O que você quer aprender?

Ir

Estratégia Mini-índice: cinco Passos para ter sucesso em suas operações

O mini índice é um dos mini contratos mais operados de todo o mercado, e um dos ativos mais visados por grande parte dos traders. Entenda neste post como montar uma estratégia eficiente, segura e lucrativa para operar mini índice mesmo sendo iniciante!

Contratos Futuros Dez 23, 2021

O que vamos discutir neste post?

  • Qual a importância de se operar com uma boa estratégia para mini-índice?
  • Principais passos para montar uma estratégia de mini-índice
  • Afinal, qual o segredo do mini-índice?
  • Conclusão

Qual a importância de operar com uma boa estratégia para mini índice?

Ter uma estratégia para operar mini índice é simplesmente obrigatório, caso você realmente deseje obter sucesso em suas operações.

Digo isso pois estou assumindo que você não quer tratar o trading como um mero hobby, ou apenas um entretenimento para as horas vagas.

Seja lá em que estágio da sua carreira como trader você está, saiba uma coisa: operar qualquer ativo sem uma estratégia é praticamente um suicídio.

Estratégia de mini índice - Ter uma estratégia antes de começar a operar é simplesmente indispensável
Estratégia de mini índice - Ter uma estratégia antes de começar a operar é simplesmente indispensável

Já imaginou se Napoleão Bonaparte decidisse conquistar a Europa sem uma estratégia? E se os imperadores romanos quisessem expandir seu território sem estratégia alguma?

Te garanto que a história não seria a mesma...

E por que seria diferente no trading?

Formular uma estratégia para as suas operações é questão de responsabilidade com você mesmo e com seu próprio dinheiro.

Garanto que ele não chegou em suas mãos da noite pro dia, mas se decidir operar sem preparo, é muito provável que ele sumirá em questão de algumas horas…

O mini índice é um dos ativos mais operados de todo o mercado, e por ser um mini contrato, é bem mais acessível para grande parte dos investidores do que o contrato padrão (cheio).

Dentre todos esses traders que operam mini índice, eu te garanto que só têm resultados consistentes aqueles que formulam estratégias e planos de ação antes de operarem.

  • Quer aprender a operar mini índice e como ganhar dinheiro com mini contratos com os maiores profissionais do mercado e sem pagar absolutamente nada? Acesse já o nosso Curso de Mini Índice!

5 Principais passos para montar uma estratégia de mini índice

Estratégia de mini índice - Vamos ver o passo a passo para montar uma estratégia de mini índice realmente efetiva
Estratégia de mini índice - Vamos ver o passo a passo para montar uma estratégia de mini índice realmente efetiva

Agora que você já entendeu a importância de montar uma estratégia de mini índice, chegou a hora de descobrir como fazer isso.

E pode ter certeza que não vou te deixar de mãos abanando.

Vamos conferir os principais passos para montar uma boa estratégia de mini índice:

Manejo de risco

Ter seu manejo de risco - também chamado de gerenciamento do capital - é um dos passos primordiais para que você tenha uma longa vida no mercado.

A grosso modo, manejo de risco consiste em definir critérios sobre a quantidade de contratos de mini índice ou volume de dinheiro você vai alocar em cada operação.

E por mais complexo que isso pareça, o manejo de risco de mini contratos se trata de um processo muito mais simples do que de ações e fundos, por exemplo, pois os contratos possuem um valor de lote fixo.

E aqui vão algumas dicas para que você gerencie seu risco de maneira eficiente:

  • Sua posição não pode ser grande o bastante a ponto de te afetar muito em caso de perdas
  • Ela também não pode ser pequena ao ponto que seu ganho seja praticamente irrelevante...

Com tempo e experiência você vai conseguir definir uma posição ideal para cada situação.

A ideia do manejo de risco é te deixar dentro do jogo por mais tempo. Para isso, suas perdas precisam ser limitadas - afinal, sem capital é impossível operar.

Para cumprir este objetivo, devo te lembrar do conselho que mais dou aos meus alunos:

Sempre opere utilizando stops!

Conheça o setup utilizado

É muito comum que alguns traders optem por se especializar apenas em um ativo, e operar apenas ele.

Particularmente, gosto muito dessa tática, e acho que realmente pode trazer muitos frutos ao operador que realmente se dedicar a esse caminho.

A partir daí, com um ativo definido, é hora de experimentar e testar diversos setups e tempos gráficos.

Pode ser que você se adapte mais com uma estratégia voltada à abertura do mercado, uma seguidora de tendência ou até mesmo de leitura de fluxo. O fato é: quanto mais você se familiarizar com aquele setup, mas confiante, disciplinado e habilidoso você será.

Mas lembre-se que isso não vai fazer milagres. Não existem setups infalíveis, e muito menos salvadores da pátria.

Mas, sem dúvida, será uma ferramenta de grande ajuda para o seu desenvolvimento.

Book de ofertas

Se você utiliza a técnica do Tape Reading - ou leitura de fluxo - para operar os mini contratos, é inevitável que você aprenda a enxergar oportunidades diretamente do Book de Ofertas, onde o trader verifica quem está comprando e quem está vendendo.

Conheço alguns traders que conseguem unir muito bem a leitura de fluxo com a análise técnica.

Se você nunca experimentou essa combinação de técnicas, acho que vale o teste. Afinal, o pior que pode acontecer é descobrir que você não se dá muito bem com essa abordagem.

Só tome bastante cuidado para não gerar confusão nos sinais de entrada e saída das operações.

Controle emocional.

Seu controle emocional é a parte mais importante dentro de todo o trading.

Não importa a estratégia que você usa, seu setup ou muito menos qual ativo você opera: sem um psicológico bem trabalhado, os resultados consistentes são apenas uma ilusão.

Não importa quantos métodos você conheça. No final, sua mentalidade, disciplina, foco e consciência são os elementos que vão te ajudar a permanecer no mercado.

Tudo isso é mais importante ainda no Day Trade, onde há uma exigência emocional muito maior.

E por este motivo, nós, professores do Portal do Trader, decidimos te trazer uma solução rápida, eficiente e comprovadamente eficaz - e ainda por cima gratuita.

Disponibilizamos de maneira 100% gratuita na Área Aprenda do Portal o nosso Curso de Psicologia para Traders, em que os maiores especialistas da área vão te explicar como blindar seu psicológico contra todas as tensões e pressões do mercado financeiro. Acesse já!

Registro das operações

Registrar suas operações é essencial para que sua estratégia de mini índice seja não apenas efetiva, mas também consistente.

E existem diversas maneiras de registrar suas operações.A mais simples e básica é através do famoso Excel. Basta criar uma planilha com o ativo operado, a quantidade, preço de entrada/saída, lucro/prejuízo, e outros elementos que você julgar importante.

Estratégia de mini índice - Se acostume a colocar em planilhas todos os elementos relevantes das suas operações
Estratégia de mini índice - Se acostume a colocar em planilhas todos os elementos relevantes das suas operações

Este registro é praticamente obrigatório, mas existe um outro extremamente importante:

As entradas e saídas de cada trade.

Você deve printar e registrar no seu computador os gráficos do momento da entrada e da saída da operação. Particularmente, recomendo que você monte uma pasta em seu computador só com esses registros.

Digo isso pois todos esses prints vão permitir que você estude suas operações passadas de maneira muito mais eficiente, o que com certeza te ensinará grandes lições.

Se não registramos nossos erros e acertos, não iremos nos aprimorar como investidores, devido a nossa limitadíssima capacidade de lembrarmos o que fizemos.

É essencial saber se lucramos por sorte, por conta de alguma ajuda do mercado, ou porque realmente fizemos tudo certo - pois a realidade é que, muitas vezes, ganhamos dinheiro fazendo tudo errado e perdemos fazendo tudo certo. São coisas da vida...

Afinal, qual o segredo do mini índice?

Estratégia de mini índice - Será que existe “o segredo” do mini índice? Se você esperava uma resposta positiva, acho que minha explicação pode te frustrar um pouco…...
Estratégia de mini índice - Será que existe “o segredo” do mini índice? Se você esperava uma resposta positiva, acho que minha explicação pode te frustrar um pouco…...

Agora que você descobriu como montar sua estratégia de mini índice e como ganhar dinheiro com mini contratos, já deve ter entendido algo:

Não existem atalhos ou um segredo que vai mágicamente tornar suas operações todas positivas.

O que existem são práticas utilizadas há décadas pelos maiores cases de sucesso dentro do universo trader, que tendem a ajudar - e muito - todos que as colocam em prática.

E essas práticas estão todas aqui neste post: um risco bem gerenciado, um setup conhecido, a atenção ao book de ofertas, controle emocional e o registro constante de todas as suas operações.

Com isso, suas chances de sucesso se tornam muito mais altas na hora de operar mini contratos.

Conclusão

Montar uma estratégia de mini índice é essencial, e agora você já tem a capacidade de cumprir esse requisito com responsabilidade.

Mas para realmente aprender como ganhar dinheiro com mini contratos, é necessário entender como esse mercado funciona, quais suas principais características e como realmente operar este tipo de ativo.

Para isso estamos disponibilizando gratuitamente o Curso de Mini Contratos Futuros do Portal do Trader! Lá, você aprenderá toda a base necessária para começar a operar esse ativo tão querido pelo mercado - com responsabilidade, segurança e eficácia!

Espero que tenha conseguido te ajudar, e até mais!

Imagem do autor - Eduardo Becker

quero aprender agora

Categorias

Caio Sasaki

Especialista em Fluxo e Tape Reading e uma das maiores referências do mundo trader no Brasil.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Aumente em até 10x suas chances no day trade

QUERO COMEÇAR O TNT 2.0

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.