O que você quer aprender?

Ir

Ações da Apple: Como Comprar, Cotação e Como Investir?

Já se perguntou o que fazer para comprar ações da Apple? Nesse artigo te mostro o que você precisa fazer para adquirir esse ativo de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Ações Mai 25, 2021

As ações da Apple são uma das mais valiosas da bolsa americana, com um valor de mercado acima de 2 trilhões de dólares e cotação acima dos 125 dólares recentemente.

Aqui no Brasil, muitos investidores se perguntam como poderiam comprar essas ações da empresa criada por Steve Jobs.

É possível adquiri-las, mas por se tratar de um processo de compra de um ativo estrangeiro, é preciso entender os diferentes métodos para se fazer isso:

1 - Você pode comprar diretamente na bolsa americana ou

2 - Investir nos Brazilian Depositary Receipts (BDRs) da Apple na B3

Explico logo abaixo nesse artigo os passos necessários para você saber como comprar ações da Apple hoje, quais são as vantagens dessa atividade, o rendimento esperado e outros detalhes das ações da empresa que criou o iPhone, Ipad e o Macbook.

Leia também:

Fundada no final dos anos 1970 por Steve Jobs e Steve Wozniak, a Apple é uma das gigantes da indústria da tecnologia.
Fundada no final dos anos 1970 por Steve Jobs e Steve Wozniak, a Apple é uma das gigantes da indústria da tecnologia.

Como as ações da Apple se comportam no Mercado Financeiro?

As ações Apple começaram a ser comercializadas em 1980 em um dos maiores IPOs (em português, Oferta Pública Inicial) da época e, desde então, sempre estiveram entre as mais comercializadas e as de mais alto valor.

A procura por seus papéis é bastante alta e seu valor de mercado praticamente quintuplicou nos últimos 5 anos.

Esses ativos são negociados com o código AAPL na bolsa americana Nasdaq, onde também é feita a negociação de diversas outras empresas de tecnologia - lá os investidores ou traders podem comprar e vender de acordo com seu próprio critério.

Quem adquire ações Apple se torna um sócio minoritário da empresa de mais de 2 trilhões de dólares em capitalização de mercado (soma do valor de todas as ações existentes).

Essa pessoa passa a ter direito de voto em relação a certas decisões da empresa e recebe sua parte dos lucros da empresa sob a forma de dividendos.

Como são negociadas as ações da Apple

Há dois métodos possíveis de como comprar ações Apple hoje.

Primeiro, você pode recorrer diretamente à bolsa americana de Nasdaq utilizando uma corretora de valores dos Estados Unidos.

Ao utilizar esse meio, apenas fique atento à taxação relativa à compra de ação, lucro e operação no exterior.

Apesar das vantagens em relação à participação na tomada de decisões de compra e venda da ação e da renda de dividendos, há algumas obrigações tributárias a serem cumpridas.

Será preciso pagar impostos como o IOF (imposto sobre operações financeiras) durante a operação de seu banco à corretora, declarar o investimento em seu imposto de renda, além de arcar com a taxa de corretagem que a empresa poderá cobrar.

O outro caminho para adquirir os papéis da Apple é através dos BDRs.

Esses podem ser comprados diretamente com a B3, a bolsa de valores brasileira, na forma de certificados negociados aqui, mas que representam ações de empresas estrangeiras.

Hoje, há cerca de 200 BDRs da Apple distribuídos aqui no Brasil.

Há dois caminhos para se tornar dono de ações da Apple estando no Brasil.
Há dois caminhos para se tornar dono de ações da Apple estando no Brasil.

Vantagens de investir nas ações da Apple

Como disse aqui, alguns fatores como o poder de voto e a renda passiva gerada por dividendos fazem valer a pena comprar ações da Apple.

Mas há mais razões pelas quais você deveria adquirir esses papéis.

Logo abaixo listo algumas das maiores vantagens de realizar esse investimento e se tornar dono destas ações:

Apesar de seu tamanho, ainda há espaço para crescer

Além de fabricante de produtos tecnológicos de ponta, a Apple é uma empresa que vende muito mais do que dispositivos eletrônicos.

Ela fabrica a necessidade, o sonho e o glamour de se ter um iPhone, iPad, Airpods ou Macbook.

Principalmente nos Estados Unidos mas também no resto do mundo, ter um produto Apple é seguir uma tendência e estar atualizado. Sempre que lança uma nova edição de sua maior mercadoria, o iPhone, o preço de suas ações cresce ainda mais nos meses seguintes - como nota essa matéria do Market Watch.

O fenômeno das vendas e do crescimento constante da Apple também pode ser observado no ecossistema digital que a própria empresa criou ao seu redor.

Isto é, a maneira com que seus produtos se relacionam.

O telefone celular, os fones de ouvido, o relógio digital, a integração com a televisão e o computador da companhia se conectam e funcionam de maneira harmônica.

Com isso, o usuário de um dispositivo é incentivado a comprar mais produtos da mesma empresa e as vendas dela aumentam ainda mais.

A confiança como fator

A percepção que o mercado e os consumidores têm sobre uma determinada marca são um forte fator que pode elevar o valor de suas ações.

Afinal, a compra e venda de ativos não depende apenas da análise fundamentalista, técnica ou de olhar para resultados sazonais - apesar de esses aspectos ainda serem de alta importância para um trader.

O lado subjetivo, a visão que um investidor tem sobre uma empresa também tem grande impacto.

E o bom da Apple nessa conversa é que ela é uma empresa muito bem vista por seus consumidores e investidores.

Sua política de privacidade de dados é tida como uma das melhores do mercado - que recebeu novas atualizações - e seus produtos são vistos como o suprassumo dos softwares e dispositivos de uso pessoal.

Renda através de dividendos

Algo que muitas pessoas procuram quando pensam em ações Apple, os dividendos são uma das maiores vantagens para quem investe na empresa.

Eles retornaram em 2012 após mais de 17 anos sem serem distribuídos aos investidores e, desde então, passaram a ser uma grande fonte de renda confiável de grandes gestoras como a Berkshire Hathaway do bilionário e filantropo Warren Buffett.

Hoje, a renda de dividendos das ações Apple é de 0,22 dólares por cada ação, pagos todo trimestre.

Esse valor está abaixo dos 0,77 dólares que pagou no início de 2020 e mais abaixo ainda do recorde de 3,05 dólares que eram pagos em 2014.

Mas, com a empresa apresentando fortes resultados em vendas e lucro - incluindo um recorde de 114 bilhões de dólares no primeiro trimestre de 2021 - é de se esperar que a taxa de rendimento dos dividendos também aumente no futuro.

Utilizando um home broker, você pode acompanhar a cotação das ações da Apple em sua casa.
Utilizando um home broker, você pode acompanhar a cotação das ações da Apple em sua casa.

Ações da Apple hoje - como acompanhar a cotação?

Para acompanhar a cotação atual do valor das ações da Apple é preciso acessar uma ferramenta que tenha acesso aos dados da Nasdaq.

Com uma plataforma de operações, também conhecida por home broker, você pode fazer esse acompanhamento, além de sites como o Trading View

Utilize o código AAPL, que corresponde à Apple, para ver qual é a cotação no momento e como ela vem variando.

Essa consulta pode ser feita das 10h às 18h, enquanto o mercado de ações estiver aberto.

Além de encontrar os valores diários das ações, essas ferramentas também costumam permitir que você compre e venda os ativos através delas.

Existem muitas corretoras com home brokers no mercado, cada uma com suas vantagens e preços, portanto cabe a você pesquisar as opções e ver qual acredita ser a melhor.

Qual valor mínimo para investir nas ações da Apple?

Podemos chamar de valor mínimo para investir em APPL o preço atual de uma unidade da ação, quando a operação for feita diretamente com a Nasdaq.

No momento, o valor está em torno de 125 dólares.

Porém, na modalidade BDR (código AAPL34) é possível adquirir por um valor menor que esse.

O custo da ação utilizando a B3 para comprar atualmente é em torno de  67 reais.

O valor de aquisição pelo BDR é menor do que comprando diretamente na bolsa americana pois, na prática, ele não é de fato uma ação da Apple.

Na verdade, ele representa um título da ação que é vendido no Brasil por uma instituição e gerido por outra.

Quantas vezes a Apple paga dividendos por ano?

A Apple realiza o pagamento de dividendos das ações aos seus investidores quatro vezes ao ano, trimestralmente.

Em 2020 e 2019, os pagamentos ocorreram nos meses de janeiro, abril, julho e outubro nesta exata ordem.

No ano atual, os dois primeiros pagamentos de dividendos já foram feitos, então é de se esperar que a tendência seja seguida e os próximos ocorrerão em julho e outubro, salvo imprevistos.

Quanto rende uma ação da Apple?

Algo que todo bom investidor deve levar em consideração ao se perguntar se vale a pena comprar ações da Apple é o rendimento que pode ser obtido.

No aspecto da compra e venda das ações não é possível determinar o rendimento futuro delas, apenas observar o que ocorreu no passado e tomar isso apenas como referência.

Uma ferramenta interessante para fazer essa análise é o próprio Google.

Você só precisa colocar no campo de pesquisa o código da ação (nesse caso, o AAPL34 da B3) e um gráfico com os valores recentes da ação aparecerá.

Gráfico da BDR da Apple
Gráfico da BDR da Apple AAPL34

Para comparar os números e saber qual foi a rentabilidade no período basta selecionar dois pontos diferentes no gráfico, clicando e arrastando com o mouse (se estiver usando o computador) ou seu dedo (caso utilize um celular ou tablet).

A ferramenta de busca informará a mudança de preço e a rentabilidade no período.

Um dos sites que costumo usar para acompanhar ativos lá de fora é o Trading View.

As ações Apple são um bom lugar onde investir seu dinheiro.
As ações Apple são um bom lugar onde investir seu dinheiro.

Como comprar ações da Apple no Brasil? Guia prático!

Agora que você já sabe as maiores vantagens, periodicidade do pagamento de dividendos e os métodos para comprar ações da Apple está na hora de ver o nosso passo-a-passo para realizar o investimento.

Passo 1: Abra uma conta com corretora americana ou brasileira

Expliquei aqui que o melhor jeito de como investir nas ações da Apple diretamente é através de uma das bolsas de valores dos Estados Unidos onde ela é negociada - Nasdaq ou New York Stock Exchange.

Comprar e vender ações lá é possível, mas para isso você precisa de uma corretora que faça a intermediação para você.

Informe-se sobre os requisitos e valores de cada empresa, pois alguns podem exigir que você tenha uma quantia mínima em dólares disponíveis para abrir sua conta.

A alternativa é recorrer às BDRs na B3, mas para fazer isso você também precisará de uma conta em corretora, dessa vez aqui no Brasil.

Passo 2: Monitorar as ações e escolher o momento para a compra

Com o home broker de sua corretora nacional ou estrangeira, monitore os valores das ações Apple ou das BDRs correspondentes à empresa.

Os Day traders têm muito a ganhar, pois é um ativo com enorme liquidez e amplitude nos movimentos intradiários.

Lembre que no Day Trade você abre e fecha a posição no mesmo dia.

As ações da Apple têm expectativas de crescimento na pandemia?

Como foi dito acima, a Apple teve um período de lucro recorde neste ano, então esses sinais são favoráveis a uma recuperação da empresa e aumento no valor de seus papéis futuramente.

Ainda assim, não temos como prever exatamente o que irá acontecer com os valores de ações ou dividendos da Apple que, apesar dos bons resultados financeiros da empresa, continuam bem abaixo do cenário pré-pandemia.

Qual é o melhor momento para investir nas ações da Apple?

Para quem é investidor de longo prazo, ter ações de uma das maiores empresas do mundo pode ser uma ótima oportunidade, não importando muito o preço da ação atualmente.

Claro que há também os que olham para os valores mais baixos atuais e enxergam um bom momento de compra agora na expectativa de que elas subam de preço devido aos bons resultados de vendas da Apple.

Para quem deseja especular em prazos mais curtos, os gráficos podem apontar o timing de compra e venda das ações Apple.

A Análise Técnica pode ser a ferramenta de decisão para Day Traders ou Position Traders.

Para quem prefere seguir por este caminho, sugiro o curso de Análise Técnica gratuito que eu ministro aqui no Portal do Trader.

Com o Portal do Trader você aprende técnicas para investir em diferentes modalidades
Com o Portal do Trader você aprende técnicas para investir em diferentes modalidades

Conclusão: Vale a pena investir em ações da Apple?

Saber como um brasileiro pode investir nas ações da Apple é interessante para aqueles que buscam ainda mais maneiras de diversificar seus investimentos.

A confiança de consumidores, a qualidade dos produtos da empresa, os bons resultados financeiros seguidos do sucesso do lançamento das versões do iPhone 12 pintam um quadro de recuperação no valor dos ativos da Apple.

Argumento então que sim, investir nas Ações da Apple é uma opção interessante, que deve ser levada em consideração se você é um trader que busca expandir suas possibilidades ou se é um investidor de longo prazo que busca exposição em ações de empresas estrangeiras.

Claro que essa decisão é individual do investidor e precisa estar de acordo com seu perfil.

Agora, caso você seja um iniciante e está aprendendo a se tornar um trader ou mesmo investidor de longo prazo, aproveite e acesse nosso curso gratuito ‘Investindo em Ações’.

Nele, você aprende o básico sobre o que precisa saber para fazer seus primeiros investimentos na bolsa de valores.

Aproveite todo o conteúdo educacional do Portal do Trader, além da área ao vivo e blog.

Espero que tenha curtido este artigo e até a próxima!

https://portaldotrader.com.br/viver-de-mercado-financeiro-2021?lastAction=banner-viver-de-mercado-financeiro-2021
Imagem do autor - Eduardo Becker

quero aprender agora

Categorias

Caio Sasaki

Especialista em Fluxo e Tape Reading e uma das maiores referências do mundo trader no Brasil.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Aumente em até 10x suas chances no day trade

QUERO COMEÇAR O TNT 2.0

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.