Nada funciona sem um bom plano

Uma das primeiras coisas que aprendemos quando decidimos estudar o mercado financeiro, seja para investimento a longo prazo, seja para o trading, é sobre a necessidade de se ter um plano.

O plano – ou trading plan - é um documento que você escreve, formaliza e se compromete a cumprir com rigor.  Nele você coloca seus objetivos financeiros, regras, as estratégias que utilizará para atingi-los e as táticas que irão compor cada passo da estratégia.

O quanto você pode perder, quando pretende ganhar, quais os critérios que utilizará para aumentar sua mão no trading, stops, e setups, tudo isso faz parte de um trading plan.

Acontece que o payroll é um evento cujo comportamento dos preços foge totalmente do comportamento padrão do mercado e isso por si só já basta para que ele não seja contemplado pelas estratégias e técnicas do seu trading plan normal.

O payroll, evento que ocorre apenas uma vez por mês, exige um planejamento próprio e que contemple sua gestão de capital, gestão de risco e limites de loss.

Portanto, ao fazer seu planejamento para operação de payroll, leve em consideração que, por apresentar um risco muito maior que as operações rotineiras, ele poderá ter um ganho muito maior e, principalmente, uma perda muito maior.

E como a perda é a única coisa sobre a qual temos controle absoluto, então você deverá comprometer-se apenas e tão somente com o dinheiro que você poderá perder sem machucar suas finanças.  Em outras palavras, coloque apenas aquilo que você aguenta perder.

Se por acaso você já possui alguma experiência no mercado e pretende operar o payroll com sua conta real, lembre-se de que todo cuidado é pouco. Vá com a menor mão possível até adquirir destreza e confiança em seu operacional específico de payroll.

Para ajudar você um pouco mais, temos uma planilha utilizada no Day Trade Bootstrap, se você ainda não fez recomendamos fortemente que faça o quanto antes.

Também é aconselhável, sempre que possível, você operar com sobras de caixa. Por exemplo, digamos que dentro do seu planejamento você tenha um objetivo de ganhos diário. Se no dia do payroll você estiver acima da meta de ganho até aquele dia, use o excedente de caixa (ou parte dele) para sua operação de payroll.

Cuide também dos seus aspectos emocionais. Não vá ao payroll com o objetivo de recuperar perdas financeiras nem de ganhar muito em pouco tempo. O payroll não é para isso. A riqueza vem com o trabalho regular e constante das operações que você faz no dia a dia. Payroll apenas ajuda a incrementar seus ganhos desde que você sabia operá-lo corretamente.

Não custa lembrar que o payroll exige experiência e treino. Se você nunca teve contato com ele, saiba que irá demorar um pouco até você conseguir tirar dinheiro do mercado de forma consistente operando payroll.

No mais, é muita dedicação, treino e busca de experiência que farão você saber operar este grande e esperado evento do mercado de dólar.