O que você quer aprender?

Ir

Investimentos para Iniciantes: quais os melhores?

Se você está começando na Bolsa de Valores, está na hora de entender quais são os melhores investimentos para iniciantes, como eles funcionam, quais seus riscos, e muito mais!

Ações Out 04, 2022

O que vamos discutir neste post?

Conheça o seu perfil antes de investir

Um simples teste pode te dizer muito sobre o seu perfil de investidor
Um simples teste pode te dizer muito sobre o seu perfil de investidor

Comecemos pelo começo: antes de tudo, é necessário que você conheça seu perfil de investidor.

E eu te explico o porquê.

Existem diversos ativos dentro da Bolsa de Valores, ideais para diferentes tipos de investidores.

Há aqueles que trazem consigo um risco muito grande - mas, em contrapartida, um potencial de retorno acima da média.

Também existem aqueles que são muito mais seguros, mas não são tão rentáveis quanto outros.

Como decidir em qual investir?

Saber seu perfil de investidor é o primeiro passo para chegar a essa resposta.

Ele serve para definir qual é sua personalidade no mercado.

Através de um rápido teste suitability, você já será capaz de entender qual é a sua panelinha nesse enorme universo do mercado financeiro.

Dividimos os perfis em três: Conservador, Moderado e Arrojado

Agora, vamos falar um pouco sobre cada um deles.

Conservador

O perfil suitability “Conservador” tende a ter uma grande aversão ao risco, ou seja, deve buscar investimentos mais seguros e menos voláteis.

Entretanto, lembre-se sempre de uma regra do mercado financeiro: espera-se que o risco seja proporcional ao retorno.

Portanto, ao optar por ativos com menor risco, provavelmente seu retorno também será menor, ao comparado com certos produtos financeiros de alta rentabilidade - que, consequentemente, carregam riscos maiores.

Mas isso não é nem de longe um problema.

Um investidor conservador, na grande maioria das vezes, não está mentalmente preparado para colocar seu dinheiro em ativos voláteis e mais arriscados.

A maioria dos produtos recomendados a este perfil são relacionados a renda fixa, fundos de investimentos de baixo risco, títulos públicos, entre outros.

Moderado

O perfil suitability “Moderado”, por sua vez, está um pouco mais disposto a se expor ao risco do mercado. Entretanto, sempre buscando uma boa margem de segurança em suas aplicações, para não correr riscos muito grandes.

Normalmente, esse tipo de investidor pode se adaptar muito bem a uma carteira montada por: ações, fundos imobiliários, renda fixa e títulos públicos.

Por conta da necessidade de menor volatilidade, é interessante que ele busque aplicar a maior parte de seu capital nos últimos dois ativos citados, para se proteger de bruscas variações de mercado.

A pessoa caracterizada como um perfil “Moderado” deve seguir à risca o seguinte ditado popular:

“Nunca coloque todos seus ovos na mesma cesta”

Ele pode buscar maior rentabilidade em ativos mais voláteis, mas deve sempre reservar parte da sua carteira de investimentos para investimentos mais seguros.

Arrojado

Por último, mas não menos importante, temos o perfil de investidor “Agressivo”.

Esse tipo de investidor é muito mais acostumado com o risco, e por isso busca sempre os ativos com maior probabilidade de retorno.

Também chamado de “arrojado”, esta pessoa busca destinar boa parte de seu capital à renda variável, seja investindo em ações mais voláteis, ou realizando operações de day trade, swing trade, e muitas outras.

Entretanto, para poder aplicar seu capital nesses tipos de operações, você deve ter uma boa base de conhecimento de mercado.

Não queira se arriscar a investir seu capital sem saber o que está fazendo.

Como ganhar dinheiro com investimentos?

A verdade é que existem diversas formas de ganhar dinheiro com investimentos
A verdade é que existem diversas formas de ganhar dinheiro com investimentos

Existem várias formas de ganhar dinheiro com investimentos, desde uma simples aplicação em um CDB do seu banco, diretamente do seu celular, até operações estruturadas extremamente complexas em terminais de operações.

Mas fique tranquilo. Neste tópico, vamos falar das estratégias mais convencionais e eficientes para ganhar dinheiro com investimentos para iniciantes.

A forma mais simples e segura de se ganhar dinheiro com investimentos para iniciantes é aplicando em alguma renda fixa.

Por conta do trade-off entre risco e retorno, a segurança da renda fixa impede que ela tenha um rendimento acima da média.

Entretanto, a rentabilidade pode variar muito de acordo com a situação macroeconômica do país. Em ciclos de alta dos juros (como vivemos hoje, em 2022), a renda fixa se torna um investimento muito atraente, pois remunera melhor aqueles que aplicam seu dinheiro.

Outra forma de se ganhar dinheiro com investimentos é no mercado de capitais.

Diferentemente da renda fixa, uma alta nos juros acaba prejudicando a rentabilidade das ações e de outros ativos. Todavia, ao longo do tempo, é esperado que as ações tenham uma rentabilidade maior..

Você pode ganhar dinheiro com ações de duas formas: valorização dos ativos e proventos.

Riscos de investimentos: quais são?

Não seja pego de surpresa: tenha todos os riscos na ponta do lápis
Não seja pego de surpresa: tenha todos os riscos na ponta do lápis

Mercado

O risco de mercado é traduzido na probabilidade de, ao se desfazer de um investimento, você ter uma perda financeira.

Esse risco está presente na carteira de todo e qualquer investidor, já que a oscilação de preços é uma constante na Bolsa de Valores.

Crédito

O risco de crédito, por sua vez, está diretamente ligado a empresas específicas.

Quando você investe em uma empresa, automaticamente você está atestando que acredita na capacidade da empresa de não apenas “pagar suas contas”, mas também de lucrar, aumentar seu faturamento e sua operação.

Entretanto, sempre existe o risco de essa empresa não conseguir sequer passar do primeiro requisito: pagar suas contas.

Nesse caso, uma falência acabaria não apenas com a empresa, mas também prejudicaria todos seus acionistas.

Liquidez

O risco de liquidez é o risco de deixar seu dinheiro preso.

No caso de uma aplicação financeira, é importante prestar atenção em seu nível de liquidez, pois existe a possibilidade de você, por algum motivo, precisar desse dinheiro e ele simplesmente não estar disponível. Ou o ativo que você possui ter uma liquidez tão ruim que você só consegue dar saída com condições muito ruins, principalmente em momentos de estresse do mercado.

Quais classes de ativos?

Renda Fixa

Renda fixa, de forma geral, é qualquer investimento que possui regras de remuneração claramente estabelecidas antes da aplicação. Essas regras, por sua vez, definirão o prazo e a rentabilidade do investimento.

As aplicações de renda fixa mais conhecidas são títulos públicos do Governo, que são famosos por sua segurança. Por esse motivo, também possuem rentabilidades mais baixas, quando comparados com ativos privados.

Renda Variável

O investimento em renda variável se trata do tipo de aplicação em que o retorno financeiro é incerto e imprevisível.

Como diz o próprio nome, esse mercado é muito marcado pela variação e flutuação de preços, não podendo ser analisado com a mesma certeza que se tem no mercado de renda fixa, por exemplo.

A renda variável engloba diversos tipos de ativos, tais como:

Derivativos

Os derivativos financeiros, são uma categoria de ativos que tem seu valor sendo originado de outro ativo, como ações, commodities, moedas, entre outros.

Eles funcionam, basicamente, como um contrato entre duas partes, na qual o seu preço irá depender do comportamento do ativo em que ele está sendo baseado.

Os principais tipos de ativos são: contratos futuros, contratos a termo, swaps e opções

Quais investimentos para iniciantes?

Quais os principais investimentos para quem está começando agora?
Quais os principais investimentos para quem está começando agora?

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um título público brasileiro emitido pelo Governo Federal com o objetivo de arrecadar fundos para o financiamento e pagamento da dívida pública.

Ou seja, através da emissão de títulos, o Governo consegue arrecadar fundos para pagar suas próprias dívidas, em troca de uma promessa de remuneração a quem aplicar seu dinheiro neste ativo.

Esse investimento é conhecido por ser um dos mais seguros e confiáveis de todo o mercado brasileiro, sendo alvo de diversos investidores, sejam eles de perfil conservador ou até mesmo mais arrojados, mas que desejam destinar parte de seu dinheiro a uma aplicação segura.

LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)

LCA é uma Letra de Crédito do Agronegócio, ou seja, um investimento em renda fixa isento de imposto de renda para pessoa física. Na prática, o investidor empresta seu dinheiro para uma instituição financeira que participa de toda a cadeia do agronegócio.

É muito similar a um CDB, o que muda é o destinatário dos recursos.

Assim como em muitos ativos da renda fixa, sua rentabilidade pode ser prefixada, pós-fixada ou atrelada à inflação.

LCI (Letra de Crédito Imobiliário)

As LCI (Letras de Crédito Imobiliário) seguem a mesma lógica das LCAs. A única diferença entre ambos é o lastro do papel.

Nesse caso, as LCIs são lastreadas em carteiras relacionadas ao setor imobiliário de determinada instituição financeira (um banco, por exemplo).

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. Na prática, ele é um investimento de renda fixa emitido diretamente por um banco.

CDBs são emitidos com um único intuito: captar recursos para o banco. É como se, ao invés de você pegar um empréstimo com o banco, o banco é quem pega um empréstimo com você.

Também é um investimento seguro, pois conta com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), assim como as LCIs/LCAs.

Fundos de investimentos de renda fixa

Fundos de investimentos de renda fixa são tipos de fundos que investem unicamente em renda fixa.

Resumidamente, ao investir em um fundo desses, você coloca seu dinheiro nas mãos de um gestor, que fará toda a administração do portfólio por você - em troca de uma taxa de administração e, talvez, de rendimento.

CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários)

Um CRI (Certificado de Recebível Imobiliário) é um título de renda fixa de crédito privado, lastreado em crédito imobiliário.

Na prática, ao investir em um CRI, você financia o mercado imobiliário, antecipando os créditos do setor.

CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio)

O CRA (Certificado de Recebível do Agronegócio) funciona de maneira muito similar ao CRI, porém com foco no mercado de agronegócio.

Em troca de uma taxa normalmente predeterminada, você antecipa os créditos do setor.

Conclusão

Existem diversos investimentos para iniciantes, para diversos perfis e diversos objetivos.

Neste post, queria mostrar para você as principais oportunidades para você ganhar dinheiro com investimentos no mercado financeiro.

Se você deseja se aprofundar nesse assunto, a Área Aprenda do Portal do Trader é o lugar ideal para você.Assista já ao Curso Gratuito “Investindo em Ações”, e entenda como aproveitar o máximo dos melhores investimentos para iniciantes disponíveis para você!

Imagem do autor - Eduardo Becker

quero aprender agora

Categorias

Caio Sasaki

Especialista em Fluxo e Tape Reading e uma das maiores referências do mundo trader no Brasil.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Aumente em até 10x suas chances no day trade

QUERO COMEÇAR O TNT 2.0

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.