O que você quer aprender?

Ir

Quanto dinheiro eu preciso para começar no trading?

Trader Profissional Dez 18, 2020

Quando as pessoas começam a se interessar pelo trading, num primeiro momento, há um misto de euforia e confusão.

Por um lado, o imaginário das pessoas é estimulado com base nos filmes hollywoodianos e algumas propagandas ilusórias na internet (alimentadas pela famosa indústria do resultado imediato, presente em todo lugar, sempre vendendo soluções baratas e milagrosas), por outro lado, a quantidade de informações é gigantesca e muitas vezes controversa.

Vivemos numa era em que acesso à informação não é mais um problema – a dificuldade está em selecionar o que é relevante e confiável.

Assim, uma dúvida muito comum e simples de ser respondida acaba ficando sem resposta: quanto dinheiro eu preciso para começar no trading? Se o seu objetivo é enriquecer no longo prazo, você pode começar com pouco, agora mesmo, investindo em boas pagadoras de dividendos ou seguindo recomendações de analistas, por exemplo, e comprando lotes fracionários (geralmente quantidades inferiores a 100 ações).

Neste caso, se uma ação custa R$20,00, é possível investir apenas esta quantia somada às taxas operacionais. Assim, com o tempo, é só refinar o conhecimento sobre o assunto e ficar de olho em boas oportunidades. Porém, se o seu objetivo é viver de trading, o caminho é mais complexo e antes de seguir com uma resposta é importante você ter 6 pontos em mente:

Esqueça qualquer projeção de ganhos baseado no seu investimento inicial. A lógica NÃO é a mesma da rentabilidade média, em percentual, aplicada no mercado de renda fixa e de fundos, por exemplo. O trading é uma atividade de alta performance, em que os ganhos variam drasticamente de uma pessoa para outra e já falei bastante a respeito disso neste artigo;

Não existe "ficar rico fácil e rápido". Resultados expressivos são fruto de um processo em que serão desenvolvidos o seu conhecimento e suas habilidades técnicas, essenciais para o seu sucesso. Este processo geralmente leva meses (às vezes anos, para quem insiste em trilhar este caminho por conta própria) e exige muita disciplina, estudo e dedicação. Como o caminho é longo e árduo, muitos desistem no meio, portanto, também recomendo uma boa dose de perseverança;

Traders iniciantes não ganham dinheiro. O capital mais importante para um novato é o conhecimento teórico e prático, portanto, opere para aprender. Os ganhos financeiros serão apenas uma consequência de uma curva de aprendizado e virão com o tempo. Controle a sua ansiedade por ganhos financeiros rápidos e se concentre nos estudos;

Treine por um mês (pelo menos) em simulador, e quando partir para o mercado real se limite a apenas um lote mínimo. Siga assim até obter consistência nas operações. A lógica é simples, se você não tem consistência com um lote mínimo, não terá consistência com lotes mais expressivos. Aumentar a mão antes da hora só vai fazer você quebrar mais rápido;

Não existe “a melhor técnica”. Em vez de ter uma solução milagrosa que se aplica a tudo, os traders consistentes utilizam um “repertório de técnicas” para se adaptarem às mudanças de dinâmica do mercado. Toda técnica tem a sua utilidade específica, mas quem se concentra em uma única tática se limita a apenas alguns cenários favoráveis. Versatilidade é um requisito indispensável;

O item mais importante na sua trajetória será a consistência nos resultados no longo prazo. Talvez você até possa obter ganhos expressivos por pura sorte no começo, mas sem consistência, em poucas semanas, os seus resultados vão oscilar como uma montanha-russa e o seu estado emocional será abalado, afetando o seu racional. Isso vai gerar um círculo vicioso de perdas, exatamente como acontece com aqueles jogadores compulsivos em Las Vegas. Portanto, não caia na ilusão dos ganhos potenciais sem olhar para as possibilidades de perdas.

Agora sim! Sabendo de todos estes pontos, trace um bom planejamento pensando em todos os seus recursos (não apenas financeiro, mas considerando a disponibilidade de tempo e conhecimentos). Estabeleça um objetivo principal, metas intermediárias e prazos para cada etapa da sua evolução. Registre a sua rotina, avalie suas operações diariamente e aprimore os resultados (torne este ciclo um hábito). Agora vamos à resposta final...

Não é necessário muito capital para se operar day trade. Com um salário mínimo já é possível cobrir as margens exigidas para um mini contrato e ainda sobra uma “gordura” financeira (extremamente necessária) para se operar por uma semana (ou até mais!), sem cometer loucuras, é claro.

Porém, o investimento mais pesado (e indispensável) será: 1. na manutenção de sua vida, por uns 12 meses, enquanto se dedica a esta atividade sem obter retorno financeiros; e 2. Em cursos para se especializar e não encarar o mercado como um apostador (que costuma ter vida curta no trading). A propósito, se você ainda está descobrindo esse mundo do trading e quer saber se ele é mesmo para você, recomendo que faça o nosso curso de day trade gratuito, clicando no link aqui embaixo:

· Curso Day Trade Gratuito - Comece Agora a sua Jornada no Mercado.

Resumindo, em termos financeiros, os requisitos para se iniciar no trading estão ao alcance de praticamente qualquer cidadão. Porém, se considerarmos as demais exigências (muita disciplina, estudo e principalmente tempo) temos aí uma explicação bem plausível do porquê poucos se mantém no mercado por mais de um ano.

Imagem do autor - Eduardo Becker

quero aprender agora

Categorias

Caio Sasaki

Especialista em Fluxo e Tape Reading e uma das maiores referências do mundo trader no Brasil.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Aumente em até 10x suas chances no day trade

QUERO COMEÇAR O TNT 2.0

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.