É bom, mas demora para pegar o jeito

Sabe aquela frase que todo mundo diz: tudo tem dois lados? Isso vale para a vida, vale para as escolhas. Os defensores do Price Action vêm muitas vantagens na metodologia. Alguém que opere por Tape Reading certamente irá tecer diversas críticas em relação a ele. Cada um defende aquilo que melhor conhece.

Quem está certo? Todos e ninguém.

Isso acontece porque não haverá nenhuma técnica, método ou fórmula que funcione perfeitamente em todas as circunstâncias. Se houvesse, ninguém estaria rico, já que todos utilizariam as mesmas técnicas: imagine todo mundo querendo comprar a R$ 10,00 e ninguém querendo vender porque este é um ponto de compra. Simplesmente não haveria negócios.

Como qualquer técnica, o Price Action apresenta vantagens e desvantagens.

Vamos começar pelas desvantagens:

Demora para pegar o jeito: embora seu conceito seja bastante simples e sua operação totalmente visual, demora-se para aprender. Isso ocorre porque o primeiro impulso de todos será o de tentar decorar todos os padrões existentes (para depois perceber que não é esse o caminho). Então, a pessoa ficará um bom tempo nisso até entender os conceitos que estão por trás da formação dos padrões.

Precisa desenvolver habilidades: ser capaz de operar Price Acion é algo que depende de reconhecimento de padrões, uma habilidade visual. Olhar para um gráfico e imediatamente ser capaz de enxergar suportes, resistências, figuras e canais será bem mais fácil para aqueles que possuem uma habilidade natural para reconhecer padrões. Todos são capazes de fazer isso, mas quem não tem essa habilidade terá que treinar por mais tempo do que quem tem.

No começo há uma insegurança: todos os que têm seu primeiro contato com o mundo dos gráficos, logo dão de cara com os indicadores. E como é a primeira coisa que vemos, incutimos em nossa mente que eles são necessários para operar. É mais ou menos como aquelas rodinhas laterais das bicicletas infantis – quando o pai as tira, bate um medinho. É claro que, como tudo, a experiência vai ajudar a eliminar essa insegurança para sempre. Arriscamos dizer que muitos preferirão operar no modo naked trading mesmo – tem gente até que diz que os indicadores atrapalham porque tiram a visão dos candles.

Agora vamos às vantagens

– Versátil – o Price Action funciona em qualquer mercado, em qualquer tempo gráfico, com qualquer ativo de qualquer país. Qualquer ativo ou mercadoria que apresente liquidez, movimentação constante e esteja sujeito às leis de oferta e demanda, pode ser operado com Price Action. Lembre-se que essa foi a primeira técnica de análise de preços para tomada de decisão que existiu no mundo. Todas as outras técnicas gráficas surgiram a partir daí.

– Visão clara – basta você ligar topos e fundos que saberá exatamente se o preço está em alta, em baixa ou de lado. Candles com sobreposição poderão ajudá-lo a reforçar essa interpretação. Os candles, além de conterem as informações sobre as forças de compra e de venda em si mesmos, formam, em conjunto, uma história perfeita das disposições de todos os players, do mercado, das reações às notícias. Como todos os grafistas afirmam, o preço desconta tudo e, se isso é verdade, você não precisaria de mais nada além dos gráficos para tomar as decisões mais corretas de compra e venda de ativos.

– Fundos e Topos – todos sabemos que se deve comprar no fundo e vender no topo. E como saber quando é fundo e quando é topo? Resposta: Price Action.

– Não precisa de muita coisa – se você souber encontrar Suportes, Resistências, Linhas de Tendência, alguns padrões de candle e aprender a fazer projeções (Elliott e Fibonacci), já terá condições de ganhar um bom dinheiro operando o mercado. Tem gente que só faz isso e consegue extrair dinheiro do mercado.

O resumo disso tudo é que o Price Action apresenta muito mais vantagens do que desvantagens. E, como ele está na base de tudo o que é feito em análise técnica, é algo fundamental para que se possa alcançar sucesso operando os mercados.