O que você quer aprender?

Ir

Indo muito além da técnica - o que é um Trader Nível Três?

Você sabia que o sucesso dos traders pode ser representado numa distribuição normal? O que diferencia um Trader Níve Três dos demais traders?

Trader Profissional Jan 26, 2021

Você sabia que o sucesso dos traders pode ser representado numa distribuição normal? Calma, se você não tem conhecimentos em estatística eu posso traduzir isso para você. A distribuição normal (também conhecida como distribuição de Gauss ou Gaussiana) é uma distribuição estatística representada por uma curva em formato de sino simétrico, cuja área soma 100%.

Mas para você entender um pouco melhor, vou usar um exemplo prático com a estatura média de uma determinada população. Em qualquer população, a maioria das pessoas possui uma estatura próxima de uma média, que na distribuição normal representa o centro do gráfico, onde podemos notar a maior área.

Faz sentido, certo? Podemos afirmar que a maior parte da população possui uma estatura média. Somente uma parcela pequena da população possui uma estatura muito baixa (por exemplo, menos de 1 metro e meio), representada pelo lado esquerdo desta distribuição, com pouca área.

A outra parcela igualmente pequena se refere às pessoas com estatura muito alta (vamos supor, acima de 2 metros de altura), representadas pelo lado direito da curva. É importante ressaltar que os dois extremos desta curva possuem áreas pequenas, ou seja, representam uma minoria. Sem entrar em detalhamentos matemáticos, podemos afirmar que 70% a 95% da população tem uma estatura média, considerando um determinado intervalo que é calculado em função de um desvio padrão. Claro que daria para esmiuçarmos os detalhes desta teoria, mas a intenção aqui é que você entenda o conceito básico destas distribuições.

Se distribuirmos o desempenho dos traders nesta curva e dividirmos ela em 3 partes, perceberemos que uma pequena parcela dos traders vão muito mal no mercado. Na verdade, na maioria das vezes eles simplesmente desistem da atividade em poucas semanas, seja por terem subestimado o mercado e quebrarem muito rápido, ou por receio, falta de dinheiro ou falta de conhecimento.

Felizmente são poucos os que erram de uma forma tão grosseira. A maior parte dos traders, representada pela área central da distribuição, possui algum conhecimento básico ou até um entendimento mais avançado sobre o mercado. Contudo, em termos de resultados, este grupo ganha e perde praticamente na mesma proporção, e na melhor das hipóteses empata com a renda fixa, ou seja, são traders que já conseguiram evoluir a tal ponto para controlar perdas, mas ainda não conseguem gerar ganhos consistente.

E o motivo para esta inconsistência, na maioria das vezes, é a falta de algumas habilidades para serem desenvolvidas (às vezes é só um ajuste fino). Apenas o terceiro grupo desta distribuição possui conhecimentos, habilidades e práticas necessárias para se obter resultados consistentes no longo prazo, por isso eles recebem o nome de Trader Nível Três, ou simplesmente TNT.

Mas se o segundo grupo de traders possui um bom nível de conhecimento, o que diferencia um TNT dos demais traders?

A história de todos os traders sempre guarda muita semelhança. Um belo dia soubemos que existe uma profissão onde é possível ganhar muito dinheiro trabalhando em casa, sem chefe, sem ter que enfrentar trânsito e, de quebra, onde é possível ficar rico. Olhos brilhando e coração batendo forte, desejamos saber mais sobre trading e descobrimos que, segundo se comenta e com algum esforço, é possível retirar uma ótima renda mensal realizando operações no mercado financeiro. Animados, batemos o martelo: quero ser trader.

Dúvidas (muitas), livros (inúmeros), grupos em redes sociais (todos) e, depois de algum tempo, começamos a operar nosso dinheiro real. Invariavelmente perdemos dinheiro, muito mais do que imaginávamos e este primeiro banho de água fria (virão outros) serve para mostrar que a atividade de trading é muito mais complexa do que aprender uma técnica qualquer, executá-la e ficar rico até o final do mês. Nesse momento vem a primeira lição: trading é muito mais difícil do que pensávamos.

Muitas fases virão e o trader passará por momentos de completa euforia e profunda depressão. Em um dia irá sentir-se o Lobo de Wall Street em pessoa para, no dia seguinte, ver-se como o último dos seres. Esta montanha russa emocional será acompanhada de stress e um forte sentimento de insegurança.

Se fizer tudo direitinho, poderá chegar até mesmo a adquirir a tão sonhada consistência, mas sentirá um certo amargor ao constatar que se tivesse colocado seu dinheiro na renda fixa, teria ganho a mesma coisa sem sequer ter passado por todo aquele sofrimento. A grande maioria dos traders que adquirem consistência operacional é capaz de, no máximo, superar seu benchmarking em 1 ou 2 pontos. Nada muito animador para quem tinha pretensões de ficar rico até o fim do mês.

Nesse momento vem a pergunta: o que fazer para me transformar naquele trader que eu sonhei quando descobri que essa profissão existia?

A resposta está na busca pela eficiência. Todo trader bem-sucedido busca constantemente melhorar seu desempenho e a assertividade de suas operações. Este é um trabalho para toda a vida e, no mundo atual, não existe um único trader profissional que tenha aprendido sua técnica e opere sempre do mesmo modo. E isto vale para qualquer profissional, do engraxate ao médico, da secretária ao físico nuclear. Todos, indistintamente, que brilham em suas carreiras têm como característica comum a busca constante por eficiência.

Esta busca se dá em cada detalhe da atividade profissional, desde a escolha do equipamento onde irá realizar suas operações, até os cuidados no aprimoramento do seu trading system. Um profissional de sucesso sabe que é a soma de cada elemento que possibilitará alcançar um desempenho acima da média.

Não se inicia nesta profissão fazendo um cursinho de final de semana, nem se obtém consistência encontrando aquele setup matador. O chamado trader nível três é aquele que alcançou resultados acima da média exatamente porque cuidou de cada detalhe. A começar pela sua formação.

Um médico estudou durante sete longos anos e, se foi em uma escola particular, gastou uma pequena fortuna apenas com mensalidades e livros e, só depois de todo esse investimento, receberá uma pequena quantia por sua primeira consulta. Um analista de sistemas paga caro por um curso que leva pelo menos dois anos e ainda terá que passar por um longo aprendizado, o que inclui um estágio mal remunerado, até obter os primeiros resultados financeiros de sua escolha profissional. Por que razão seria diferente com a profissão de trader?

Ninguém se torna um bom profissional sem um longo período de esforço e estudo, sem investimento financeiro, sem dar para depois colher. Isto obedece a uma lei natural – se quiser colher frutos, tem que cavar a terra, plantar a semente e cuidar da árvore. E isso leva tempo, demanda esforço e investimento.

A profissionalização na área de trading consiste de inúmeros detalhes que, se bem executados, fatalmente levarão ao sucesso. Não é somente o setup, nem somente a psicologia, tampouco é o gerenciamento financeiro ou o mercado que se escolhe operar. É cada um desses elementos que deve se integrar em um sistema bem executado e constantemente aprimorado por um profissional que possua um mindset voltado a processos para que os resultados venham de forma consistente e perene. É fundamental que tudo seja feito da forma correta.

Se essas condições valem para qualquer profissão, no caso particular do trader não basta fazer tudo certo. Tem que fazer tudo certo e da maneira mais eficiente. E isto, a exemplo da árvore citada anteriormente, leva tempo, demanda esforço e investimento. É, de fato, uma jornada que oferecerá seus melhores frutos àquele que souber fazer sua trajetória tendo em mente a busca constante por eficiência.

Agora que você entendeu um pouco melhor o que um trader precisa para realmente obter resultados consistentes, chegou a hora de começar o seu preparo com os Cursos Gratuitos da Área Aprenda.

Nos vemos no mercado e até o próximo post!

Imagem do autor - Eduardo Becker

quero aprender agora

Categorias

Caio Sasaki

Especialista em Fluxo e Tape Reading e uma das maiores referências do mundo trader no Brasil.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Aumente em até 10x suas chances no day trade

QUERO COMEÇAR O TNT 2.0

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.