Parada para o descanso

Figuras, dependendo de sua formação, podem apresentar probabilidades opostas. Existem as clássicas figuras de reversão como OCOs e Topos Duplos, mas também encontramos no gráfico diversas figuras de continuidade.

São pontos no gráfico onde o preço faz uma espécie de descanso, como se estivesse tomando fôlego para continuar o movimento que vinha realizando.

Existem diversos padrões de continuidade, todos bastante confiáveis. Neste curso, você irá conhecer os dois padrões de mais fácil reconhecimento, e que funcionam muito bem em todos os tempos gráficos.

Bandeira

Bandeira

Esse padrão desenha no gráfico uma figura parecida com uma bandeira com mastro e tudo. O mastro, no caso, é formado por uma sequência ascendente de candles (nas bandeiras de alta), seguida por uma sequência de candles ligeiramente sobrepostos e descendentes, que se assemelham a um pequenino canal de baixa. Essa formação é a tal bandeira (porque se parece mesmo com uma bandeirinha na ponta de um mastro).

Nas bandeiras de baixa, o raciocínio se inverte, ou seja, o mastro é formado por uma sequência descendente de candles e esta descida é interrompida por uma formação de candles ligeiramente sobrepostos e ascendentes (que se assemelham a um pequenino canal de alta), formando uma figura parecida com uma bandeirinha na ponta do mastro.

Em ambas as figuras, após a formação da bandeira, ocorre um candle de rompimento – pode ser um marubozu ou qualquer candle de tamanho grande – que rompe a parte mais alta do mastro da bandeira de alta (ou a parte mais baixa do mastro, no caso da bandeira de baixa) acionando a entrada na operação.

O alvo da operação será exatamente a altura do mastro.

Retângulo

Retângulo

O Retângulo, como o nome insinua, é uma congestão formada por candles bastante sobrepostos sem nenhuma tendência definida. Eles estão, como se diz, "de lado". Também conhecido como caixote, essa figura possui um limite máximo e mínimo, restringindo consideravelmente a amplitude dos movimentos.

Existem retângulos que têm a altura aproximada do maior candle da congestão, e aqueles retângulos um pouco mais amplos. Qualquer que seja o seu formato, ele é uma figura que oferece alto índice de acerto. Suas entradas são, sempre, na direção da tendência principal, já que é uma figura de continuação.

A saída de uma congestão geralmente se dá por meio de um grande candle que rompe o limite da figura para um dos lados. O rompimento comumente se dará para cima quando o Retângulo ocorrer no meio de uma tendência de alta, e será comumente para baixo, quando ocorrer no meio de uma tendência de baixa.

O alvo da operação é sempre uma distância equivalente à altura do Retângulo.