Vantagens e Desvantagens

O day trade possui muitas vantagens com relação às modalidades e aos produtos de investimentos tradicionais. Vamos tentar elucidar aqui os principais pontos positivos de se realizar operações de day trade em detrimento a operações mais longas em Bolsa, operações que chamamos de swing ou position que duram de dias a meses.

A primeira grande vantagem é a redução do risco de eventos fora do horário de pregão. Ao fechar sempre suas operações dentro do mesmo pregão, você evita o risco de algum evento impactante acontecer fora do horário de negociações que possa influenciar negativamente nas suas posições no início do pregão seguinte. Isso significa noites tranquilas de sono e não se preocupar, necessariamente, com a abertura após grandes eventos durante a noite, apenas em como aproveitar a volatilidade intraday causada por esses acontecimentos.

Outra vantagem importante é a alavancagem intradiária. Alavancagem é uma possibilidade que as corretoras oferecem, em sua maioria de maneira gratuita, para que você consiga operar com capital maior do que realmente tem em conta. Assim, você não precisa ter o financeiro todo para comprar determinado número de ações ou mesmo a margem total para liberar contratos futuros. Dessa maneira, você consegue ganhos percentuais maiores do que se utilizasse somente seu próprio capital. Mas vale para as perdas também! Se for alavancar suas posições e incorrer em movimentos contrários, pode comprometer seriamente seu capital em pouco tempo.

Para traders de ações, um ponto bem interessante é a possibilidade de operar vendido sem a necessidade de tomar as ações alugadas. Quando detectamos a possibilidade de um movimento vendedor, podemos aproveitar esse movimento ao vender a descoberto (sem possuir o ativo) e recomprar mais barato. No caso de swing e position de ações, é necessário que você tome os ativos alugados e os venda no mercado; no caso de day trade, há possibilidade de venda a descoberto e recompra dentro do mesmo pregão, sem passar pelo processo de BTC ou aluguel de ações, que é demorado e custoso para o day trader. Já, no caso de contratos futuros, esses ativos podem ser operados na compra e na venda da mesma maneira, já que ocorre somente a liquidação financeira, e não há liquidação física.

Já com relação às desvantagens do day trade, alguns pontos nos chamam a atenção. Como comentamos acima, a alavancagem é uma faca de dois gumes. Ao mesmo tempo em que você pode escalar seus ganhos, você também pode ter perdas maiores que teria caso tivesse utilizando somente seu capital.

Outra desvantagem é a alíquota de imposto de renda. No caso de operações em bolsa de day trade, é tarifado 20% do lucro líquido em comparação com os 15% de operações normais. Não há como escapar dessa tributação sobre o lucro, mas pode-se compensar perdas passadas na apuração do lucro para cálculo do imposto a ser pago; portanto, temos essa vantagem fiscal. Falando em desvantagens, outro ponto importante são os custos operacionais. Operações de day trade são entradas e saídas do mercado em curto espaço de tempo e, caso você faça muitas operações no dia, seu custo de corretagem e emolumentos serão altos.

De maneira geral, as vantagens da vida que você pode levar enquanto day trader superam em muito as desvantagens e o potencial de valorização de seu capital pode ser enorme caso você seja disciplinado e tenha um repertório amplo de atuação, para conseguir ser consistente em diversos momentos diferentes de mercado.