Price Action, traduzido do inglês, significa a ação do preço e é mais uma entre as expressões presentes nesse universo dos Traders e Players que operam na Bolsa de Valores.

Na prática, a resposta para o que é e como ele funciona é mais simples do que você imagina.

Esta técnica está relacionada à forma como os players realizam a leitura de gráficos, sendo esses gráficos uma representação visual do resultado das operações realizadas no mercado.

Essas operações, que podem ser realizadas por bancos, gestores, fundos de investidores e outras pessoas interessadas, como você, geram uma série de gráficos que podem ser de difícil compreensão para os iniciantes.

Mas, com o curso Price Action, essa análise gráfica se torna muito mais simples e as suas chances de operar de forma estratégica e ter mais sucesso aumentam.

Quais são os fundamentos do price action?

Agora que você já conhece o que é Price Action, que tal entender mais dos fundamentos?

Se você se interessa por investimentos e quer se tornar um trader, muito provavelmente você já ouviu esse nome ou "ação do preço" diversas vezes. 

Como vimos, embora seja um nome chique, com ares de sofisticação, ele nada mais é do que a velha e boa análise gráfica – uma técnica que existe há mais de um século.

Sabe aquele livro de análise técnica, que mostra um monte de gráficos cheios de indicadores? Tem médias móveis, IFR, OBV, MACD, Bollinger e tudo o mais?

Então, retire todos os indicadores do gráfico e o que sobra? Os candles.

Pois é disso que se trata a análise gráfica ou, se preferir, o tal Price Action.

Mas não se engane e nem se sinta desamparado.

Saiba que todos os indicadores que têm como base o preço – vou repetir: todos os indicadores que têm como base o preço – saem justamente dali, ou seja, de um gráfico sem nada.

Pense em um indicador como Média Móvel. De onde saem os valores usados em seu cálculo?

Exatamente: do preço que já aconteceu e que está ali na tela desenhado em um candle. 

E as Bandas de Bollinger? Se respondeu que elas saem "do preço que já aconteceu e que está ali na tela desenhado em um candle", você acertou.

E o MACD? Bem, o MACD é um indicador criado a partir da diferença entre duas médias móveis.

E, como você já sabe, as médias móveis são calculadas a partir "do preço que já aconteceu e que está ali na tela desenhado em um candle".

Agora, pense comigo: se os indicadores são calculados com base em algo que já aconteceu (até porque não dá para fazer cálculos com números que ainda não existem), isso significa que todos os indicadores estarão atrasados em relação ao que o preço está fazendo no momento.

Se é assim, porque já não olhamos de uma vez aquilo que o preço está fazendo para tomarmos nossas decisões de compra e de venda no exato momento em que o mercado sinaliza que vai subir ou descer?

Pois é exatamente esta a ideia por trás desta estratégia: analisar o movimento ou a ação (action) que o preço (price) está fazendo.

Para isso, é preciso reconhecer os sinais deixados no gráfico através dos candles e das diversas formações ou "desenhos" que eles constroem ao longo do tempo.

Vantagens da estratégia Price Action

Uma das principais vantagens desta estratégia é que essa leitura de gráficos é versátil e aplicável em diversos cenários e mercados.

Isso porque a técnica de analisar a ação do preço é uma das mais antigas no mundo e as outras técnicas gráficas nasceram desse berço.

Estudar Price Action colabora no desenvolvimento da visão clara para poder identificar facilmente quando o preço está em alta, em baixa ou ao lado.

Através dos candles, você conseguirá visualizar a disposição dos players e do mercado.

Já ouviu falar de que o sucesso se dá na compra no fundo e venda no topo? 

Isso é lido através da ação dos preços, pois as técnicas te ajudam a identificar os melhores pontos de tomada de decisão.

Para entrar de cabeça nesse universo é necessário ter bastante dedicação para compreender as técnicas Price Action.

Você provavelmente levará um tempo até pegar o jeito e desenvolver as habilidades, mas a recompensa será grande.

No início, parece um pouco complicado, mas você verá que a análise gráfica – ou Price Action – é algo muito fácil e intuitivo. 

Você só precisa ter certa habilidade em reconhecer padrões – aquela mesma habilidade que você possuía quando era criança para ficar vendo bichinhos nas nuvens.

Você perceberá que é possível atingir ótimos resultados operando com o gráfico sem nada, sem indicadores, limpinho.

Os americanos chamam isso de naked trading ou trade nu, pelado – operar o gráfico sem nada, como veio ao mundo.

Quando é indicado usar as técnicas de Price Action?

As técnicas de Price Action devem ser usadas sempre que o player deseja ter acesso a dados confiáveis sobre as movimentações que estão acontecendo na Bolsa de Valores em relação a preço e consequências da queda ou alta das operações.

Ou seja, ele é um aliado dos players em todos os momentos, seja para análise de mercado ou para tomada de decisões.

Além disso, esta estratégia ajuda a entender tendências de acordo com a movimentação dos valores, antecipar cenários e aproveitar as brechas de oportunidades para operar com mais segurança.

As técnicas também podem ser sempre usadas como complemento para outras estratégias, embora seja possível operar apenas com base em seus fundamentos.

Todos esses aspectos e visões são abordados em nosso curso gratuito.

Veja o que você vai aprender neste curso de Price Action grátis!

Comece a estudar Price Action agora! Neste curso, você aprenderá os principais elementos desta estratégia, os padrões mais comuns e alguns setups para você já começar dar seus primeiros passos nessa técnica. 

O melhor de tudo é que você pode começar agora mesmo, de forma totalmente gratuita.

Junte-se a mais de 300 mil traders e investidores e veja você mesmo por que o Portal do Trader é o site mais confiável de conteúdo sobre Trading e Bolsa de Valores.

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econômico Ao Vivo todos os dias.


Os especialistas do Portal do Trader desenvolveram um plano completo para você evoluir seu operacional, seja começando do zero ou aprimorando suas técnicas preferidas. Aprenda hoje mesmo com aulas que já estão liberadas: Comece o Plano TNT.

Avaliações da aula:
4,8 (12.393)
assista o vídeo até o fim para avaliar

Publicação: 05/06/2018 20:30
Atualização: 17/03/2021 13:58