trade é furada? Veja o que é e como funciona

Embora a referida pesquisa permita uma série de objeções por parte daqueles que de fato ocupam mais o seu tempo operando os mercados do que debruçados em estudos estatísticos, ela sem dúvida gerou acaloradas discussões entre defensores e detratores dessa atividade.

E aí entramos na seara do vale tudo, desde aquela pessoa que afirma “perdi tudo no day trade”, que day trade é furada até aquelas que compram um sanduíche e pagam fazendo um day trade em plena lanchonete.

Na melhor das hipóteses os menos agressivos dizem que day trade é sorte ou day trade é ilusão.

Antes de tirarmos alguma conclusão para poder afirmar se realmente day trade é furada ou não, precisamos primeiro entender o que é o day trade e como ele funciona.

Mas afinal, o que é trader? Trader é uma palavra americana cuja tradução exata é “comerciante”. E o que faz um comerciante?

Bem, ele especula financeiramente sobre o preço de um determinado ativo, ou seja, compra artigos por um determinado preço com a ideia de vendê-los por um preço maior, auferindo um lucro sobre essa diferença de preços.

O trader é o profissional – sim, é uma profissão – que efetua o mesmo trabalho do comerciante, mas ao invés de artigos, ele compra e vende ativos financeiros.

Sugiro que assista ao curso “O que os traders operam” para conhecer mais sobre esses ativos.

Um trader compra uma ação por um preço, espera que a ação suba, e a vende por um preço mais alto.

Então, caro leitor, se você investe na bolsa de valores, compra uma ação e quando depois de algumas semanas ou meses ela sobe de preço você a vende, estará fazendo exatamente aquilo que um trader faz.

A diferença entre você e um day trader é apenas a duração do seu investimento. Você, investidor, demorou algumas semanas ou meses para realizar o seu investimento ou o seu trade.

Já o day trader, como o nome sugere, faz exatamente a mesma coisa, só que a duração do seu investimento é de alguns minutos ou de algumas horas.

Então, se isso funciona para o investidor de médio e longo prazo, por que não funcionaria para o investidor de curtíssimo prazo se o que muda é apenas a velocidade com que as decisões devem ser tomadas?

Será que o day trade é realmente uma furada?

Vantagens do Day Trade

Como toda atividade, o day trade apresenta vantagens e desvantagens. A parte boa de se trabalhar com day trade é a meritocracia.

O day trade é o tipo de atividade em que a recompensa ou a punição pelo nosso bom ou mau desempenho acontece de forma imediata.

Se trabalhamos bem, temos um ganho financeiro e se trabalhamos mal, temos uma perda financeira que acontece ali, na hora em que estamos trabalhando.

Day trade é furada? Vantagens do day trade
Day trade é furada? Vantagens do day trade


Outra vantagem é que, no caso do trader autônomo, não há uma estrutura hierárquica por trás.

Em outras palavras, o trader pode dizer adeus àquele chefe chato ou àquelas intermináveis reuniões de feedback.

E a vantagem mais óbvia e que faz todo mundo acreditar que ser trader vale a pena, está relacionada aos ganhos financeiros.

E bem ao contrário do que sugere a famosa pesquisa – que só olhou para traders de um tipo de ativo localizados no Brasil –, existem milhares de traders autônomos – e anônimos – espalhados por aí que conseguem obter pequenas fortunas ao ano.

Sim, ao ano!

Então, esqueça aquela ideia de tirar um salário mensal. Isso simplesmente não existe no day trade.

Se você quer ser trader e ainda está muito apegado à ideia de salário mensal e reuniões de feedback, poderá tentar uma das raras vagas para traders em grandes instituições financeiras.

Para os poucos escolhidos, salários bastante atraentes mas, ainda assim, menores do que aquilo que se pode obter operando o próprio capital se você fizer parte do pequeno grupo de traders que consegue resultados consistentes.

Desvantagens do Day Trade

Mas e aquela estatística que diz que day trade é ilusão, que a maioria perde dinheiro e que apenas 1% dos postulantes consegue sobreviver?

Pois é, aquilo continua sendo verdade – obter sucesso, consistência e dinheiro nessa atividade é muito difícil, mas bota difícil nisso.

Mas se sairmos um pouco do mundinho do day trade e olharmos para fora da janela, veremos que essa mesma estatística se aplica a qualquer profissão que exija um altíssimo desempenho de seu praticante.

Qual o percentual de pessoas que consegue alcançar a presidência de uma empresa? Quantos por cento conseguem passar em um concurso para Diplomata?

Ou entrar em um curso de medicina na USP? Ou ainda quantos conseguirão fazer salários anuais de 7 ou 8 dígitos como esportistas ou artistas?

Então por que no day trade, uma atividade de alta performance, seria diferente?

Day trade é furada? Desvantagens do day trade
Day trade é furada? Desvantagens do day trade

Assim, para aqueles que ainda afirmam que day trade é sorte, temos uma má notícia. Ter sucesso nessa atividade não depende de sorte – embora ela ajude um pouquinho.

O sucesso no day trade depende de um trabalho árduo, longo e exigente.

O candidato a day trader de sucesso tem que colocar na mente que ele terá que se dedicar por milhares – isso mesmo, milhares – de horas treinando, estudando, lendo, assistindo a vídeos intermináveis, testando, aprendendo, refazendo e perdendo dinheiro.

Não, você não leu errado. Todo trader em formação perde dinheiro durante o seu processo de aprendizagem. Mas não estranhe, este é o preço que você paga por sua formação.

Mas se você souber controlar seu dinheiro durante este processo, investirá provavelmente menos dinheiro do que um estudante de medicina ou de um piloto de avião comercial.

Então, se há desvantagens no day trade, elas estarão ligadas ao autocontrole,  ao tempo de estudo e as dificuldades do processo de aprendizagem.

Mas qual atividade que promete altos ganhos é fácil, não é mesmo?

Recentemente, escrevi um artigo que fala justamente sobre como aprender a encarar a profissão de trader como um empreendimento. Vale a leitura!

Por que o day trade cresceu tanto no Brasil?

Durante o ano de 2020, exatamente o ano da pandemia do Covid-19, tivemos uma explosão de novos CPFs ingressando na bolsa de valores e isso se deu por uma confluência de fatores.

E o primeiro deles foi a redução da taxa Selic a níveis de primeiro mundo. Só que não estamos no primeiro mundo.

O Brasil ainda tem uma quantidade enorme de problemas estruturais não resolvidos e um deles foi a volta da alta da inflação.

Então, todos aqueles que obtinham parte de seu sustento na renda fixa se viram perdendo dinheiro, dado que a inflação passou a ser maior do que a taxa Selic.

A famosa renda fixa transformou-se em perda fixa.

Diante desse cenário, as pessoas foram em busca de formas de remunerar seu capital e, mesmo sabendo que a renda variável tem risco, partiram para a bolsa de valores.

Mas ao começarem a estudar sobre o assunto, viram que a bolsa possibilita um grande potencial de remuneração de capital.

E diante desse fato que faz brilhar os olhos até mesmo dos mais conservadores, acabaram conhecendo a atividade do day trader e resolveram, como se diz, tentar a sorte, mesmo estando cercados de gente dizendo que day trade é furada.

A consequência natural disso foi o aumento da procura por cursos de day trade para iniciantes em relação a anos anteriores.

E a comunidade de youtubers e influencers digitais nesse tema multiplicou-se exponencialmente.

Todos queriam investir no day trade e debruçaram-se sobre os cursos de day trade disponíveis pela internet.

Day trade é furada? Por que o day trade cresceu tanto no Brasil?

Claro que onde há uma grande demanda por alguma coisa, os chamados amigos do alheio também dão o ar de sua graça, e ajudaram a popularizar a ideia de que day trade é pirâmide, ou que day trade é ilusão.

E novamente aparecem dezenas de depoimentos digitais com títulos chamativos como “perdi tudo no day trade”, “day trade é furada”,  “day trade não funciona” ou, pior ainda, há pessoas que acreditam que day trade é farsa.

Porém se olharmos mais de perto, veremos que os detratores do day trade geralmente são pessoas que tentaram exercer a atividade e perderam seu dinheiro.

O fato é que esta profusão de opiniões e declarações lacradoras acabou gerando muito mais confusão do que esclarecimento.

E essa confusão de opiniões, cada uma apontando para um lado, colocou na cabeça das pessoas a seguinte pergunta:

Ser day trader vale a pena? Conheça 4 verdades que ninguém te conta

E nesse momento, devemos colocar os dois pés no chão e olhar para essa atividade de maneira totalmente desapaixonada.

Aqui estão algumas verdades sobre esta atividade:

1. Ser day trader não é fácil

Sim, é claro que parece bastante animadora a ideia de trabalhar algumas horas por dia e tirar, em um mês, seu antigo salário anual.

E sim, é possível mas não é fácil, não é para qualquer um e as chances de você conseguir são mínimas (lembrando que se você não  tentar, as chances serão zero).

2. Operar no mercado à beira da piscina? Esqueça

A primeira coisa que um aspirante a day trader deve ter em mente é que aquela ideia de trabalhar por meia hora à beira da piscina, ganhar uma pequena fortuna e sair para dar um rolê em sua Lamborghini Aventador não passa de uma ilusão criada por diversos influencers, a fim de atrair você para os seus lucrativos negócios de indicação de traders para corretoras localizadas em paraísos fiscais.

Day trade é furada? Ser day trader vale a pena?
Day trade é furada? Ser day trader vale a pena?

3. Adeus tranquilidade, fazer day trading é estressante

A vida real de um trader de verdade é absolutamente estressante e essa atividade ocupará a maior parte das horas de seu dia e muitos dos seus finais de semana.

4. Alto custo emocional

Sim, se você finalmente conseguir fazer parte daquele seleto grupo dos que ganham muito dinheiro no day trade, saiba que o que menos terá é qualidade de vida.

O stress ligado à atividade é uma constante. Episódios de euforia e depressão, de autoestima elevada e de sentimentos de desvalor serão uma constante no seu dia a dia.

Essas advertências estão aí para que você entenda que o day trade é uma profissão, que tem obrigações, horários, perdas e ganhos, como qualquer outra, mas continuará sendo uma profissão.

Então você desempenhará essa atividade para tirar o dinheiro do seu sustento e, claro, um pouco mais.

Afinal, ninguém suportará passar por tudo isso para ganhar o mesmo que ganharia no conforto, segurança e estabilidade de um emprego público.

Mas de um modo geral, e feitas todas essas considerações, day trade vale a pena.

Você estará desempenhando uma carreira estimulante, desafiadora e envolvente.

Mesmo com todos os percalços inerentes à atividade, ela é bem divertida e faz com que seus praticantes, em pleno domingo, torçam para que a segunda-feira chegue o mais rápido possível.

E mesmo que você perca dinheiro no final das contas, mas faça tudo para extrair o máximo de aprendizado da experiência com o menor custo possível, as lições que você vai tirar são para o resto da vida.

É possível enriquecer com day trade?

O conceito de riqueza é bastante subjetivo e dependerá de cada indivíduo.

Para uns, ser rico é ter um montão de dinheiro e ser listado na Forbes como uma das maiores fortunas do Brasil ou, quem sabe, do mundo.

Para outros, é ter uma fonte de renda inesgotável que permita viver com conforto e que ainda sobre um bom dinheiro todos os meses.

Day trade é furada? É possível enriquecer com day trade?
Day trade é furada? É possível enriquecer com day trade?


Qualquer que seja a sua visão, é importante deixar claro a diferença entre renda ativa e renda passiva.

Renda ativa é aquela que depende de seu esforço para ser obtida. É quando você troca horas da sua existência por dinheiro.

Se de repente você ficar impedido de trabalhar por qualquer motivo, sua renda cessará porque ela dependerá de seus esforços para existir.

Já a renda passiva, é aquela que independe do seu esforço diário, ou seja, se você decidir não ir trabalhar naquele dia, sua renda continuará aparecendo na sua vida.

Dito isso, podemos afirmar que o day trade é como qualquer trabalho – você desempenha uma atividade para obter renda.

Então tanto faz você ser day trader, arquiteto ou web designer.

Então, diante da pergunta: dá para ficar rico fazendo day trade? Ou dá para ficar rico sendo arquiteto?

A resposta é: depende do que você faz com o dinheiro que você obtém da atividade.

Não é exatamente o day trade que te deixa rico, mas aquilo que você faz com o dinheiro que ganha no day trade é o que poderá fazer de você alguém rico.

Neste vídeo o trader Caio Sasaki discorre sobre esse tema:

Trader ganha 50 mil por mês?

Veredito: viver de day trade é furada ou realmente vale a pena?

Se você ainda faz parte daqueles que acreditam que day trade é furada, é melhor pensar duas vezes.

Pelo que foi dito até agora, vemos que para ganhar dinheiro no day trade, você precisará em primeiro lugar saber como fazer operações day trade, como lidar com a gestão do seu dinheiro, e o que fazer com o dinheiro que se ganha.

Day trade é furada? Ou vale realmente a pena?
Day trade é furada? Ou vale realmente a pena?

A grande ideia do day trade é que ele atua como um “aumentador de renda”.

Seja você um day trader em tempo integral ou alguém que faz day trade durante parte do seu dia, você precisará saber investir o seu dinheiro da forma correta para multiplicá-lo e alcançar a sua liberdade financeira.

O day trade então agirá como um acelerador, trazendo para um horizonte de tempo bem menor, a construção de sua riqueza.

Mas para isso você precisará se qualificar e, nesse processo, irá se deparar com inúmeras formas de se multiplicar seu patrimônio, todas elas através de modalidades como day trade, swing trade, buy & hold e também precisará conhecer como diversificar sua carteira de investimentos e até mesmo a investir internacionalmente.

Você pode aprender a operar no day trade com total segurança. Veja 3 motivos para se inscrever agora em nosso curso gratuito de day trade

1. Conteúdo de mais de 6 horas

Com foco no day trade para iniciantes, o conteúdo é apresentando a partir de conceitos elementares, tais como o que é day trade, quais os requisitos mínimos, os ativos mais operados no day trade e as principais plataformas.

Em seguida, o conteúdo aborda técnicas operacionais, como a análise com indicadores, price action e tape reading.

Por fim, é apresentado um módulo voltado para mindset, curva de aprendizado e planejamento.

Ao final de cada aula há uma pergunta de fixação e um espaço para perguntas e discussões envolvendo o professor e outros alunos. Um material completo!

2. Professor com ampla experiência

Com mais de 15 anos de experiência, Caio Sasaki iniciou sua jornada de day trader operando ações da NYSE e NASDAQ.

Com foco em contratos futuros de índice e de dólar, integrou a equipe de gestão da Intra Corretora e posteriormente a área de análise da Interfloat Corretora, onde tornou-se gerente.

Foi responsável pelos calls de operações de day trade da XP Investimentos até março de 2014 e hoje é referência no mundo trader no Brasil.

Fundador do Portal do Trader, dedica-se exclusivamente ao day trade, além de coordenar a equipe de professores do Plano TNT.

3. Custo zero, o treinamento é gratuito

O curso de day trade para iniciantes está disponível na área APRENDA do Portal do Trader sem qualquer custo, onde você poderá encontrar este e muitos outros cursos de trader grátis!

Entendemos que o conhecimento e o aprimoramento são fundamentais para alicerces firmes e capazes de suportar a construção de uma carreira sólida como trader bem sucedido.

Pronto para melhorar suas operações? Comece nossos cursos gratuitos!

Acessar Área Aprenda

Principais dúvidas

Quanto ganha em média um day trader?

Esta pergunta é bastante recorrente entre aqueles que vislumbram no trade uma possibilidade de um trabalho autônomo.

Day trade é furada? Quanto ganha um day trader?
Day trade é furada? Quanto ganha um day trader?

No entanto, como você já deve ter imaginado, não há uma resposta definitiva para isso.

Pergunte no SEBRAE quanto ganha o dono de uma padaria e você obterá a mesma resposta: depende.

E depende porque a padaria pode ser grande, ou pequena, pode estar localizada no Jardim Paulista em São Paulo ou pode estar localizada no interior da cidade mais pobre do Brasil.

Pode ser que o dono da tal padaria esteja na sua primeira loja, ou pode ser que ele seja dono de uma rede de padarias com filiais em diversas cidades. Depende.

E no day trade, os ganhos são exatamente uma função de quanto dinheiro você tem.

Você está no mundo do dinheiro, e a matéria prima para quem trabalha com dinheiro, é dinheiro.

Pense em um confeiteiro que faz bolos em casa em um fogão comum, e um confeiteiro que tem uma grande loja de shopping. Assim é o mundo – quem tem mais dinheiro, faz mais dinheiro.

E quem tem pouco, terá que se esforçar para ir aumentando seu capital aos poucos até o dia que for grande o suficiente para fazer muito dinheiro.

Mas sim, dá para ganhar muito dinheiro no day trade – tanto quanto a liquidez do mercado permitir.

Quanto ganha um trader autônomo?

Temos que fazer uma distinção entre trader autônomo e day trader. Sim, porque um trader autônomo não precisa ser necessariamente um day trader.

Aliás, os maiores ganhos são obtidos por traders que operam prazos maiores.

O livro Magos do Mercado, da série Market Wizards mostra inúmeros exemplos de traders que fizeram verdadeiras fortunas operando mercados futuros em prazos maiores.

Dito isto, e considerado o capital disponível para operações, traders de prazo mais longo ganham bem mais do que day traders.

E isso ocorre por um raciocínio lógico bastante elementar. Quanto menor o tempo operacional, mais curtos são os alvos e, portanto, os ganhos serão equivalentes ao tamanho dos alvos.

E para ganhar mais, os day traders terão que expor-se a maiores riscos de alavancagem. E como os prazos menores são mais voláteis, a frequência de perdas será maior e as perdas também serão alavancadas, o que irá consumir boa parte do capital ganho.

No day trade, o esforço é maior.

E isso já não acontece em prazos maiores, dado que não há tanta volatilidade e a probabilidade de operações bem sucedidas é muito maior.

A contrapartida é que o trader terá que ter um capital bem maior se for operar ações ou grandes margens de garantia se quiser operar contratos futuros na modalidade swing trade.

No Swing Trade os ganhos também são variáveis e dependerão do montante de capital destinado às operações.

Mas como essas operações são mais lentas e os ganhos são maiores, é nelas que você alcançará a famosa vida de trader, porque entrará em uma operação com grande capital, obterá um retorno proporcionalmente grande após algumas semanas de operação, e no intervalo poderá ter a vida que quiser.

O trader Caio Sasaki tem uma aula aberta do Plano TNT na qual ilustra bem esses pontos.

Conclusão

Dado todo esse panorama descrito ao longo deste artigo, a conclusão é que não – day trade não é furada, mas devemos considerar as seguintes ressalvas:

É para todo mundo mas não é para qualquer um

Se você quer dedicar-se a esta atividade e ser bem sucedido, terá que fazê-lo integralmente e por muitos anos, como qualquer outra profissão exigente.

Você tem que ter dinheiro

E aqui o nome do jogo é: quem tem mais, ganha mais, quem tem menos, ganha menos. Entrar no trading com pouco dinheiro não irá funcionar porque as perdas no início da aprendizagem fazem parte do processo.

E o seu pouco dinheiro poderá acabar antes mesmo de você ter aprendido os segredos da profissão.

Não é escalável

Você não conseguirá remunerar seu capital a juros compostos para sempre porque em algum momento, quando estiver operando muito grande, encontrará liquidez insuficiente no mercado.

Então, a melhor forma de encarar essa atividade é como um meio de obter uma renda para fortalecer seus aportes em investimentos de longo prazo.

Day trade é um trabalho como outro qualquer

Então esqueça de vez aquela ideia de ganhar dinheiro trabalhando meia hora por dia na beira da piscina.

Esse estilo de vida está reservado àqueles que já cumpriram todas as etapas, têm muito dinheiro e fazem operações de longo prazo.

Para os demais simples mortais que aspiram construir riqueza, é um trabalho de muita ralação, noites de estudo e finais de semana inteiros olhando gráficos e lendo livros.

Bons estudos!


Imagem do autor - Eduardo Becker

quero aprender agora

Categorias

Eduardo Becker

Físico de formação e trader desde 2005, atuando principalmente com Price Action. É professor da B3 e da FECAP.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Aumente em até 10x suas chances no day trade

QUERO COMEÇAR O TNT 2.0

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.