Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Esqueceu sua senha? Clique aqui!

Ou então, entre com suas redes sociais

  Entrar com Facebook

  Entrar com Google

Ainda não possui uma conta?

Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Cadastre-se agora e tenha acesso a todo o nosso conteúdo gratuitamente!

Ao se cadastrar, você concorda com os nossos termos de uso e em receber nossos emails.


Se preferir, cadastre-se com Facebook ou Google

Já possui uma conta?

As famosas Ondas de Elliott

Como uma onda no mar

Junto com a Teoria de Dow, as famosas ondas de Elliott compõem um dos princípios basilares da análise técnica. Criado por Ralph Nelson Elliot na virada do século XX, ele fundamenta-se na psicologia do mercado, propondo que os preços desdobram-se ao longo do tempo em padrões específicos formando ondas, fato que ajudou a popularizar esse princípio pelo nome de Ondas de Elliott.

Segundo essa teoria, os investidores, coletivamente, movem-se em função do otimismo ou pessimismo em sequências naturais ao longo do tempo, obedecendo a uma espécie de psicologia de massa.

Independentemente do tempo gráfico considerado, os preços movem-se em ondas impulsivas e corretivas. Assim, em uma tendência de alta, os preços sobem até certo ponto, retrocedendo um pouco para, em seguida, retomar a tendência anterior, desenhando, então, ondas em formato de zigue-zague no gráfico. Esse movimento continua até que a sequência é revertida.

Para facilitar o reconhecimento de cada fase de desdobramento dos preços, Elliott atribui nomes às ondas. Dessa forma, uma onda impulsiva seria subdividida entre ondas 1, 2, 3, 4 e 5 tomadas em conjunto. Isoladas, as ondas 1, 3 e 5 seguiriam a favor da tendência principal e as ondas 2 e 4 seriam ondas de correção dentro dela.

Após esse ciclo, o preço da tendência principal se corrige, realizando uma reversão que também é dividida em ondas: A e C a favor da reversão, e onda B como correção da onda A.

Visualmente temos:

Ondas de Elliot

Fonte: "The Basis of the Wave Principle," October 1940, R.N. Elliott

A partir da imagem anterior, podemos perceber que as ondas de Elliott formam um padrão fractal que se repete indefinidamente qualquer que seja o tempo gráfico considerado.

A ideia por trás desse conceito é que, se soubermos identificar corretamente a fase de desenvolvimento dos preços, saberemos antecipar seu próximo movimento.

Esse princípio também ajuda a compreender porque, mesmo em uma tendência de alta, podemos realizar trades lucrativos contra a tendência.

Os especialistas do Portal do Trader desenvolveram um plano completo para você evoluir seu operacional, seja começando do zero ou aprimorando suas técnicas preferidas. Aprenda hoje mesmo com aulas gratuitas que já estão liberadas: Comece o Plano TNT.

Teste seu aprendizado

Segundo a teoria das ondas de Elliott, após um impulso em direção à tendência, seguem-se ondas em sentido oposto, que formam aquilo que chamamos de correção. As ondas a favor da reversão recebem o nome de:

Ganhe acesso completo grátis

Junte-se a mais de 300 mil traders e investidores e veja você mesmo por que o Portal do Trader é o site mais confiável de conteúdo sobre Trading e Bolsa de Valores.

Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.

  AULAS