O que você quer aprender?

Ir

Candle martelo: Principais características e Como interpretar

O candle martelo é um dos mais poderosos padrões dentro do estudo milenar de candles. Veja nesse artigo como identificá-lo e no que isso pode te ajudar na compra de ações.

Análise Técnica Jul 15, 2021

O que é um candle martelo?

Antes mesmo de podermos falar o que é um candle martelo, é importante explicar do que se tratam os candles.

Candle em inglês significa ‘vela’, e isso é devido ao formato desses elementos no gráfico.

Eles representam a variação do preço de uma ação após um certo período - podendo esse limite de tempo ser de um minuto, uma hora, um dia, uma semana, um mês, ou o que preferir.

Os candles são uma peça importante para o trader que usa modalidades como price action, onde a tomada de decisões é feita com base na variação dos preços de um ativo ao longo do tempo.

Utilizando os candlesticks em combinação com outras técnicas de análise gráfica, você consegue identificar se um padrão de comportamento está se repetindo naquele momento e optar se deve comprar, vender ou segurar uma ação.

Existem elementos que compõem um gráfico de candle, como as sombras, o corpo e a cor da vela. Falarei mais sobre o que cada um significa e como interpretá-los mais abaixo.

Aprenda também:

Candle martelo: como identificar esse candlestick?

No caso do candle tipo martelo, esse é o nome dado para um dos padrões mais confiáveis, seja qual for a sua periodicidade gráfica.

Claro que um martelo tem maior força preditiva em tempos mais longos, como o gráfico diário ou semanal.

Ele recebe esse nome por causa do formato do candlestick, onde o corpo da vela ocupa a parte de cima do gráfico.

Não possui sombra superior, mas conta com uma sombra inferior grande, que seria o cabo de um martelo. A sombra inferior deve ter, pelo menos, duas vezes o tamanho do corpo do candle.

Um Martelo (Hammer, em inglês) acontece após uma queda e tem sombra inferior duas vezes maior que o corpo
Um Martelo (Hammer, em inglês) acontece após uma queda e tem sombra inferior duas vezes maior que o corpo

Possuir uma pequena sombra superior não descaracteriza o padrão do candle martelo. Nem tampouco a cor do candle, que pode ser vermelho ou verde.

Um candle martelo acontecendo em um fundo e iniciando uma alta
Um candle martelo acontecendo em um fundo e iniciando uma alta

Qual a diferença entre candle martelo e martelo invertido?

Existe um outro padrão de candles que se assemelha ao martelo em formato, mas acontece de forma inversa. Trata-se do candlestick martelo invertido.

Nesse caso, a vela possui uma sombra superior grande e o corpo do gráfico está concentrado na parte de baixo.

Possui pequena ou nenhuma sombra inferior e se assemelha a um martelo de cabeça para baixo.

Ambos acontecem em fundos, após uma longa queda, mas o martelo é muito mais poderoso como um candle altista do que o martelo invertido.

Alguns analistas nem julgam o martelo invertido como altista, mas como um candle de continuação de baixa.

Diferença entre Martelo e Martelo invertido.
Diferença entre Martelo e Martelo invertido.

Quais as características de um candle martelo?

Além do formato, a leitura do candle tipo martelo permite identificar algumas características sobre como foi o comportamento de um determinado ativo naquele período de tempo.

Características como o comprimento das sombras máximas e mínimas, a cor do candle e o tamanho do corpo da vela ajudam a diagnosticar o comportamento de preços.

Um candle é um gráfico vertical, com uma linha que representa o preço máximo e mínimo de uma ação naquele período. O corpo da vela é marcado pelo valor do ativo na abertura e no fechamento do mercado.

Outra característica importante sobre os candles é que eles são preenchidos por uma cor para representar uma valorização ou desvalorização no preço da ação naquele período.

Em geral, é comum usar a cor verde ou branca se o preço de fechamento foi maior que o de abertura, e a cor vermelha ou preta se o preço de fechamento foi abaixo do preço de abertura.

Achar que um candle é branco (verde) ou preto (vermelho) porque subiu ou caiu em relação ao candle anterior é um erro bem comum, fique atento.

Na verdade, tem a ver sempre com a abertura e fechamento do próprio candle. Se abre embaixo e fecha em cima, é um candle branco. Se abre em cima e fecha embaixo, é um candle preto. Na imagem ficará mais fácil:

Entenda como funciona um candle martelo

No caso do candle tipo martelo, sua forma indica um padrão de comportamento dos traders naquele período analisado. Em seu caso particular, ele costuma mostrar que uma ação terminou com seu preço em alta e está valorizando.

Isso pode ser identificado pelo fato de que o preço de fechamento terminou maior que o de abertura.

Também pode ser observado que em algum momento no período o valor do ativo chegou a ser negociado por preços mais baixos, por isso a sombra inferior mais longa.

Em algum momento a pressão de compra foi bem mais forte que a pressão dos vendedores. Mais investidores querendo comprar o ativo do que os que queria se desfazer do ativo.

Desta forma, a ação termina mais valorizada e indica que no próximo período há chances de que o próximo movimento seja de alta, pois os investidores estão negociando-a por valores maiores.

Saiba como interpretar um candlestick martelo

Outra forma de identificar um candle tipo martelo é observar a relação entre o corpo da vela e o preço máximo no gráfico.

Para que possa ser classificado dessa maneira, é preciso que o valor do ativo no fechamento do mercado seja igual ao valor máximo de negociação no período.

Ou seja, não há mais sombra acima do corpo da vela em um candlestick martelo. Existe apenas a sombra inferior, mostrando que a ação foi negociada por outros preços menores ao longo do dia, mas quando o mercado fechou ela estava sendo operada em valor máximo (ou bem perto da máxima).

Detalhes sobre o candle martelo, um dos padrões de reversão.
Detalhes sobre o candle martelo, um dos padrões de reversão.

Por que esse é um dos padrões mais usados por traders?

Com o estudo dos candles, é possível que o investidor consiga identificar padrões no comportamento dos preços. Os principais deles são os de reversão, continuação e indecisão.

Respectivamente, os padrões indicarão que no próximo período uma ação deverá se comportar de forma diferente, igual, ou indeterminada em relação à valorização ou desvalorização de seu preço.

O candle martelo exibe um padrão de reversão. Ele mostra que o preço de uma ação foi aberto na bolsa de valores a um valor, foi negociada ao longo do tempo por valores menores, mas terminou em alta com o preço de fechamento sendo o máximo daquele período.

Isso precisa acontecer após um movimento de queda. Martelos ocorrem em fundos, nunca em topos.

Por isso, dizemos que o martelo é um candle de reversão altista. Ele marca a interrupção de uma queda e uma reversão para alta.

Quando um trader identifica esse tipo de padrão, isso significa que apesar de alguns contratempos durante o período, o ativo terminou valorizado.

Pode ser identificada, então, uma tendência de mais valorização ainda nos próximos dias ou semanas.

Quando é uma boa opção utilizar um candlestick martelo?

De forma geral, quando um candle tipo martelo é identificado, esse é um bom momento para a compra de uma ação.

Ele mostra que seu preço parou de cair e já começou a subir, portanto esse comportamento deve continuar.

Ao comprar a ação, você espera que os preços subam para vender depois quando aparecer algum sinal de que pode a alta pode ter se esgotado e o próximo movimento será de baixa.

Portanto, os candlesticks são mais uma boa ferramenta para ajudar no estudo da variação de preços de uma ação e entender seu comportamento naquele período.

Eles podem ser utilizados em conjunto com outros conceitos como o de suporte e resistência.

Outra técnica gráfica que pode ser utilizada em conjunto com a análise dos candlesticks é a das bandas de Bollinger. As Bollingers podem atuar como fronteiras para o avanço ou queda do ativo.

Uma sequência de candles pintados de verde ou branco, como é o caso do candle tipo martelo, pode fazer com que a banda central (média móvel) seja rompida pelos preços e vá em direção à banda superior.

Por outro lado, caso os últimos candles estejam com a cor vermelha ou preta pode indicar que os preços romperão para baixo a banda central rumo a banda inferior.

Caso queira saber mais sobre candles, padrões gráficos e outros estudos na variação dos preços de uma ação, você encontrará tudo isso e muito mais na ÁREA APRENDA do Portal do Trader, onde disponibilizamos inúmeros cursos completos e gratuitos para você!

Lá você encontra mais informações e notícias interessantes sobre esse e outros assuntos relativos a day trade, swing trade e outras modalidades de investimentos.

Os candlesticks podem te ajudar a fazer sua análise gráfica e entender a variação de preços de um ativo.
Os candlesticks podem te ajudar a fazer sua análise gráfica e entender a variação de preços de um ativo.

Conclusão

Conhecer o candle martelo, como identificá-lo e quais padrões ou tendências ele indica que devem acontecer no futuro, é fundamental para qualquer investidor que use a análise gráfica.

Através dele, o trader consegue ter uma janela mais clara sobre a hora certa de comprar um ativo - bem no momento em que o candle martelo indica um movimento de valorização do ativo no próximo período de tempo.

Assim, consegue-se maximizar os lucros e ter o melhor retorno sobre seus investimentos. É claro, no entanto, que essa não é a única ferramenta necessária para ter o diagnóstico mais preciso de momentos de entrada ou saída numa operação.

Como disse anteriormente, você pode e deve utilizar os candlesticks em conjunto com outros conceitos e teorias para julgar o comportamento dos outros investidores, entender a variação de preços e realizar sua tomada de decisões.

Pensando nisso, nós, do Portal do Trader, disponibilizamos um curso completo e 100% gratuito de Análise Técnica para você! Você terá em mãos um guia completo e didático para operar como um profissional!

E sempre pode não funcionar, portanto, use stops de proteção contra perdas.

Por isso eu recomendo que acompanhe os conteúdos do Portal do Trader para ter uma visão mais ampla dos conhecimentos necessários para ter sucesso operando na bolsa de valores.

Confira nosso blog, os cursos gratuitos da área Aprenda e as lives disponíveis no Ao Vivo para aprofundar mais seus conhecimentos sobre trading e renda variável.

Então por hoje é só, deixo vocês com esses conceitos sobre o candle martelo. Espero que aproveitem a oportunidade para se informar ainda mais.

Um abraço e bons trades!

https://portaldotrader.com.br/viver-de-mercado-financeiro-2021?lastAction=banner-viver-de-mercado-financeiro-2021
Imagem do autor - Eduardo Becker

quero aprender agora

Categorias

Caio Sasaki

Especialista em Fluxo e Tape Reading e uma das maiores referências do mundo trader no Brasil.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Aumente em até 10x suas chances no day trade

QUERO COMEÇAR O TNT 2.0

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.