Mindset

A realização de qualquer plano grandioso parte de algum ponto, um começo, e, se pudermos apontar onde fica esse começo, diríamos que é dentro da nossa mente. A realização de qualquer sonho começa dentro de nossas cabeças. Mas, ao mesmo tempo em que a mente é um propulsor poderoso para realizar sonhos, ela também pode impor uma série de crenças limitantes capazes de anular qualquer iniciativa. Por isso, entendemos que um mindset correto é um dos grandes diferenciais entre quem de fato se torna um trader e quem morre tentando. Mas, afinal de contas, o que é mindset?

Em uma tradução livre, podemos dizer que se trata da configuração da mente, ou seja, um padrão de raciocínio, crenças e práticas direcionadas para uma determinada atividade. Dependendo da aplicação, o mindset pode mudar completamente. Por exemplo, dentro de algumas empresas conservadoras (ou cargos públicos), o funcionário deve estar mentalmente condicionado para cumprir seus horários e tarefas com precisão sem questionar ou tentar mudar os procedimentos padrões.No entanto, uma pessoa mentalmente condicionada nessa rotina certamente não se adaptaria em uma startup, sem hierarquia, onde pensar e fazer as coisas de forma diferente e mudar os procedimentos de forma dinâmica é um requisito indispensável, especialmente quando se ocupa um cargo de liderança. Portanto, não dá para negar que o mindset é um dos pilares do sucesso: por isso, vamos abordar algumas crenças extremamente relevantes para o sucesso no trading:

  • Dom nato não existe – toda e qualquer habilidade é desenvolvida à base de muito estudo, prática e planejamento estratégico. No livro Outliers, de Malcolm Gladwell, o assunto é abordado com bastante profundidade e ilustrado com uma série de exemplos de sucesso como The Beatles e Bill Gates. Quando se entende esse conceito, é possível compreender que o sucesso é previsível.
  • Habilidade não se copia – se fosse possível copiar habilidades, todos os jogadores que convivem com o Neymar estariam jogando como ele, mas sabemos que não é bem assim. Em qualquer área, o desenvolvimento de habilidades depende do esforço individual e envolve uma série de características próprias de cada pessoa. No mercado, não é diferente e cada trader possui uma maneira única de operar, levando em consideração suas características pessoais. Chamamos isso de DNA Operacional.
  • Ser day trader vai exigir de você uma releitura da sua disciplina – não se trata de simplesmente executar um setup técnico para ganhar dinheiro. A dinâmica do mercado vai abalar a sua confiança no início, comprometer seus resultados e colocar suas metodologias constantemente em xeque. Somente uma mente resiliente e disciplinada será capaz de superar essas adversidades.
  • Você tem duas linhas de raciocínio – segundo Daniel Kahneman (prêmio nobel de economia), no livro Rápido e devagar, nós possuímos um raciocínio rápido e automático e outro mais lento, em que processamos as informações com mais atenção. Ambos são importantes, mas é preciso saber aplicar o raciocínio certo para a tarefa certa para não criar maus hábitos.
  • Não existem ganhos garantidos como na renda fixa – embora seja muito comum as pessoas traçarem estimativas, isso é muito difícil de se estimar na renda variável, principalmente no começo. Entenda que seus primeiros passos no trading serão dedicados ao aprendizado, e não ao ganho de capital (este será uma mera consequência dos primeiros passos).
  • Taxa de acerto não quer dizer nada – um trader pode ser extremamente vencedor se sua taxa de acerto for de 50%, desde que a qualidade de seus ganhos superem a de suas perdas. Portanto, entenda que, além da taxa de acerto, é preciso prestar muita atenção na qualidade das suas operações.
  • Não opere um dinheiro que você vá precisar e não faça planos no 1º ano de trading – o trader que começa colocando em jogo a obrigação de ganhar dinheiro para pagar contas está provavelmente condenado pela própria pressão psicológica que isso irá lhe causar. Portanto, coloque em risco somente um dinheiro que não vá precisar (e que, se for perdido, não comprometa seus compromissos financeiros).
  • Não existe ganho imediato – seus resultados serão frutos de uma curva de aprendizado. Portanto, concentre-se em aprender primeiro, praticar em simulador ou com lote mínimo, até desenvolver as habilidades necessárias para focar em ganhos consistentes. Isso leva algum tempo, exige disciplina, mas o resultado final vale a pena!

Com esses pontos iniciais, já dá para entender que é preciso pensar como um trader para se tornar um trader. É claro que os mindsets não param por aqui. Existe ainda uma série de gatilhos comportamentais que alavancam as possibilidades de sucesso de um trader. Portanto, se quiser dar um passo adiante nessa atividade, fica o convite para entrar para o Programa TNT, o curso de formação de traders do Portal do Trader. O TNT é apontado pelos próprios alunos como um grande divisor de águas e, caso você se sinta pronto, será muito bem-vindo ao time. No mais, nos vemos na próxima aula, sobre curva de aprendizado.